segunda-feira, 15 de novembro de 2010

INICIADOS A: Mais uma goleada

GD Mangualde, 1 - SC Beira-Mar, 8
(1-2, ao intervalo)

Tal como o resultado de 1-8 indica, este foi um jogo completamente dominado pelo Beira-Mar, que com esta volumosa vitória continua sem perder no campeonato nacional de iniciados, não desarmando da luta pelo 1º lugar da série C, onde já apresenta o melhor ataque e a melhor defesa de todas as equipas participantes. Entrámos no jogo a mandar, mas sem criar situações de perigo e só depois de 10 minutos de “aquecimento”, a equipa começou a pôr a bola à superfície do bem tratado relvado do Estádio Municipal de Mangualde e a criar oportunidades para chegar ao golo. E, com a primeira delas, veio o 0-1, aos 12’, com Sousa a cruzar para a finalização de cabeça de Bruno Ribeiro. O 0-2 surgiria aos 20’, estando um cruzamento de Sousa novamente na sua origem, pertencendo a Hugo Custódio, que realizou um grande jogo (3 golos e 3 assistências), o remate de primeira para o fundo das malhas.
Sem jogar muito bem, a nossa equipa foi sempre controlando as operações, mas num lance na nossa área, já em cima do tempo de intervalo, quando Fábio vai para tirar a bola da zona de perigo, o avançado do Mangualde intromete-se, sendo atingido pelo “capitão” auri-negro. Penalti sem margem para dúvidas, que o Mangualde aproveitou para reduzir a desvantagem para a margem mínima, ainda que Rafael tenha tocado na bola antes de entrar na baliza, gesto insuficiente para evitar o 1-2 com que as equipas, de imediato, recolheram aos balneários.
Na segunda parte, a qualidade do nosso jogo melhorou bastante, tendo as mexidas operadas ao intervalo também contribuído para que o recital de futebol auri-negro tivesse acontecido. Este teve início logo aos 40’, com Hugo Custódio a servir o recém-entrado Steven, que dispara para a baliza e obtém o 1-3. Esta dupla voltaria a funcionar, pouco depois, aos 44’, desta vez com Hugo a ir à linha de fundo e a assistir no meio o veloz goleador aveirense, que “bisa” no jogo e faz o 1-4.
Mais golos poderiam ter acontecido, quando Bruno Ribeiro, de longe, atira torto, ou quando Hugo Custódio chega um pouco atrasado ao cruzamento de Sousa. Mas a maior das ocasiões desperdiçadas aconteceria aos 50’, quando Hugo Custódio é derrubado na área, após uma jogada pela esquerda, e o árbitro assinala uma grande penalidade indiscutível. Filipe Melo, encarregado da sua marcação, enjeita a ocasião e permite a defesa ao guardião da casa. Maré de azar para o nosso esquerdino, que quase vê novamente a sorte ser-lhe madrasta, aos 55’, quando envia a bola ao poste na marcação de um livre, situação corrigida por Hugo Custódio que, na recarga, faz o 1-5.
O 17 aveirense continuou a encher o campo e, aos 62’, após uma boa jogada pelo lado direito, Hugo serve de “bandeja”, na zona da meia-lua, Sérgio, que remata em jeito e muito bem colocado, elevando para 1-6. O avolumar do marcador continuou, aos 67’, desta vez com Steven a arrancar veloz e a cruzar rasteiro para a área, onde o guarda-redes do Mangualde mergulha e falha a intercepção, permitindo a Hugo Custódio chegar facilmente ao 1-7. Os números finais do marcador surgiriam já em período de descontos, tendo o golo que deu o 1-8 sido o mais festejado pela equipa aveirense. O motivo para a festa foi o facto de Filipe Melo, o autor do último golo auri-negro, já não fazer o gosto ao pé há algumas épocas, tendo quebrado o “jejum” nesta partida de Mangualde. O derradeiro tento do Beira-Mar resultou de um contra-ataque rápido conduzido por Steven pelo flanco esquerdo, terminando num cruzamento para Filipe Melo, que acompanhou a jogada e que fez ainda a bola embater no poste, tendo consumado o golo apenas à segunda tentativa. O modo efusivo como o marcador e os seus colegas celebraram este golo, é um sinal claro do espírito de grupo que reina nesta equipa. O árbitro já nem reiniciou a partida, dando o jogo por terminado com uma vitória concludente e justa do Beira-Mar, perante um adversário brioso e que tentou sempre jogar a bola dentro das suas limitações.
O árbitro da partida, Sr. Paulo Brás, da AF Guarda, ao contrário do nosso jogo em Repeses, que também dirigiu, realizou desta vez um excelente trabalho e, das duas uma, ou teve um mau dia (como todos têm) em Repeses, o que se aceita, ou esse jogo foi-nos condicionado propositadamente e isso seria inadmissível.
A equipa apresentou-se com: Pedro Rafael (gr); Bruno Reis (Yusuf, int), Ricardo Esteves, Fábio (cap) (Lucas, 42’) e Filipe Melo; Nuno Abreu (Ricardo Pinto, int), Tiago Ramalho e Hugo Custódio; Sousa (Sérgio, 46’), João Miguel (Steven, int) e Bruno Ribeiro.
Suplentes não utilizados: Canha (gr) e Rui Santana.
Uma palavra final para os aveirenses (pais e não só), que não se cansam de nos acompanhar para todo o lado, sempre em grande número, apoiando-nos incondicionalmente com os seus cânticos e incentivos, puxando ininterruptamente pela equipa. Para eles uma palavra: ESPECTÁCULO! Muito obrigado!

1 comentário:

Mario disse...

Boa tarde,finalmente lembraram-se de nós(pais e nao so),temos sem duvida um grupo muito unido de miudos dentro e fora de campo e o mesmo em relaçao aos pais e responsaveis por eles,foi mais um exelente convivio,estamos todos de parabens.Boa semana para todos