segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Balanço da jornada: Infantis B conseguem apuramento na última jornada

O último fim-de-semana, que teve um dos balanços menos conseguidos de toda a época (5 vitórias, 2 empates e 5 derrotas), ficou marcado pelo feito conseguido pelos infantis B, que, na última jornada da 1ª fase do campeonato distrital, conseguiram a qualificação para a série dos primeiros, juntando-se, deste modo, aos já anteriormente apurados: infantis A, benjamins B e traquinas A. Para que o pleno seja conseguido, faltam os benjamins A, que desperdiçaram essa possibilidade no último sábado, ao perder em casa com o Alba, na nota relativamente mais triste de toda a jornada.
No futebol de 11, os iniciados B conseguiram, como se previa, e apesar do empate com o Bom-Sucesso, garantir o apuramento para a série dos primeiros. Pelo contrário, mais uma derrota dos juniores no campeonato nacional, em casa, deitou praticamente por terra as últimas esperanças de conseguir um lugar na fase que discutirá a subida ao escalão principal da categoria.
Segue o quadro completo dos resultados do fim-de-semana:


COMENTÁRIO

JUNIORES: Quando, nas 5 últimas jornadas, se perdem 13 pontos em 15 possíveis, sendo que 8 foram com equipas pior classificadas, fica muito difícil a qualquer candidato continuar a lutar por um objectivo de subida de divisão. O Beira-Mar voltou a perder em casa, desta vez com o Tourizense, por 1-2 e, depois de ter chegado ao 3º lugar da série B do campeonato nacional da 2ª divisão, após 11 jogos consecutivos sem derrotas, hipotecou, no último mês, praticamente todas as hipóteses de chegar ao objectivo inicialmente traçado, encontrando-se, a 3 jornadas do final da 1ª fase, num tristonho 7º lugar, ainda assim, e apesar de tudo, a 5 pontos "apenas" do 4º lugar. E pensar só onde esta equipa poderia estar, não fosse o enorme desperdício de pontos nesta série negativa de 5 jogos consecutivos sem ganhar...
Não correu bem a penúltima jornada da 1ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão para a equipa auri-negra, que se viu claramente derrotada, por 4-0, na sua deslocação a Estarreja. Depois de duas vitórias nos dois últimos jogos, os aveirenses não tiveram argumentos para contrariar a superioridade demonstrada pelo líder da prova.
INICIADOS: A equipa de Alberto Raínho e João Amaral venceu inesperada, porque tangencialmente (3-2), o Crasto, último classificado da série C do campeonato nacional, mas, aproveitando a não menos surpreendente derrota da Oliveirense em Mangualde, cimentou a liderança da prova, dispondo agora de 6 pontos de vantagem, quando faltam 4 jornadas para o final da 1ª fase.
Apesar do inesperado empate (1-1) contra o último classificado da Zona Sul do campeonato distrital da 1ª divisão, a equipa de Edmundo Ferreira garantiu os objectivos propostos para esta 1ª fase da prova e qualificou-se para a série dos primeiros, garantindo, desde já, a permanência no principal escalão sub-15 da AF Aveiro.
INFANTIS A: E, à última jornada da 1ª fase do campeonato distrital, uma das equipas de infantis A do SC Beira-Mar cedeu os primeiros pontos na prova. O autor da proeza foi o Taboeira, que impôs à equipa de Ricardo Pinheiro, que já tinha garantido o 1º lugar na série H, um nulo no Campo do Seminário.
No jogo da série G, a vitória, por 1-5, conseguida na Gafanha, confirmou o 1º lugar dos auri-negros e assegurou-lhes um registo de 14 vitórias em 14 jogos.
INFANTIS B: O mestre dos filmes de "suspense", Alfred Hitchcock, se tivesse que escrever um guião para o final do campeonato distrital sub-12 da AF Aveiro, não desdenharia o acontecido no último sábado, com a equipa do Beira-Mar a ser qualificada "in-extremis" para a série dos primeiros, depois de ter assegurado uma vitória na Azurva, por 0-3, essencial mas só por si insuficiente, tendo de esperar, após o final do seu jogo, mais 12 minutos pelo resultado da partida entre Oiã e Anadia, com a vitória imprescindível dos jovens "trevos" a colocar os aveirenses como um dos 3 melhores segundos classificados das 7 séries, permitindo-lhes seguir para a 2ª fase como uma das 10 equipas do distrito, que disputarão o título de campeão.
BENJAMINS A: Da alegria dos infantis B para a tristeza dos benjamins A. Se os primeiros estavam dependentes de terceiros, os rapazes de João Paulo dependiam apenas de si mesmos e tinham 2 resultados possíveis no decisivo jogo com o Alba, 2º classificado da série H, com menos 1 ponto do que o Beira-Mar. A vitória colocava-os, de imediato, entre as equipas classificadas para a série dos primeiros; o empate, mantinha-os no 1º lugar, sendo apenas necessária uma vitória, na última jornada, no terreno de um adversário, o Barroca, teoricamente menos forte. A inesperada derrota, por 1-2, foi um golpe demasiado duro nas pretensões dos nossos jovens jogadores, que, em 100 jogos que voltassem a fazer contra esta equipa de Albergaria, não tornariam a perder. Mas o futebol tem destes imponderáveis e é por isso que desperta tantas paixões. É necessário saber viver com elas e ultrapassá-las rapidamente, porque, na vida, estes miúdos irão encontrar muitas situações adversas, que terão de saber vencer. As derrotas trazem-nos, por isso, sábios ensinamentos, que serão muito úteis no futuro e é esta mensagem que queremos deixar a todo o grupo dos benjamins A. Estamos solidários com a tristeza porque passaram o Álvaro, o Rafa, o João Vieira, o Samuel, o António Melo, o Afonso, o Rui, o Tiago, o Henrique, o Gustavo e todos os outros jogadores que, não tendo estado neste jogo, sentiram de igual modo a desilusão, mas queremos dizer-lhes, para além do que treinadores e pais já tenham dito, que o futebol deve ser encarado apenas como um complemento à formação de uma pessoa e não como a coisa mais importante na vida. Devendo procurar sempre a vitória, as derrotas também fazem parte do jogo e temos de as aceitar e de viver com elas. Quem souber entender esta realidade será um verdadeiro campeão!
No outro jogo deste escalão, a equipa do Beira-Mar também perdeu, por igual 2-1, na deslocação ao terreno do Beira-Vouga.
BENJAMINS B: Com as vitórias alcançadas sobre o Taboeira, em casa, por 2-0 (série E) e na deslocação à Vista Alegre, por 2-7 (série F), as equipas do Beira-Mar mantiveram o registo de vitórias em todos os jogos realizados, tendo também já garantido o primeiro lugar em ambas as séries.
TRAQUINAS A: Na penúltima jornada do campeonato distrital, a equipa de Daniel Esteves perdeu a invencibilidade na prova, ao sofrer a primeira derrota frente ao Mini Foot, que bateu os auri-negros, no Campo do Seminário, por inesperados 2-3. Ainda assim, este resultado em nada belisca os objectivos já conseguidos neste escalão, traduzidos no primeiro lugar na série E e na consequente qualificação para a série dos primeiros.

1 comentário:

Rosa Aparício disse...

Á equipa de Iniciados B quero deixar registado os meus parabéns pelo, difícil, mas conseguido, objectivo de integração da Série dos primeiros!

Temos verificado que não tem sido fácil para os meninos mas com, ATITUDE, ALEGRIA a JOGAR e ESPIRITO de EQUIPA esta fase vai passar...

Esta equipa já demostrou muitas alegrias e sabemos que com a união de todos, pais e filhos vamos lutar para ver e sentir o sorriso dos nossos filhos!

É nossa missão!!!

Mais um a vez, parabéns aos nossos filhos. Todos, sem excepão, merecem a série dos primeiros!!