quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Agenda fim-de-semana: Benjamins B procuram a qualificação no Bom-Sucesso

Um dos atractivos da jornada do próximo fim-de-semana, a última a realizar no ano civil de 2010 (é tempo de Natal), é a possibilidade de mais uma equipa do SC Beira-Mar, depois dos infantis A, ficar desde já apurada para disputar a série dos primeiros, na 2ª fase do campeonato distrital. É o que acontecerá à equipa de benjamins B, que lidera a série F com 8 pontos de avanço sobre o 2º classificado, e que, em caso de vitória na deslocação ao terreno do Bom-Sucesso, poderá comemorar de imediato esse feito.
Também na perspectiva de manter uma posição que permita continuar a lutar por essa qualificação, assume particular importância o jogo que os nossos infantis B disputarão na Gafanha, onde só a vitória interessa. Pelas mesmas razões, a recepção à equipa do Valonguense, em benjamins A, é aguardada com grande expectativa, já que os auri-negros, caso vençam o jogo, como se deseja, assumirão o comando da série H.
No futebol de 11, com os juniores a terem uma jornada aparentemente tranquila, são os juvenis que disputam verdadeiras provas de fogo, com uma dupla deslocação a Matosinhos, no domingo e ao Olival, na 4ª feira, onde medirão forças com os categorizados Leixões e FC Porto.
Nesta quadra festiva que se aproxima, faça as suas opções, consulte a agenda completa de jogos e escolha os que mais lhe interessarem.


Análise prévia da jornada

JUNIORES A: Após uma série de jogos de grau de dificuldade elevada, que lhe custaram, inclusivamente, a perda de invencibilidade que durava há 11 jogos, a equipa do SC Beira-Mar, que entretanto caiu para o 6º lugar da classificação, aparenta ter, agora, uma jornada mais acessível. Para além de beneficiar do facto de jogar no nosso "Mário Duarte", o adversário é o último classificado da prova, o CD Gouveia, equipa que os auri-negros já golearam na 1ª volta, por concludentes 0-6. Mas, mais uma vez lembramos, os jogos não se ganham antes de serem disputados...
JUNIORES B: Com o seu destino já traçado nesta primeira fase do campeonato distrital, a equipa auri-negra vai receber um dos 3 líderes da Zona Sul, numa partida onde o Alba jogará muito do seu futuro nesta prova. É que, apesar de serem primeiros, os albergarienses têm apenas uma vantagem de 4 pontos para o 7º classificado, pelo que o apuramento para a série dos primeiros não está ainda garantido, com 4 jornadas ainda para disputar. Acresce que o nosso adversário não tem boas recordações do jogo da 1ª volta, em Albergaria, onde o Beira-Mar foi vencer por 2-3, um dos melhores resultados alcançados pelos aveirenses nesta prova. Por todos estes factos, este parece ser um jogo onde poderá haver bons motivos de interesse.
JUVENIS: Com a luta pelo 7º lugar, aquele que assegura a manutenção directa no campeonato nacional, a ser travada, num verdadeiro mano-a-mano, entre as equipas do Beira-Mar e da Oliveirense, os auri-negros têm, entre domingo e 4ª feira, duas deslocações de grande grau de dificuldade. É no jogo de Matosinhos, a disputar no domingo com o Leixões, que se depositam as maiores esperanças num bom resultado, já que o líder FC Porto, que defrontamos na 4ª feira, no Olival, não costuma dar quaisquer hipóteses aos seus adversários, mas a boa réplica que demos no jogo da 1ª volta ainda está presente e faz pensar que, em futebol, tudo é possível. Vamos lá acreditar, pessoal!
INICIADOS B: Com o campeonato nacional de sub-15 parado, as atenções neste escalão viram-se, por completo, para a prova distrital, particularmente para o jogo que terá lugar no campo de treinos do Estádio Mário Duarte, frente ao Oliveira do Bairro. A 3 jogos do final da 1ª fase, o objectivo dos auri-negros ainda não está assegurado, pelo que só a vitória interessa, já que a vantagem de apenas 1 ponto, relativamente ao Águeda, 6º classificado, não permite mais deslizes. O favoritismo vai todo para a equipa de Edmundo Ferreira, que terá apenas de demonstrar em campo a diferença entre as duas equipas, que está espelhada na classificação.
INFANTIS A: Com a qualificação para a série dos primeiros já assegurada neste escalão, resta como objectivo, nesta 1ª fase, às equipas de Ricardo Pinheiro, terminarem a prova, mantendo o registo que detêm até agora de 100 por cento de vitórias. E não nos parece que seja ainda nesta jornada que essa possibilidade seja posta em causa. Com efeito, quer a deslocação ao terreno do Alba, último classificado da série G, quer a recepção ao Fermentelos, pese embora o 3º lugar que a equipa do concelho de Águeda ocupa na série H, configuram jogos onde o grau de risco dos aveirenses não parece ser muito elevado. Vaticinamos, por isso, mais 2 vitórias para o Beira-Mar.
INFANTIS B: Com a prova a entrar na zona "vermelha" de decisão, a equipa de Pedro e João Teles vai até à Gafanha disputar o primeiro de 3 jogos que se afiguram absolutamente decisivos para a qualificação da equipa do Beira-Mar para a série dos primeiros. No segundo lugar da série E, com um atraso de 2 pontos relativamente ao líder, só uma vitória na Gafanha interessa aos aveirenses, sob risco de comprometerem as suas aspirações. O GD Gafanha partiu como um dos candidatos, mas o atraso actual já o colocou fora da corrida, para o que contribuiu a derrota com o Beira-Mar, no jogo da 1ª volta, por 2-0. Pede-se a repetição da vitória auri-negra, nesta primeira de 3 finais a disputar até ao fim desta fase.
BENJAMINS A: Há um motivo extra de interesse nos jogos do próximo fim-de-semana, neste escalão. Na verdade, a equipa do SC Beira-Mar, na série H, em caso de vitória sobre o Valonguense, no Campo do Seminário, assumirá o comando isolado da classificação, ultrapassando o actual líder, Alba, que folga nesta jornada. Os auri-negros são claramente favoritos e, com este factor suplementar de motivação, acreditamos que os atletas de João Paulo darão este passo importante rumo à qualificação para a série dos primeiros.
No outro jogo da jornada, na série G, o compromisso é bem mais difícil, já que, na deslocação à Gafanha, os auri-negros defrontarão um dos líderes da prova e candidato também ao apuramento para a série dos primeiros.
BENJAMINS B: Paulo Martins e Jorge Vinagre poderão ver, já nesta jornada, uma das suas equipas apuradas para a série dos primeiros, apesar de, depois deste jogo, ainda faltarem mais 3 para o final da 1ª fase. Por isso, a deslocação ao Bom-Sucesso assume um significado especial, já que, face ao avanço sobre o Oliveira do Bairro, 2º classificado, basta esta vitória para que os aveirenses possam comemorar antecipadamente o apuramento que todos aguardamos.
No outro jogo deste escalão, onde os auri-negros também são líderes, a vitória do Beira-Mar é o resultado mais aguardado, ainda que o Mini Foot, adversário que nos visita, nos mereça o maior respeito.
TRAQUINAS A: Depois da importante vitória obtida na Gafanha, na última jornada, os nossos "traquinas", agora com 5 pontos de vantagem, numa liderança mais tranquila, recebem o Estarreja, equipa que já batemos esta época, por mais de uma vez, num jogo onde assumem claro favoritismo e onde é aguardada mais uma vitória dos comandados de Daniel Esteves, rumo a um apuramento que já esteve mais longe.

Sem comentários: