sábado, 5 de fevereiro de 2011

JUNIORES B: Falsa partida

SC Beira-Mar, 1 - UD Oliveirense, 3
(1-2, ao intervalo)

A equipa do SC Beira-Mar, participante no campeonato distrital de juniores da 1ª divisão da AFA, iniciou da pior forma a 2ª fase da prova, ao perder na jornada inaugural, em casa, por 1-3, contra a Oliveirense, adversário que mostrou, ao longo deste jogo, estar perfeitamente ao alcance dos auri-negros. A formação orientada por Aguinaldo Melo até esteve por cima no marcador, mas a parte final do primeiro tempo foi fatídica para as aspirações dos aveirenses, que viram, em apenas 2 minutos, a turma oliveirense dar a "cambalhota" e colocar-se em vantagem, com 2 golos onde, mais uma vez, foram evidentes algumas fragilidades defensivas da nossa equipa. Logo no início do segundo tempo, na sequência da marcação de um canto, a UD Oliveirense fixou o resultado final, que a equipa do Beira-Mar foi incapaz de reverter a seu favor, pese embora o controlo que teve durante a maior parte da partida, sobretudo a partir das alterações operadas por volta do primeiro quarto de hora da segunda parte.
No campo de treinos do estádio Mário Duarte, a equipa do SC Beira-Mar apresentou:
Hugo (gr); Rúben Marques (Tiago Azevedo, 58'), Guilherme (Marc, 58'), João Rafael e Bruno Filipe; André Silva (cap), João Meireles (Balacó, 76'), Diogo M. Carvalho e Pité; Tiago Gomes e Henrique.
Suplentes não utilizados: Samuel (gr) e João Valente.
O Beira-Mar, apesar de apresentar no "onze" inicial 10 juvenis de 1º ano, entrou muito bem no jogo e depois de Henrique, logo no primeiro minuto, após uma boa jogada, nos parecer ter sido derrubado dentro da área, foi com alguma naturalidade que, aos 7', o mesmo jogador colocou a sua equipa em vantagem. O bonito golo do 1-0 surge na sequência de uma magnífica iniciativa individual de Pité, que vai, da direita para a esquerda, desembaraçando-se de todos os seus adversários, até ganhar a linha de fundo e cruzar para o meio, onde apareceu Henrique a desviar, de cabeça, fora do alcance do guardião Berna.
Era justa a vantagem, pela boa entrada da equipa auri-negra e pelo bom futebol que estavam a exibir. No entanto, a Oliveirense reagiu ao golo e, aos 10', poderia ter empatado, não fosse o "capitão" Sérgio, na cara de Hugo, ter feito uma recepção defeituosa e perdido a ocasião. Mesmo assim o Beira-Mar controlava o jogo e Henrique pôs de novo em sentido o último reduto contrário, aos 19', com um remate desferido da meia-lua, de pé esquerdo, para uma defesa apertada de Bernardo. E, no minuto seguinte, os auri-negros perderam mesmo a mais flagrante de todas as oportunidades de golo criadas durante a partida, num lance que, a concretizar-se, poderia ter trazido outro desfecho no final. Na sequência de uma boa jogada de envolvimento pela esquerda, a bola chega a Pité, dentro da área, onde evita o seu opositor directo e fica na cara do guarda-redes, com a bola à mercê do seu pé esquerdo. Quando todos anteviam o segundo golo, Diogo Carvalho, por perto, desfere ele o remate, que é defendido, por instinto, pelo pé do guarda-redes da Oliveirense, que guarda a desvantagem mínima que se revelaria crucial.
O técnico da Oliveirense procedia já a uma alteração, mas seria o Beira-Mar, aos 33', a justificar as atenções, quando Rúben é claramente derrubado na área da Oliveirense, com o árbitro da partida a deixar de novo jogar. Com o aproximar do final da primeira parte e, sem que nada o fizesse prever, aos 40 e 42', a Oliveirense aproveita dois erros defensivos da nossa equipa e inverte a situação, colocando-se a vencer por 1-2. Rafael, à boca da baliza, faz o 1-1, para Sérgio, pouco depois, aproveitando o desnorte auri-negro e a falha de comunicação entre defesa e guarda-redes, emendar uma reposição do seu guardião e enviar a bola para o fundo das redes da casa.
Se as coisas tinham acabado mal, não poderiam ter recomeçado pior. Aos 47', na sequência da marcação de um canto na direita, Bruno entra de rompante ao primeiro poste e faz, de cabeça, o 1-3. Com dois golos de desvantagem, a equipa do Beira-Mar ainda se recompôs, sobretudo após as substituições efectuadas, e tentou chegar ao golo que lhe desse algumas esperanças de alcançar, pelo menos, o empate. Pité, aos 60', após livre de Marc, na direita, falha o golo por muito pouco, cabeceando para baixo, em posição frontal, mas a bola, após bater no solo, sai rente ao travessão. A sorte também não quis nada com os aveirenses e com Tiago Azevedo, que, por duas vezes, aos 65' e já em período de compensação, rematou a bola ao poste esquerdo da baliza adversária. Certo que a Oliveirense, fruto do seu futebol mais musculado e directo, também poderia ter marcado de novo, aos 83', quando, mais uma vez após reposição do guarda-redes, o "capitão" Sérgio ganhou de cabeça e isolou Tiago Ferreira, que falhou o "chapéu" a Hugo por muito pouco.
Derrota muito pesada para aquilo que ambas as equipas fizeram durante os 90', com a equipa da casa, mais uma vez, a pagar os seus erros com a perda dos 3 pontos em disputa. Ganha quem marca!

Sem comentários: