terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Balanço da jornada: Tradição de São Gonçalinho chegou à Academia!

Reza a tradição que, em dia de São Gonçalinho, o Beira-Mar não perde! Desde há décadas que esta "verdade" é repetida e convictamente afirmada no primeiro fim-de-semana a seguir ao Ano Novo, altura em que as gentes da cidade de Aveiro honram o santo da sua devoção com os tradicionais festejos em redor da sua bonita capela, no bairro típico que deu o nome ao nosso clube. Mas, pensava-se, essa protecção do santo seria apenas para a equipa principal de futebol. Puro engano! O nosso santo rapioqueiro é um verdadeiro mãos-largas e, este ano, não deixou que nenhuma das 13 equipas da Academia de Futebol do SC Beira-Mar perdesse no fim-de-semana em que foi celebrado - 11 vitórias e 2 empates é o balanço que marca uma jornada de invencibilidade auri-negra.
Ainda assim, como na vida nem tudo é perfeito, os 2 empates registados ensombraram um pouco um fim-de-semana de muitas glórias (juvenis garantiram a manutenção no "nacional", iniciados A estão já matematicamente apurados para a 2ª fase do campeonato nacional, traquinas A garantiram qualificação para a série dos primeiros, infantis A e benjamins B prosseguiram o registo de 100 por cento de vitórias, tendo iniciados B e benjamins A alcançado importantes vitórias fora de portas, que os deixam a um passo do apuramento para a série dos primeiros), deixando os infantis B dependentes de terceiros para atingir os objectivos propostos e os juniores A com a tarefa do apuramento para a fase que discute a subida de escalão muito mais complicada.
Com um agradecimento ao nosso santo protector, seguem os resultados globais da jornada:


COMENTÁRIO
JUNIORES: Saldou-se por um nulo a deslocação a Oliveira do Bairro, resultado que, nesta altura, não satisfaz muito as pretensões da equipa de António Luís, que leva 4 jogos sem vencer e aponta para um final de campeonato muito complicado. Mas tudo é ainda possível e é necessário acreditar até ao fim que os objectivos podem ser alcançados.
Para o campeonato distrital, os sub-19 auri-negros alcançaram mais uma boa vitória, desta feita em Oliveira de Azeméis, por 1-2, subindo um lugar na classificação. Pena que o campeonato não esteja agora na sua fase inicial...
JUVENIS: Numa jornada, a última do campeonato nacional, em que Beira-Mar e Oliveirense discutiam a fuga aos jogos da "liguilla", que decidirá quem desce aos "distritais", a equipa aveirense, que dependia apenas de si própria, mas tinha no seu opositor - Padroense - um adversário que já não perdia desde a primeira jornada, acabou por ganhar o duelo, batendo o seu categorizado adversário por tangencial mas suficiente 1-0. Foi a vitória mais saborosa de todo o campeonato, que valeu por toda uma época e acabou com a angústia de todo um grupo, que poderia ter feito melhor, mas que terá de procurar internamente as razões de não o ter conseguido. Sem esquecer que o futebol não é uma ciência exacta, está mesmo muito longe de o ser, e que fazem parte do jogo a vitória e a derrota, com que todos deverão saber conviver. Como na vida, nem sempre se ganha e devemos aprender com os nossos fracassos, enfrentando-os e procurando tirar ensinamentos deles. É o que todos devemos fazer, sem apontar o dedo a ninguém.
INICIADOS: A conjugação de resultados que possibilitaria, matematicamente, a 5 jornadas do fim, o apuramento para a 2ª fase do campeonato nacional da equipa do Beira-Mar aconteceu mesmo (vitória na Guarda, por 0-2 e empate do Taboeira na Covilhã) e os comandados de Alberto Raínho e João Amaral puderam fazer a festa na histórica cidade beirã. Parabéns a todo o grupo por mais este importante marco assinalado na história da formação auri-negra.
Também para o campeonato distrital, a nossa equipa alcançou uma importantíssima vitória na sua deslocação a Albergaria, batendo a equipa anfitriã por claros 0-3 e dando um significativo passo rumo à qualificação para a série dos primeiros. Com uma jornada apenas para disputar, sem que se possa afirmar, matematicamente, que esse objectivo já tenha sido alcançado, só uma conjugação, praticamente impossível, de resultados desfavoráveis, impedirá os pupilos de Edmundo Ferreira de se situarem entre os 5 primeiros classificados.
INFANTIS A: Com a vitória, por 4-0, na recepção à AD Taboeira, a equipa do Beira-Mar, que disputa a série G do campeonato distrital, não só assegurou, em definitivo, o 1º lugar da classificação, como manteve o impressionante registo de triunfos em todos os jogos disputados até agora.
No outro jogo deste escalão, a vitória em Águeda pelo mesmo resultado (0-4), teve rigorosamente as mesmas consequências: 1º lugar na série assegurado na penúltima jornada da 1ª fase e registo 100 por cento vitorioso também mantido.
INFANTIS B: Há derrotas que nos deixam menos tristes do que o empate, 2-2, verificado na recepção ao Avanca. Isto porque a equipa dos irmãos Teles esteve a 2 minutos apenas da qualificação para a série dos primeiros, cedendo o empate ao minuto 58 do jogo, resultado que não permitiu ultrapassar na liderança o nosso adversário de sábado. Agora, para que esse objectivo seja conseguido, estamos dependentes de terceiros e não apenas da vitória no último jogo da 1ª fase. Mas, como diz o ditado, até ao lavar dos cestos é vindima...
BENJAMINS A: No jogo mais importante deste escalão, a equipa de João Paulo foi à Gafanha bater a equipa local por evidentes 1-5 e manteve o 1º lugar da série H, continuando a depender apenas de si própria para assegurar um lugar na série dos primeiros.
No jogo da série G, a equipa do Beira-Mar recebeu o Alba e fez valer o favoritismo que lhe era atribuído, batendo o seu adversário por desnivelados 16-0.
BENJAMINS B: Com tudo definido quanto ao apuramento para a série dos primeiros, serviram os jogos deste escalão para prolongar a invencibilidade das equipas de Paulo Martins e Jorge Vinagre, que registaram mais 2 vitórias e mantiveram a estatística num notável 100 por cento de jogos vitoriosos. Estrela Azul e Taboeira foram, nesta jornada, mais 2 adversários incapazes de quebrar a hegemonia auri-negra na 1ª fase deste campeonato. 1-5, em Cacia e 4-0, no "derby" do Campo do Seminário foram os resultados que ficaram para a história.
TRAQUINAS A: A deslocação ao terreno do Taboeira tinha o aliciante, para além de ser um clássico do futebol jovem aveirense, de poder permitir, à equipa liderada por Daniel Esteves, celebrar de imediato a qualificação para a série dos primeiros. Bastava, para isso, a conquista mínima de 1 ponto. Os jovens auri-negros fizeram melhor e bateram, mais uma vez tangencialmente, por 4-5, o seu rival, num jogo em que as mudanças no marcador foram constantes e conferiarm muita emoção até final.

Sem comentários: