segunda-feira, 19 de abril de 2010

INICIADOS A: Ganhar primeiro e sofrer depois...

SC Beira-Mar, 1 - CF "Os Belenenses", 0
(1-0, ao intervalo)

Um golo solitário de Tiago Gomes, obtido ainda na parte inicial do jogo, foi suficiente para o Beira-Mar se estrear nos triunfos na 2ª fase do campeonato nacional de iniciados, acabando por se superiorizar ao Belenenses, que foi ultrapassado pelos auri-negros na tabela classificativa. O jogo teve duas fases distintas, com o Beira-Mar a ser francamente melhor na primeira parte, justificando plenamente a vantagem, respondendo os "azuis" do Restelo com um segundo tempo onde exerceram uma maior pressão, criando algum perigo para as redes de Hugo, sobretudo em lances de bola parada. Os auri-negros foram-se defendendo bem e geriram a preceito a vantagem amealhada, acabando por justificar os 3 pontos alcançados.
Alberto Raínho, que viu este jogo da bancada, escolheu os seguintes jogadores:
Hugo (gr); Diogo H. Carvalho (Bruno Filipe, 51'), Pedro Salgado, João Rafael e João António; André Silva, Diogo M. Carvalho, Rafa e Pedro Aparício (cap); Tiago Gomes e Henrique (Joel, 68').
Suplentes não utilizados: Tiaguinho, Renato, Duílio e Gui.
O Beira-Mar entrou melhor no jogo, fazendo uma boa circulação de bola e acabou por chegar cedo ao golo, quando estavam decorridos apenas 6' da primeira parte. A jogada do 1-0 é iniciada no meio campo por Pedro Aparício que, diga-se de passagem, rubricou magnífica exibição, tendo o "capitão" auri-negro, com dois primorosos gestos técnicos, ultrapassado um adversário e assistido brilhantemente Tiago Gomes, que tirou o seu marcador directo da jogada e rematou em arco, ainda de fora da área, batendo o guardião Patrick, sem apelo nem agravo, marcando um bonito golo em qualquer parte do mundo!
O Belenenses procurou reagir ao golo, mas não conseguia criar grande perigo, limitando-se a conquistar dois pontapés de canto, que a defesa aveirense bem resolveu. O melhor futebol continuava a ser da equipa da casa e, aos 18', uma abertura de Tiago Gomes em Henrique, apanha o avançado oriundo de Sever do Vouga em posição isolada, mas o "artilheiro" auri-negro falha a recepção e a oportunidade de finalização. No minuto seguinte, o Belenenses faz o primeiro remate perigoso à baliza defendida por Hugo, à entrada da área, mas o guardião aveirense desvia para canto. Aos 22', numa bola que sobrou da marcação de um pontapé livre de João António, na direita, Henrique, do lado contrário, remata sem deixar cair, mas um pouco por cima da barra da baliza "azul". O domínio do Beira-Mar, nesta primeira parte, ainda havia de proporcionar uma boa jogada de Rafa, pelo lado direito, que cruzou atrasado para a entrada da área, onde surgiu Pedro Aparício a amortecer no peito e a rematar em balão, fazendo a bola roçar a parte superior da barra da baliza de Patrick.
Com duas substituições operadas ao intervalo, o Belenenses veio para a segunda parte com a disposição de inverter o rumo dos acontecimentos, passando a dar nas vistas André Giorgi, o nº 17 recém-entrado, que começou a criar alguns problemas no lado direito da defesa aveirense. Pelo contrário, o Beira-Mar passou a dar facilidades que não se haviam visto no primeiro tempo e, logo no primeiro minuto, os "azuis" de Belém poderiam ter chegado ao empate. Foi na sequência da marcação de um canto, com a bola a ser largada por Hugo e a ficar à mercê de um jogador belenense, que falhou inacreditavelmente o golo, mesmo à boca da baliza, rematando para as "nuvens". Aos 10', mais uma jogada de grande perigo criado pela equipa do Restelo, com um cruzamento da esquerda a encontrar Gonçalo Gregório ao primeiro poste, mas o nº 9 de Belém rematou por cima. O Beira-Mar privilegiava agora a defesa, já não conseguia chegar com tanta frequência e perigo à baliza contrária e via nos lances de bola parada contra, um potencial permanente de perigo para as suas balizas. Mas as fileiras na defesa foram bem cerradas e a vantagem galhardamente defendida, à medida que o Belenenses também ia perdendo "gás". O último lance de perigo pertenceu mesmo ao Beira-Mar, aos 26', com uma abertura de Henrique para Tiago Gomes que, quando se ia a isolar, é desarmado por um defesa "azul", que frustra, em última instância, as intenções do avançado aveirense.
O Sr. Luís Coelho, da AF Coimbra, que rubricou uma excelente arbitragem, viria a dar, pouco depois, sinal para o fim do encontro que, com justiça, o Beira-Mar ganhou, igualando, para já, o registo pontual alcançado na 2ª fase da temporada passada (4 pontos).
Permitam-nos uma referência para os méritos desta vitória, que tem de ser repartida por todos os jogadores do plantel dos iniciados, dos que jogaram, dos que não saíram do banco e, ainda, dos que não foram convocados. Numa fase adiantada e muito competitiva do campeonato, não é fácil ganhar jogos. Para que se consiga esse intento (ou pelo menos para que se tente), é necessário recorrer, numa casa de escassos recursos como é o Beira-Mar, às melhores competências de que a equipa dispõe. Isso leva, na maior parte das vezes, a tornar incompatível os resultados desportivos com a rotação dos jogadores. Sendo assim, há muitos jogadores que acabam por ser "sacrificados", jogando menos ou, simplesmente, não jogando. Mas o seu papel nos treinos é fundamental na preparação da equipa, já que, sem o seu contributo, seria impossível chegar onde se chegou. Esta vitória é também deles!

Sem comentários: