domingo, 14 de novembro de 2010

INFANTIS A "A": A máquina só foi oleada ao intervalo...

SC Beira-Mar "A", 7 - GD Gafanha, 0
(1-0, ao intervalo)

Num jogo disputado no Campo do Seminário e que teve duas partes bem distintas, o SC Beira-Mar levou de vencida o GD Gafanha, equipa que seguia no 2º lugar da série G do campeonato distrital de infantis A, em igualdade pontual com o Taboeira, mantendo, com este resultado, a liderança da classificação e deixando agora o seu adversário de ontem a uma distância de 6 pontos.
Ricardo Pinheiro começou o jogo com:
Pouseiro (gr); Rafa e Bernardo (cap); Didi, Gil e Gonçalo, Adriel.
Participaram ainda: Vítor Hugo, João Gonçalo, André e o infantil B João Bernardo.
O primeiro tempo da equipa aveirense não foi muito bem conseguido, ainda que, naturalmente, o domínio do jogo lhe tenha pertencido quase por completo. No entanto, os atletas auri-negros, que até nem começaram mal, davam mostras de alguma ansiedade, à medida que o tempo ia passando e o golo não aparecia. Do outro lado, uma bem organizada equipa do Gafanha, criava um estado de espírito de sentido contrário, mostrando-se cada vez mais tranquila, acreditando que podia fazer uma "graça" e criando, aqui e ali, situações de incómodo para o último reduto do Beira-Mar.
E tudo até poderia ter sido diferente, se a equipa de Ricardo Pinheiro tivesse concretizado em golo as oportunidades criadas logo no início do jogo: Didi, no primeiro minuto, envia a bola ao poste; Gonçalo, aos 3', surge solto na esquerda, mas remata à figura do guarda-redes e Didi, de novo, aos 5', num remate desferido do lado direito, faz a bola passar rente ao poste mais distante. O Gafanha deu o primeiro sinal de perigo, aos 9', através do seu "capitão" Phil (bom jogador), num remate em arco, após boa jogada individual, com a bola a passar não muito longe do alvo. As coisas não saíam com a fluidez habitual à equipa de Ricardo Pinheiro e só aos 12', Didi, em posição frontal, volta a criar perigo, proporcionando ao guardião contrário uma excelente defesa. Foi do "banco" que veio a solução para este problema, que se estava a tornar muito "bicudo" e, aos 19', André, na primeira vez que toca na bola, lançado por um passe de longe de João Gonçalo, faz um vistoso "chapéu" ao guarda-redes e inaugura o marcador.
Pensou-se que o mais difícil estaria feito e que, a partir do 1-0, outros golos surgiriam, com maior ou menor dificuldade. A verdade é que foi o Gafanha que esteve perto de o alcançar, aos 23', e não fosse uma soberba defesa de Pouseiro a negar o golo a um adversário que lhe surgiu isolado e a equipa visitante teria chegado mesmo à igualdade. Era a fase de maior desacerto da equipa beiramarense, valendo uma intervenção "in-extremis" de João Bernardo, que hoje se estreou no escalão superior ao seu, ao cortar de cabeça um centro da direita, que um adversário, ao segundo poste, se apressava para finalizar, estavam decorridos 27' de jogo.
O intervalo chegaria com uma vantagem mínima para a equipa da casa, que experimentou inesperadas dificuldades face a um adversário que deu uma excelente réplica.
Para a etapa complementar o técnico aveirense fez alinhar:
Renato (gr); Rafa e Bernardo; Vítor Hugo, Gil e Gonçalo; Adriel.
Também jogaram: Didi, João Gonçalo, André e João Bernardo.
Na segunda parte tudo foi diferente, a máquina funcionou em pleno, dando mostras que o descanso tinha sido bom conselheiro e que algo de mágico teria acontecido durante o intervalo. Gonçalo, aos 33' e 35' bisou no jogo, fazendo o 2-0 na marcação de um canto directo e o 3-0 "picando" a bola sobre o guarda-redes, na sequência de um passe rasgado de Gil, que o isolou.
De repente tudo ficou mais fácil, a "engrenagem" começou a trabalhar na perfeição e Gil elevou para 4-0, aos 38', através de um remate bem colocado, desferido em posição frontal. Também houve tempo para algum desperdício, quando, aos 41', Adriel, após jogada individual, falha na cara do guarda-redes, para Bernardo, na jogada seguinte, falhar sozinho, ao segundo poste, o golpe de cabeça para o golo, na sequência de um cruzamento da direita de Vítor Hugo. Mas o "carburador" depressa se afinaria e Didi chega ao 5-0, aos 46', com um remate forte, após jogada individual. Do 6-0, obtido por Gonçalo, aos 48', o facto mais saliente é o de ter sido feito com o seu pé direito, não sendo de estranhar a forma como Gil, aos 53', obtém o 7-0, já que do "laboratório" da marcação de cantos desta equipa têm saído inúmeros lances como este.
O resultado estava feito, mas, até ao apito final do árbitro, houve tempo ainda para Bernardo falhar mais um golo de cabeça, na sequência de um canto apontado por João Gonçalo, aos 55', no que foi imitado por Rafa, no minuto seguinte. Aos 57', João Bernardo quase fazia a estreia a marcar pelos infantis A, mas o guardião da Gafanha negou-lhe os propósitos, fazendo uma excelente defesa, a desviar o fortíssimo remate desferido à entrada da área. As derradeiras oportunidades surgiriam mesmo na parte final do encontro, com André a ver o seu remate de fora da área ser defendido para canto e, na sequência deste, o "capitão" Bernardo a proporcionar mais uma defesa de recurso ao guardião do GD Gafanha, que acabou o jogo em grande plano.
Como as últimas imagens são aquelas que ficam na retina, a segunda parte da equipa de Ricardo Pinheiro disse-nos que a "máquina" está em perfeito funcionamento, apenas tendo precisado de uns "pingos de óleo" durante o intervalo...

2 comentários:

Anónimo disse...

Pela 1ª vez este ano os meninos do RICARDO PINHEIRO perderam o medo e apareceram nas crónicas !!!!!

Anónimo disse...

Medo!?
De que?
Das vitorias?
Deixe-se de criticas sem fundamento e identifique-se