segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Balanço da jornada: Iniciados A e Traquinas A ampliam vantagem no comando

Com 9 vitórias e 4 derrotas, a jornada disputada no último fim-de-semana trouxe de positivo o aumento da vantagem para o 2º classificado que agora gozam as equipas de iniciados A, no campeonato nacional, e de traquinas A, na prova distrital. Menos bons foram os resultados das equipas de juniores e juvenis, nos respectivos campeonatos nacionais, com os sub-19 a interromperem, com a derrota em Oliveira de Azeméis, uma série invicta de 11 jogos consecutivos e os comandados de Aguinaldo Melo, que haviam vencido em Repeses a meio da semana, a deixarem fugir, nos últimos instantes da partida com o Feirense, uma vitória que lhes teria garantido, praticamente, a manutenção na prova rainha da categoria. Referência ainda para os infantis A, primeiro escalão a ver uma sua equipa apurada para a série dos primeiros, quando ainda faltam disputar 3 jogos da 1ª fase do campeonato distrital.
Veja agora o quadro completo de resultados:


COMENTÁRIO

JUNIORES: Foi quebrada, ao fim de 11 jornadas consecutivas sem perder no campeonato nacional, a série invicta da equipa do SC Beira-Mar, que não conhecia o desaire desde o dia 2 de Outubro. O autor da proeza foi a Oliveirense, que aproveitou o factor-casa para bater os aveirenses por 2-1, colando-se ao pelotão de 7 equipas que procuram assegurar a disputa da subida de escalão, na 2ª fase da prova. Os auri-negros, que já haviam cedido um empate caseiro (1-1) a meio da semana, frente à Sanjoanense, com estes 5 pontos desperdiçados em apenas 2 jogos, desceram do 3º para o 6º lugar, mas mantêm as aspirações intactas, uma vez que o atraso para o 2º lugar é de apenas 4 pontos, sendo de apenas 1 para os 3º e 4º classificados.
A derrota, por 1-0, sofrida na Gafanha pela equipa de juniores, que disputa o campeonato distrital da 1ª divisão, determinou, como consequência imediata, que já não será matematicamente possível aceder à série dos primeiros. O objectivo da manutenção será, pois, jogado na 2ª fase, procurando um dos 5 primeiros lugares da série dos últimos.
JUVENIS: Passar da salvação ao "inferno" foi o que sucedeu à equipa de Aguinaldo Melo, no jogo que disputou no último domingo frente ao Feirense. A vencer o encontro, a 4 minutos do seu final, resultado que lhe garantiria a disputa dos últimos 3 jogos mais desafogadamente, a equipa do Beira-Mar permitiu a reviravolta ao Feirense, que acabaria por sair vencedor, por 1-2. Exactamente o contrário do sucedido a meio da semana, em Repeses, onde os auri-negros haviam obtido uma vitória tangencial, por 0-1, com alguma felicidade, aproveitando os últimos instantes do jogo e uma superioridade numérica.
INICIADOS: A vitória caseira do Beira-Mar, por 3-0, frente ao Repesenses, não só permitiu aos auri-negros conservarem a liderança da série C do campeonato nacional, conquistada há uma semana, como ainda, beneficiando do nulo entre Taboeira e Oliveirense, ampliarem a vantagem, de 1 para 3 pontos, sobre o 2º classificado. Está cada vez mais perto o apuramento para a 2ª fase, que é já praticamente uma certeza.
Pelo contrário, no campeonato distrital, a nossa equipa não tem ainda garantido o seu objectivo para esta 1ª fase da prova, que passa pelo apuramento para a série dos primeiros. A 3 jornadas do final, a equipa de Edmundo Ferreira depende apenas de si, mas a derrota, por 3-1, sofrida no terreno do líder Gafanha, foi bem aproveitada pelo Águeda, principal rival dos auri-negros na luta pelo 5º lugar, que ganhou o seu jogo e encurtou o atraso para os aveirenses, que é agora apenas de 1 ponto.
INFANTIS A: Com as 2 equipas 100 por cento vitoriosas, as vitórias alcançadas frente ao Bom-Sucesso (10-0) e na deslocação ao terreno do Barroca (1-9), vieram confirmar a superioridade quase absoluta dos auri-negros nesta 1ª fase da prova. Os resultados do fim-de-semana determinaram ainda o apuramento de uma equipa do SC Beira-Mar para a série dos primeiros, feito alcançado quando ainda faltam disputar 3 jornadas.
INFANTIS B: A equipa dos irmãos Teles tinha, teoricamente, um jogo acessível, defrontando, no Campo do Seminário, o antepenúltimo classificado Mourisquense. Por isso, a vitória dos auri-negros não será notícia surpreendente, o mesmo não se podendo dizer do resultado (4-2), que revela algumas dificuldades, um tanto inesperadas, mas já sentidas na primeira parte do jogo da Mourisca. Vale que a equipa continua a depender apenas de si para atingir os seus objectivos, tendo tudo de ser resolvido nas 3 jornadas que faltam para o final da 1ª fase.
BENJAMINS A: Duas goleadas selaram a participação das nossas equipas sub-11 na jornada do último fim-de-semana. 12-2, frente ao Murtoense, em jogo disputado no Campo do Seminário e 0-18, na visita ao terreno do Requeixo, são os números das vitórias alcançadas e que revelam a superioridade auri-negra face a estes adversários. Quanto à posição classificativa não houve alterações, sendo de esperar novidades na próxima semana.
BENJAMINS B: Não foram muito expressivas as vitórias alcançadas pelas equipas do SC Beira-Mar neste fim-de-semana, mas, para isso, deverá ter contribuído o rol de ausências forçadas, que limitaram o número de atletas disponíveis para atacar estes compromissos, para além, claro, do mérito dos nossos adversários. A deslocação a Eixo rendeu uma vitória por 0-2, enquanto que a recepção ao Barroca se traduziu por nova vitória auri-negra, esta por 3-0, resultados que fazem prolongar a carreira 100 por cento vitoriosa dos meninos de Paulo Martins e Jorge Vinagre, que estão a apenas uma vitória de garantirem, matematicamente, o apuramento para a série dos primeiros.
TRAQUINAS A: No jogo porventura mais importante da jornada, no respeitante ao futebol de 7, a equipa do Beira-Mar, líder da série E, tinha uma deslocação muito difícil ao terreno do GD Gafanha, 2º classificado da prova e única equipa que tinha "roubado" pontos aos auri-negros, impondo-lhes um empate na partida da 1ª volta. A diferença entre as equipas era de 2 pontos, pelo que se jogava a liderança neste confronto entre as duas formações de concelhos vizinhos. A vitória clara, por 1-4, da turma de Daniel Esteves, veio pôr tudo em "pratos mais limpos", tendo a vantagem dos aveirenses aumentado agora para uns confortáveis 5 pontos, aos quais acresce uma partida a menos disputada. A qualificação para a série dos primeiros ficou, por isso, muito mais perto.

Sem comentários: