segunda-feira, 21 de março de 2011

INICIADOS A: Assalto falhado ao "castelo" de Guimarães

Vitória SC (Guimarães), 3 - SC Beira-Mar, 2
(2-1, ao intervalo)

Numa manhã de muito sol e calor em Guimarães, a equipa de iniciados do SC Beira-Mar disputou mais um jogo desta segunda fase do campeonato nacional da categoria. A formação auri-negra entrou muito bem na partida, controlando a bola no meio terreno adversário e chegou à vantagem quando estava decorrido 1 minuto e 20 segundos de jogo. O 0-1 resultou de uma grande jogada pela esquerda, com Ribeiro e Melo a combinarem, tendo este último cruzado para o segundo poste, onde apareceu Aurélio a finalizar de primeira com o pé esquerdo.
O Vitória sentiu o golo, tendo o Beira-Mar continuado na tentativa de controlo do jogo, ainda que nem sempre tenha conseguido praticar futebol de qualidade. A equipa da casa deu o primeiro sinal de perigo numa arrancada do seu ala esquerdo, que efectuou um excelente cruzamento para a área aveirense, que Fábio, em esforço e para evitar que a bola chegasse a 2 jogadores vimaranenses, prontos para encostar para o golo, cortou para a própria baliza, fazendo a bola embater na barra.
A equipa de Alberto Raínho e João Amaral viria a responder a este lance, aos 14’, também com uma jogada de grande perigo e que poderia ter mudado o rumo dos acontecimentos. A jogada é de Aurélio, cuja arrancada só em falta é conseguida travar. Na sequência do livre correspondentemente assinalado, Filipe Melo coloca a bola ao segundo poste, em Ricardo Pinto, que atira para o golo, evitado por um defensor do Vitória, em cima da linha fatal. Na recarga, Fábio, por duas vezes, dentro da pequena área, não consegue incrivelmente o golo. Primeiro, porque o defesa vimaranense corta a bola com o braço (era penalti e expulsão do jogador do Vitória), depois, porque o guardião da casa efectuou uma excelente defesa.
Neste lance, que poderia ter dado o segundo golo e vantagem numérica aos aveirenses, "acabou" o Beira-Mar na primeira parte. Inexplicavelmente, os auri-negros começaram a falhar nas marcações e a permitir que o Guimarães começasse a tomar conta do jogo e a criar situações de embaraço para a baliza defendida por Rafa. E foi no espaço de 5 minutos que, na sequência de dois lançamentos laterais longos efectuados para a nossa área, em que a defensiva aveirense não foi lesta a afastar a bola que o Vitória fez dois golos e deu a “cambalhota” no marcador, colocando o resultado no 2-1 com que se atingiria o intervalo. De referir, no entanto, que antes do descanso, valeu uma excelente intervenção de Rafa, que negou o terceiro golo a um adversário que lhe apareceu isolado.
Na segunda parte, o Beira-Mar rectificou estes erros, entrando com uma postura diferente daquela que tinha permitido à equipa da casa dar a volta ao marcador. Contudo, a equipa aveirense não foi muito feliz e, praticamente no recomeço, aos 39’, o Guimarães chega ao 3-1, golo apontado na sequência da marcação de um pontapé de canto em que o central vimaranense salta mais alto que todos e marca de cabeça.
A equipa auri-negra acusou este golpe e demorou algum tempo até voltar a circular a bola entre os seus jogadores. Assim que o conseguiu, começou a chegar com maior frequência à área vimaranense e, como consequência disso, aos 50’, reduziu mesmo a desvantagem, chegando ao 3-2. O autor do golo foi novamente Aurélio, que bisou, mas a jogada começa em Steven, lançado em velocidade pela esquerda, que entrou na área e rematou para uma defesa apertada do nº 1 do Vitória, que não conseguiu depois suster a recarga.
Com uma diferença mínima no marcador, a partida estava relançada e o Beira-Mar bem tentou chegar ao empate, contudo, sem conseguir criar verdadeiras situações de golo. Neste período, foi a equipa da casa que, em rápidos contra-ataques, pôs os auri-negros em “sentido”, tentando através das alas aproveitar as costas da defesa aveirense. Os últimos lances de relativo perigo para a área vitoriana foram um livre que Bruno Ribeiro atirou ao lado e duas bolas colocadas na área, também na sequência de livres, na tentativa de criar uma situação de golo, o que não aconteceu.
Não especulando com o que poderia ter acontecido se o árbitro tivesse visto o lance ocorrido e já descrito, aos 14’ da primeira parte, acabámos por perder justamente, pelo que (não) fizemos na etapa inicial, ficando, no entanto, a sensação de que, com um pouco mais de concentração nos lances de bola parada (3 golos sofridos assim) e uma pontinha apenas de sorte, poderíamos ter saído de Guimarães com pelo menos 1 ponto.
No campo nº 1 do Complexo Desportivo Dr. António Pimenta Machado, na cidade de Guimarães, a equipa do Beira-Mar apresentou-se com:
Rafa (gr); Sousa, Ricardo Pinto, Fábio (cap) e Filipe Melo; Miguel (Nuno Abreu, 63'), Tiago Ramalho (Tiago Marques, 58’) e Hugo Custódio; Bruno Ribeiro, Aurélio e João Miguel (Steven, int).
Suplentes não utilizados: Canha (gr), Ricardo Esteves, Lucas e Yusuf.

Sem comentários: