sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Agenda fim-de-semana: Traquinas defendem liderança na Gafanha

Na jornada do próximo fim-de-semana, no que ao futebol de 7 diz respeito, o grande destaque vai para a deslocação da equipa de traquinas A à Gafanha, jogo onde os auri-negros, com 2 pontos de avanço sobre o seu próximo adversário (e uma partida a menos disputada), têm a sua liderança em perigo. Já nos escalões da variante de 11, os campeonatos nacionais de juniores e juvenis voltam a merecer especiais atenções, com a equipa de António Luís a enfrentar mais uma deslocação de risco, tentando, em Oliveira de Azeméis, perfazer o 12º jogo consecutivo sem perder, enquanto que os sub-15 disputam com o Feirense, no Estádio Mário Duarte, a primeira das 4 finais que decidirão o futuro da equipa deste escalão no próximo ano.
São 13 os jogos que completam a agenda da próxima jornada, resumida no quadro que segue:


Análise prévia da jornada

JUNIORES A: A equipa de António Luís perfez uma volta completa do campeonato nacional sem perder, o mesmo é dizer que defrontou consecutivamente todos os seus 11 adversários sem que nenhum deles tivesse conseguisse superiorizar-se aos aveirenses. Este dado é uma evidência da qualidade que os nossos sub-19 possuem e uma garantia que, mesmo em Oliveira de Azeméis, defrontando uma equipa que também está na corrida por um lugar entre os 3 ou 4 primeiros lugares, a possibilidade de uma vitória auri-negra é muito mais do que um desejo e está longe de ser uma utopia.
JUNIORES B: A deslocação do Beira-Mar à Gafanha corresponde a um jogo que, em termos de objectivos estritamente desportivos, interessará mais aos donos da casa do que aos auri-negros. A 5 jornadas do final do campeonato distrital da 1ª divisão, os beiramarenses têm praticamente a certeza de que disputarão a série dos últimos na 2ª fase da prova, ao contrário do GD Gafanha que, a 3 pontos da "salvação", jogará muito do seu futuro próximo neste jogo, facto que poderá gerar alguma ansiedade, a aproveitar pelos aveirenses, que deverão sempre lutar pela última réstia de esperança.
JUVENIS: Faltam 4 jogos para o final da 1ª fase do campeonato nacional de juvenis, onde se decidirá as equipas que descerão aos campeonatos distritais na próxima temporada. O Beira-Mar, salvo um enorme imponderável, terá evitado já a descida directa. Resta, agora, livrar-se do 8º lugar, aquele que obrigará a um "play-off" eliminatório com o homólogo da série A. Neste momento, há um mano-a-mano muito interessante entre os aveirenses e a Oliveirense, com vantagem de 3 pontos para a equipa de Aguinaldo Melo. É neste quadro, de algum relativo dramatismo, que surge a visita do Feirense ao "Mário Duarte", num jogo que, para além de se tratar de um clássico do distrito de Aveiro, terá ambas as equipas na perseguição de uma vitória, já que os "fogaceiros", actuais terceiros classificados, lutam pelo apuramento para a 2ª fase da prova.
INICIADOS A: A equipa de Alberto Raínho assumiu, na última jornada, a liderança da série C do campeonato nacional de iniciados, facto que acontece pela segunda vez durante a presente temporada, com os aveirenses a passarem anteriormente pelo comando durante apenas uma semana. E é a repetição deste facto que os auri-negros quererão evitar, quando entrarem em campo, no próximo domingo, para receberem a equipa do Repesenses. Os viseenses, situados no meio da tabela, são uma das duas equipas que o Beira-Mar não venceu durante a primeira volta (a outra foi o Taboeira), tendo imposto aos actuais comandantes um dos dois empates registados na prova até agora. Serve este dado estatístico para lembrar que, pese embora o favoritismo da nossa equipa, esta terá de saber respeitar o valor do adversário para o poder levar de vencida, como todos esperamos que aconteça.
INICIADOS B: O próximo fim-de-semana tem a curiosidade de nos reservar um triplo Gafanha-Beira-Mar. Um destes 3 confrontos refere-se ao campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão, prova onde o nosso adversário é o actual líder isolado da Zona Sul e a primeira equipa que, matematicamente, já tem garantido o apuramento para a série dos primeiros. É este desiderato que os auri-negros também perseguem, estando actualmente no último posto que dá essa garantia (5º lugar), com uma "almofada" de 4 pontos sobre o seu adversário mais directo (Águeda). Com apenas 4 jogos para disputar nesta fase, pontuar no terreno do líder seria ouro sobre azul.
INFANTIS A: Mais um fim-de-semana que se antevê sem problemas de maior para as nossas duas equipas deste escalão. Ambas as formações, que são líderes isoladas das suas séries, defrontam os sextos classificados (Bom-Sucesso, na série G e Barroca, na série H), adversários que já foram derrotados na primeira volta e não deverão resistir, outra vez, ao maior poderio dos auri-negros. Haverá ainda a particularidade de, confirmando-se, como se espera, a vitória sobre o Bom-Sucesso, no Campo do Seminário, o Beira-Mar ter matematicamente garantida a participação de uma das suas equipas na série dos primeiros, quando ainda faltam 4 jornadas para terminar a 1ª fase.
INFANTIS B: Depois de um jogo de emoções fortes disputado na última jornada, o jogo deste fim-de-semana perspectiva-se de maior tranquilidade para a equipa de Pedro e João Teles, já que o Mourisquense, antepenúltimo classificado, não deverá resistir aos mais fortes argumentos do actual vice-comandante da série E, já exibidos, aliás, no jogo da primeira volta, na Mourisca, ganho pelos auri-negros por 2-7.
BENJAMINS A: Também neste escalão, depois de um fim-de-semana de grandes dificuldades, a vários níveis, se espera uma jornada mais calma. Pelo menos, no que aos adversários diz respeito, os auri-negros apresentam-se como teóricos favoritos, pois quer Murtoense, na série G, quer Requeixo, na série H, ocupam o último lugar da classificação e ainda não conquistaram qualquer ponto.
BENJAMINS B: As equipas de Paulo Martins e Jorge Vinagre mantêm um registo 100 por cento vitorioso até agora e o grande desafio da próxima jornada, quiçá das seguintes, é manter esta performance impressionante. Eixense, fora, e Barroca, em casa, serão os próximos adversários, que colocarão à prova o favoritismo com que os auri-negros se apresentam para qualquer um destes dois jogos, que, estamos em crer, corresponderão a mais duas vitórias dos jovens aveirenses.
TRAQUINAS A: O jogo grande desta jornada, no capítulo do futebol de 7, disputa-se neste escalão. Com efeito, a equipa do Beira-Mar joga a sua liderança na Gafanha, onde defrontará um adversário que, sendo o actual 2º classificado da série E, a 2 pontos dos auri-negros (ainda que com mais uma partida disputada do que os aveirenses), apearia a equipa de Daniel Esteves do comando, em caso de vitória. O jogo da primeira volta, no Campo do Seminário, foi muito emotivo e terminou com um empate a 3 golos, pelo que é de esperar a repetição de fortes emoções.

Sem comentários: