quinta-feira, 16 de setembro de 2010

JUVENIS: "Bis" de Manel garante mais 3 pontos!

SC Beira-Mar, 2 - GR Vigor Mocidade, 0
(0-0, ao intervalo)

Numa inacreditável decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), foi agendada para ontem, 4ª feira (!), dia de trabalho e de aulas (pelo menos para as pessoas normais), a 5ª jornada do campeonato nacional de juvenis, na qual o Beira-Mar recebia o este ano promovido Grupo Recreativo "O Vigor da Mocidade", equipa campeã distrital da AF Coimbra na época transacta. Depois de terem privado os atletas, familiares, treinadores e demais estrutura dirigente, de umas férias descansadas, ao marcar o início da prova para o dia 15 de Agosto (?), os doutos senhores da FPF, calendarizam agora uma jornada (que não será a única) para um dia útil de trabalho, impedindo os atletas da frequência das aulas, que é a sua verdadeira actividade, e criando dificuldades aos clubes (a esmagadora maioria) que não têm uma estrutura profissional. Tudo isto para que a 1ª fase do campeonato nacional venha a acabar no início de Janeiro (dia 9, mais concretamente) e a maior parte das equipas (as que não são apuradas para a 2ª fase) ficarem cerca de 8 meses sem competição! Isto não lembra ao diabo!
O SC Beira-Mar acabou por garantir uma vitória por 2-0, o que, não tendo sido fácil, acabou por ser inteiramente justo. Sem que a exibição tenha sido de encher o olho, os aveirenses foram a melhor equipa sobre o terreno, exerceram um controlo do jogo superior ao seu adversário e dispuseram de mais e melhores oportunidades para chegar ao golo. Manel foi o marcador de serviço, ao obter os dois golos do jogo, ambos na sequência de lances de bola parada, cada vez mais decisivos nos encontros de futebol. Curiosamente foi na segunda parte, período menos brilhante dos auri-negros, que o marcador funcionou, castigando o nulo que se verificava ao intervalo a ineficácia na finalização por parte dos aveirenses, que não materializaram em golos as muitas oportunidades criadas.
A primeira parte foi de domínio completo por parte dos donos do terreno, que só viram perigar a sua baliza já perto do apito para o descanso, num lance (39') em que um jogador verde-branco surge em boa posição, na cara de Samuel, rematando cruzado, com muito perigo, ao lado da baliza aveirense. Em contrapartida, foram muitas e flagrantes as oportunidades de golo que a equipa auri-negra viria a fabricar (e a desperdiçar) durante os primeiros 40 minutos.
A primeira surge logo aos 5', com a bola cruzada do lado esquerdo, por Marc, a solicitar a cabeça de João Valente que, ao segundo poste, serviu no meio Wilson, que tinha tudo para inaugurar o marcador, mas rematou de primeira, defeituosamente, por cima da barra. Aos 10' é Marc que não aproveita uma bola largada pelo guardião coimbrão e perde o ensejo de fazer o golo inaugural. Aos 20', mais uma grande oportunidade com início também no flanco esquerdo. Desta feita é Iúri (estiveram muito bem os nossos laterais) que tira o cruzamento para a área, com Wilson a desviar ligeiramente de cabeça, aparecendo João Valente, ao segundo poste, a falhar escandalosamente o golo, no seu jogo de estreia com a camisola do Beira-Mar. O sentido do jogo era praticamente o mesmo e, aos 24', é Pité que tenta o golo com um remate de meia distância, mas o seu disparo forte quase faz saltar tinta do poste da baliza contrária. Os auri-negros já mereciam a vantagem, que quase era alcançada aos 30', após uma boa jogada pelo corredor direito, com o incansável Rúben a fazer um bom cruzamento largo, aparecendo desta vez Balacó, ao 2º poste, a cabecear com muito perigo, mas a bola é desviada por um defesa para canto. Foram inúmeros os "corners" conquistados pela equipa auri-negra nesta primeira parte, mas nunca surtiram efeito. Antes do intervalo, e sem que até aí Samuel tivesse sido incomodado, aos37', é de novo o estreante João Valente a tentar a sorte de longe, mas o seu disparo forte sai a rasar a barra.
A segunda parte começa, praticamente, com o lance do 1-0. Na sequência de um pontapé de canto marcado na direita por Pité, a bola passa pelo meio de uma floresta de jogadores, em frente à baliza, aparecendo Manuel, no meio da confusão, a empurrar a bola para o fundo das redes. Depois de uma primeira parte em que tantas vezes o golo andara perto e a sorte não o quisera, foi de uma forma algo feliz que os auri-negros chegaram à vantagem logo no início do período complementar.
Em vantagem e depois do que se vira no primeiro tempo, pensou-se que este golo seria o tónico que faltava à equipa de Aguinaldo Melo para partir para uma exibição convincente e com mais golos. A verdade é que assistimos, nos segundos 40 minutos, a uma exibição mais descolorida dos auri-negros, que não conseguiram chegar com tanto perigo à baliza do Vigor. O nosso adversário, diga-se de passagem, sendo uma equipa com alguns bons executantes e pormenores interessantes, também nunca criou verdadeiro perigo para as redes defendidas por Samuel, mas uma diferença mínima no marcador dá sempre algum alento à equipa que está em desvantagem, que aumenta proporcionalmente à intranquilidade que a equipa que está na frente venha, eventualmente, a mostrar.
O tempo passava sem que nada digno de registo acontecesse, o Beira-Mar não chegava tantas vezes e com tanto perigo à baliza contrária, perante um adversário que, tendo um pouco mais de posse de bola do que acontecera na primeira parte, também não criava grandes problemas. Depois do golo, só aos 69' se verificou um lance de perigo junto das balizas, quando após mais uma boa jogada pela direita de Ruben, este cruza tenso para o segundo poste, onde aparecia Tiago Gomes para empurrar para o golo, sendo antecipado pelo seu marcador, que cortou para canto.
Aos 72', o Vigor tem a sua grande oportunidade para chegar ao empate, negado por uma brilhante intervenção de Samuel, que desvia para canto um remate forte desferido da zona central, na sequência de um pontapé livre directo. Seria imerecido, mas o futebol é muito fértil em injustiças. A tranquilidade chegaria dois minutos depois, aos 74', com Manuel a bisar no jogo, dando o melhor seguimento, de cabeça, a um cruzamento de Tiago Gomes, na sequência de um pontapé de canto marcado à maneira curta, do lado esquerdo do ataque aveirense.
Em período de compensação, o marcador poderia ter sido dilatado, mas após uma excelente arrancada de Tiago Azevedo pela direita, ganhando em velocidade ao seu adversário, o extremo aveirense não aproveitou o desequilíbrio criado e optou, mal, pelo remate, quando tinha dois colegas em melhor posição para finalizar.
Numa tarde de alguns chuviscos, que tornaram mais rápido o relvado do Estádio Mário Duarte e sob uma excelente arbitragem do Sr António Nogueira, da AF Porto, num jogo que não teve casos, o SC Beira-Mar apresentou-se com:
Samuel (gr); Rúben Marques, Miguel, Manuel e Iúri; André Silva, Balacó (cap) (Rafa, int), Pité e Wilson; João Valente (Tiago Azevedo, int) e Marc (Tiago Gomes, 64').
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Guilherme, Diogo M. Carvalho e Ricardo Tavares.

Sem comentários: