sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mudança de hora: No próximo domingo os relógios atrasam 1 hora

É já no próximo domingo, dia 31 de Outubro, que, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), se procederá à mudança da hora legal, passando a vigorar a chamada hora de Inverno. Assim, em Portugal continental e também na Região Autónoma da Madeira, em conformidade com a legislação em vigor, os relógios deverão ser atrasados de 60 minutos, quando forem 02h00, passando os ponteiros a marcar 01h00. Nos Açores, a mudança ocorrerá à 01h00 do tempo legal, atrasando, na altura, para as 00h00.
Durante o período em que vigorar o horário de Inverno, que se prolongará até ao último domingo de Março de 2011 (dia 27 de Março de 2011), a hora legal em Portugal continental é coincidente com o tempo universal coordenado (UTC).
A mudança de hora resulta de uma directiva comunitária e acontece em toda a União Europeia, continuando a verificar-se as diferenças horárias entre os países dos três fusos horários que atravessam o continente europeu. De acordo com o director do OAL, este recuo nos ponteiros dos relógios acontece sobretudo por razões civis, uma vez que, do ponto de vista astronómico, apenas faria sentido uma correcção de 37 minutos, que é o tempo de desfasamento, relativamente à hora solar, da hora do meridiano de Greenwich (fuso horário de Portugal, Grã-Bretanha e Irlanda).
Que as 25 horas do domingo mais longo do ano sejam bem aproveitadas pelas nossas equipas e, já agora, porque a ocasião recomenda, cuidado com as bruxas...

Sem comentários: