terça-feira, 8 de junho de 2010

Torneio da Tocha: Escolas A tiveram prestação bastante positiva

As Escolas A do SC Beira-Mar portaram-se muito bem no IV Torneio de Escolas de Futebol, disputado no último fim-de-semana no Complexo Desportivo da Tocha, tendo tido um saldo final de 3 vitórias na fase de grupos e uma derrota por 2-1 com o Boavista no jogo de acesso às meias-finais.

A fase de grupos iniciou-se no sábado, pelas 14:30, e a nossa equipa era constituída pelos seguintes jogadores:

Marcelo (gr); Bruno (gr); Daniel; Adriano; Diogo; J. Claro, Rui; Marco; Tomás; Gui; Pina; Júnior; João Bernardo e Dani (ex-CRAC).




Resultados:
Fase de grupos (sábado):
SC Beira-Mar, 3 - Ançã, 1
SC Beira-Mar, 11 - SC Braga, 0
SC Beira-Mar, 3 - Rio Ave FC, 2

Quartos de Final (domingo, 09h30):
SC Beira-Mar, 1 - Boavista, 2
O vencedor do Torneio foi o SL Benfica, que derrotou o Sporting C Portugal na final, por 5-3.

Comentários aos jogos:
Fase de grupos: Na fase de grupos, a nossa equipa começou o 1º jogo algo nervosa, contra um adversário que, embora valoroso, era bastante inferior e o resultado final saldou-se numa vitória por 3-1, ao Ançã, com golos do Tomás, J. Claro e Diogo.
No 2º jogo, com o SC Braga, a equipa menos forte do grupo, conseguimos uma excelente goleada por 11-0. Os golos foram marcados por Adriano (2), Marco (2), Gui (2), Dani (2), Daniel, Diogo e Tomás.
Para o 3º jogo, com os resultados conseguidos pelas 2 equipas em confronto, o empate era suficiente para garantirmos o 1º lugar, e a partida foi bastante emotiva até ao final. Ao intervalo ganhávamos por 1-0, com golo de Tomás, mas no inicio da 2ª parte o Rio Ave deu a volta ao marcador, e foi com muita “raça” e empenho que conseguimos de novo a dianteira e segurar a vitória final por 3-2, com auto-golo do adversário e um golo de Dani.
Quartos de Final: A partida com o Boavista (2º do grupo B, atrás do Sporting), não podia ter um início “pior”, pois com a bola a sair dos nossos pés permitimos o “roubo” do esférico e o adversário chegou à vantagem logo aos 12 segundos de jogo (!).
A equipa reagiu muito bem à contrariedade, e partiu para o ataque no sentido de chegar ao golo, tendo tido algumas boas oportunidades, não concretizadas, incluindo um penalty, e foi com muita “injustiça” que sofremos o 2-0, numa recarga a um livre em que podíamos ter feito algo mais para o evitar.
Com o resultado desfavorável de 2-0 ao intervalo, os nossos jogadores entraram muito bem, com várias jogadas de ataque que podiam ter dado golo, mas por ineficácia ou pelas sucessivas defesas do guardião boavisteiro ia sendo adiado, até que, aos 10’, reduzimos para 1-2, com golo de Gui.
A partir desse momento, deixou verdadeiramente de se jogar futebol, pois a equipa do Boavista revelou uma falta de fair-play vergonhosa, com constantes paragens no jogo e os seus jogadores a retardarem os lançamentos laterais até ao ridículo, com a complacência do árbitro.
Os nossos jogadores tudo fizeram, até ao final da partida, para conseguirem marcar um novo golo, que daria um empate mais do que merecido, totalmente justo - mereciam ir pelo menos aos penaltys!
Faltou uma pontinha de sorte para repetir a “proeza” da época anterior em que o Beira-Mar ficou em 4º lugar!
Num ano de mundial de futebol, em que o fair-play é um valor ético e desportivo que deve estar acima de qualquer resultado, o destaque maior deste jogo ficou, contudo, para o final desta crónica, pois na 1ª parte do encontro com o Boavista aconteceu algo de verdadeiramente inexplicável e inqualificável, do ponto de vista dos valores duma “escola de formação”, tanto mais que estamos a falar de atletas e meninos de 10-11 anos - as atitudes ficam com quem as incentiva e permite, mas muito mal vai o nosso futebol juvenil com exemplos como o que passamos a descrever:
- Decorria o minuto 14 da 1ª parte, com o resultado em 2-0, favorável ao Boavista e o nosso jogador Gui ganha muito bem a bola na zona do meio campo e, aproveitando o adiantamento da equipa adversária, segue isolado pelo lado esquerdo, quando o “absurdo” acontece, com um jogador suplente do Boavista, que estava sentado no respectivo banco e com o colete vestido, entra em campo (sem nenhum colega ter saído) e corre 4/5 metros para tirar a bola ao Gui, que, entretanto, a tinha adiantado e se preparava para a cruzar para a área onde estavam 2 jogadores do Beira-Mar completamente desmarcados…- isto não é futebol…!!!
Mais palavras para quê…é o tal clube que já foi campeão nacional…!!

Sem comentários: