quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Infantis A preparam futuro

A formação de um futebolista começa, cada vez mais, a partir de escalões etários baixos, não sendo pouco comum observar miúdos, de 4 ou 5 anos, a darem os seus primeiros pontapés na bola e a aprenderem o "ABC" do jogo. Desta forma, quando chegam aos 13/14 anos, idade em que a maior parte destes jovens começa a praticar a variante de 11, o seu percurso é já de várias épocas (8, 9 ou mesmo 10) de experiência no futebol de 7, com muitas rotinas adquiridas, próprias desta variante. Havendo algumas diferenças entre as duas, seja ao nível dos aspectos físico, técnico, táctico, ou outros, a passagem do futebol de 7 para o futebol de 11 nem sempre é fácil e requer um tempo de adaptação.
Foi já numa perspectiva de preparar os atletas sub-13 (infantis A) do SC Beira-Mar para uma variante que será aquela em que competirão na próxima época, que os responsáveis auri-negros agendaram um jogo treino entre os infantis A do Beira-Mar e a equipa de iniciados B (sub-14) do GD Gafanha. O jogo disputou-se no Complexo Desportivo da Gafanha e a equipa de Ricardo Pinheiro, integrada por todos os seus atletas, à excepção do Gonçalo Valente, que se encontra doente (rápidas melhoras, campeão!), venceu por 3 golos sem resposta, dando já boas indicações do potencial futuro desta equipa.
O início da partida mostrou, precisamente, as dificuldades de adaptação a uma variante nova e diferente, com um ritmo de jogo baixo, revelando os auri-negros algumas dificuldades relativamente às dimensões do terreno. Ainda assim, os aveirenses foram, pouco a pouco, mostrando as suas capacidades, não deixando nunca de ter muita posse de bola. Ao intervalo, a equipa do Beira-Mar já vencia, por 0-1, fruto de um golo obtido por Ricardo Lima, aos 25', na sequência da marcação de um pontapé de canto. A bola é aliviada pela defensiva do Gafanha para fora da área, onde Lima, sobre o flanco esquerdo, recebe a bola, evita um adversário, flecte para o meio e dispara para o golo, fazendo a bola entrar junto ao ângulo superior direito da baliza contrária.
Na segunda parte, o domínio da nossa equipa foi total (o Gafanha não fez um remate à baliza dos auri-negros durante todo o jogo), tendo Fábio, que bisou na partida, colocado o resultado final em 0-3, com golos obtidos, aos 65' e 70', o primeiro conseguido na raça e na velocidade, que permitiram passar pelo seu adversário directo e rematar colocado, e o último, resultado de um disparo executado de fora da área, que não deu quaisquer hipóteses de defesa ao guardião do GD Gafanha.
Parabéns a todos os atletas pelas boas indicações que deixaram e pela grande atitude que tiveram frente a adversários mais velhos.

Sem comentários: