segunda-feira, 28 de março de 2011

Balanço da jornada: Juniores garantem permanência no "nacional" da 2ª divisão

Com apenas 3 jornadas disputadas, das 7 que compõem a 2ª fase da prova, a equipa de juniores do SC Beira-Mar, ao vencer em Gouveia e beneficiando da derrota do Oliveira do Bairro, tem matematicamente garantida a manutenção no campeonato nacional da 2ª divisão.
Merece igualmente destaque o regresso às vitórias dos infantis A, que voltaram a alargar distâncias para o 2º classificado do campeonato distrital da categoria, tirando proveito do empate verificado entre os concorrentes mais directos (Taboeira e Feirense). Também os benjamins B e traquinas A somaram novas vitórias, mas nestes escalões a concorrência venceu igualmente, pelo que se manteve tudo na mesma na frente das respectivas classificações.
Com um saldo excelente de 10 vitórias e 2 derrotas (apenas infantis B e iniciados B não venceram), foram os seguintes os resultados globais da jornada:

COMENTÁRIO:

JUNIORES: Fim-de-semana em cheio para as equipas deste escalão, registando-se uma dupla vitória das equipas que disputam os campeonatos nacional e distrital.
Na prova nacional da 2ª divisão, a vitória por 0-2 alcançada em Gouveia, onde os atletas tiveram de suportar condições extremas de frio inesperado, que só uma estação de fortes contrastes como a Primavera pode propiciar, traduziu-se na garantia matemática da permanência da equipa aveirense neste campeonato na próxima época.
Também na prova distrital, a vitória sobre o Cesarense possibilitou à equipa auri-negra a subida na classificação, situando-se agora num 5º lugar, que não permitindo ainda total tranquilidade, deixa os aveirenses provisoriamente fora da despromoção. Acresce ainda à vitória o resultado obtido (7-1), que passou a constituir o mais expressivo desta fase do campeonato da 1ª divisão, cotando-se a formação do Beira-Mar como a mais goleadora da prova.
INICIADOS: No campeonato nacional, a equipa de Alberto Raínho obteve, frente ao Varzim, por 3-2, a segunda vitória na 2ª fase da prova, elevando para 6 pontos o pecúlio amealhado e igualando na classificação o Vitória de Guimarães, com quem discutirá o 2º lugar da zona B.
Se uma derrota em Arouca, frente a um dos candidatos à subida às provas nacionais, não era de todo inesperada, já os números do marcador (6-0) saem fora daquilo que a equipa de Edmundo Ferreira tem conseguido até agora no campeonato distrital. Mas há dias assim e todas as equipas têm direito a um momento menos bom, que rapidamente irão ultrapassar.
INFANTIS A: Depois de empates consecutivos nas últimas jornadas, a visita ao Alba era à medida de um regresso às vitórias, o que acabou, de facto, por acontecer. Os 0-5 do marcador clarificam a justiça do vencedor e permitiram à formação de Ricardo Pinheiro aumentar para 4 pontos a vantagem para o 2º classificado, aproveitando o empate registado entre Feirense e Taboeira.
Tal como se previa, foi um jogo sem história aquele que se realizou em Macinhata, com o Beira-Mar a superar a marca alcançada no jogo da 1ª volta e a derrotar, sem apelo nem agravo, a frágil formação da casa, por 0-35! Este é um daqueles jogos que não faz evoluir, nem torna mais fortes os nossos jogadores.
INFANTIS B: A equipa dos irmãos Teles tinha mais um compromisso de elevado grau de dificuldade e ainda não foi ao terceiro jogo que já disputou esta época com o Avanca que venceu o nosso bem conhecido adversário. Após uma primeira parte equilibrada, os auri-negros soçobraram no segundo tempo, acabando vencidos por 5-2 e averbando a 4ª derrota consecutiva.
BENJAMINS A: As equipas de João Paulo têm-nos habituado, nestas últimas jornadas, a duplas vitórias em cada fim-de-semana. Mais uma vez isso aconteceu, e se o triunfo expressivo, por 1-14, no terreno do Requeixo, pode ser tido à conta duma eventual fragilidade do nosso adversário, já a vitória frente à qualificada equipa do Gafanha, ainda que tangencial (2-1) e obtida no nosso ambiente, só foi possível devido ao valor dos nossos atletas e ao bom jogo que realizaram. Com estas vitórias, ambas as equipas auri-negras seguem no comando das respectivas classificações.
BENJAMINS B: Foi uma vitória extremamente difícil, sofrendo durante todo o jogo de uma forma que, se calhar, não estava nas cogitações dos responsáveis aveirenses, mas o Mealhada vendeu cara a derrota e o 3-2 da vitória do Beira-Mar só foi conseguido muito perto do final da partida. Apesar do sofrimento, os 3 pontos foram conquistados e a perseguição ao líder Feirense mantém-se, continuando os 2 pontos de desvantagem a fazer a fazer a diferença entre as duas equipas.
TRAQUINAS A: Também neste escalão a vitória foi sobre o Mealhada, também muito difícil (0-1) e igualmente resultou daqui que os auri-negros se mantêm na perseguição ao 1º lugar, aqui ocupado pelo Oliveira do Bairro, com 3 pontos à maior sobre Beira-Mar e Fiães. Está ao rubro o campeonato distrital sub-9 e a equipa de Daniel Esteves, que somou na Bairrada a sua 4ª vitória consecutiva, parece não querer vacilar, quando se aproximam jogos determinantes.
TRAQUINAS B: Excelente vitória a obtida no Campo do Seminário pela equipa de Sérgio Ferreira, que bateu a forte equipa do Estarreja, que, à partida para este jogo, seguia a apenas 3 pontos do 1º lugar da série C do torneio distrital e só tinha perdido por uma vez. A vitória, por 2-0, permitiu ainda à equipa auri-negra manter a invencibilidade no seu reduto, onde averbou, até agora, 3 vitórias e 1 empate.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens ao Prof.António Luis e seu respectivo staff e tambem aos atletas

J.A

Anónimo disse...

Parabens a todos, atletas, treinadores e diretores.
P.M.