segunda-feira, 22 de março de 2010

ESCOLAS A: Exibição de luxo!

SC Beira-Mar, 17 - C Estrela Azul, 0
(7-0, ao intervalo)

A equipa de escolas A do SC Beira-Mar brindou os espectadores que se deslocaram, no sábado de manhã, ao Campo do Seminário, com uma grande exibição, do melhor que lhes foi visto fazer durante esta época. Foi um regalo para os olhos verificar a qualidade do futebol apresentado, com uma circulação de bola notável, jogadas bem desenhadas e um enorme sentido do colectivo. Poder-se-ia argumentar que o adversário era de nível inferior (e era, na verdade), mas tal facto já acontecera noutras partidas e, quer o resultado, quer a qualidade do futebol apresentado, não chegaram aos patamares agora alcançados. Há, de facto, uma evolução muito positiva dos processos de jogo apresentados pela equipa orientada por João e Pedro Teles e, só por isso, vale a pena estar a disputar esta segunda fase.
O SC Beira-Mar apresentou, no 1º tempo, os seguintes atletas:
Marcelo (gr); Peralta e Adriano; João Bernardo, João Claro (cap) e Júnior; Tomás.
Ainda alinharam: Marco, Gui, Rui e Neves.
A história do jogo, para além da já referida qualidade do futebol que o Beira-Mar apresentou, limita-se aos golos e a algumas flagrantes oportunidades que foram perdidas.
Logo no primeiro minuto, Peralta remata de longe e faz a bola roçar a barra da baliza do Estrela Azul. Estava dado o sinal e, aos 3', foi aberto o activo, numa jogada individual de Júnior, pela esquerda, tirando dois adversários do caminho e rematando forte para o 1-0. João Bernardo, aos 5', na transformação de um livre directo, proporciona a Tomás um subtil desvio de cabeça para o 2-0. Aos 8', numa jogada ensaiada, na sequência de um canto, Peralta remata rasteiro para o 3-0. Aos 13', relato para uma grande jogada dos auri-negros, exemplo paradigmático do que foi este jogo, com uma abertura, a rasgar, de João Claro para João Bernardo, que centra de primeira, da direita, para Tomás, à boca da baliza, de cabeça, atirar a rasar a barra. Não deu golo mas ficou o perfume do bom futebol. Os golos, esses, voltaram aos 15', em mais uma boa jogada da equipa, com João Bernardo a conduzir a bola pelo lado direito, deixando dois adversários pelo caminho, a ir à linha e cruzar atrasado para a entrada de João Claro, que, de primeira, rematou para o 4-0. O 5-0 chegaria no minuto seguinte, numa jogada de triangulação entre João Claro, Júnior e Gui, com este a rematar de primeira para o golo. João Bernardo, aos 18', protagoniza mais uma das suas habituais incursões pela direita, oferecendo, com um cruzamento para a boca da baliza, o 6-0 a Gui, que se limitou a encostar para o fundo das redes. O último golo da primeira parte surgiu aos 21', numa jogada individual de João Claro, que ultrapassou todos os adversários que lhe surgiram pelo caminho e ofereceu o golo fácil a Marco, que estabeleceu o 7-0.
Para a etapa complementar a equipa regressou com:
Bruno (gr); Júnior e Neves; Rui, João Claro e Gui; Marco.
Também jogaram: João Bernardo, Tomás, Peralta e Adriano.
Tal como acontecera no início do jogo, também a 2ª parte começou com uma grande oportunidade de golo perdida pelos aveirenses. A jogada é de Gui, pela esquerda, e o centro apanha Rui, à boca da baliza, mas o seu remate é defendido, com muito aperto, pelo guardião da equipa de Cacia. Mas os golos depressa voltaram e, aos 4', noutra boa jogada de triangulação, Júnior abre a bola na direita, em Rui, que faz um cruzamento de morte para Marco finalizar, à boca da baliza, o 8-0. O jogo continuou com o mesmo sentido e Gui, a passe de João Claro, faz o 9-0, aos 8'. Marco, que totalizaria 6 golos(!), faz mais dois de rajada, aos 10' e 11'. O 10-0 a passe de Rui, após mais uma boa jogada de Gui, pela esquerda, e o 11-0 numa recarga fácil, à boca da baliza, aproveitando defesa incompleta do guarda-redes após remate de João Claro. Aos 12', Tomás não tem sorte e falha o remate de cabeça, à boca da baliza, não dando o melhor seguimento ao cruzamento de João Bernardo, que, desta vez, se tinha escapado pela esquerda. Aos 15', o mesmo João Bernardo, com um tiro do meio da rua, eleva para 12-0, para Júnior, aos 17', em jogada individual, iniciada no nosso meio campo, elevar para 13-0, finalizando na cara do guarda-redes. Os golos eram para todos os gostos e o 14-0, por Tomás, surge na sequência da marcação de um canto, apontado do lado esquerdo por João Bernardo. No minuto seguinte seria Tomás, com uma magnífica abertura, a servir Marco para o 15-0, com este a finalizar de primeira, para, aos 23', fazer ele mesmo o 16-0, desviando, na cara do guarda-redes e pleno de oportunidade, a bola para o fundo da baliza. O resultado (17-0) seria fechado por Marco, aos 24', numa recarga a um primeiro remate de João Bernardo, que o guarda-redes defendeu, após mais uma excelente jogada colectiva, que teve um passe de morte de Tomás.
Uff, tantos golos!

Sem comentários: