segunda-feira, 21 de março de 2011

JUNIORES A: Matou-se o "borrego"...

SC Beira-Mar, 3 - Oliveira do Bairro SC, 0
(0-0, ao intervalo)

À terceira foi de vez! Com efeito, após os 2 jogos realizados na 1ª fase do campeonato entre estas duas equipas, onde se registaram empates, os juniores auri-negros conseguiram, finalmente, uma merecida vitória, por 3-0, sobre o sempre incómodo Oliveira do Bairro, que tem sido, nos últimos anos, um verdadeiro "desmancha-prazeres", sobretudo nos jogos realizados no reduto aveirense. Com esta vitória, sem surpresas, a equipa de António Luís tem praticamente garantida a permanência no "nacional" da 2ª divisão.
Numa tarde de muito sol e algum calor, o SC Beira-Mar apresentou-se, no estádio Mário Duarte, com a seguinte equipa:
Cirineu (gr); Leandro, Lobo, Renato e Bryan; Mika (Cassamá, 57'), André Aranha e Ricardo Castro; Berna (Pedro, 81'), André Vaz (cap) e Filipe Vieira (Ibrahima, 76').
Suplentes não utilizados: Diogo Lopes (gr), Rui Santos, Ricardo Melo e Greno.
Num jogo de grande importância para as duas equipas, sobretudo para a do Oliveira do Bairro, que partia com 6 pontos de desvantagem para os aveirenses, o encontro reflectiu muito a responsabilidade sentida por ambas as formações, sobretudo na primeira parte, que acabou por não ser muito bem jogada. Os visitantes apostaram numa organização que privilegiava o aspecto defensivo, mostrando-se implacáveis nas marcações, usando mesmo, algumas vezes, de uma certa rispidez. O Beira-Mar teve, naturalmente, maior iniciativa, mas o seu futebol não esteve ao nível do que é capaz de fazer, tendo produzido, nos primeiros 45 minutos, poucas oportunidades de golo. Ainda assim, pertenceriam aos auri-negros as únicas situações de perigo registadas na etapa inicial junto das balizas, podendo mesmo ter ido para o descanso com vantagem no marcador.
A primeira grande oportunidade de golo aconteceu, aos 19', na sequência de um canto "curto", com Filipe Vieira a colocar a bola na pequena área, para uma entrada fulgurante de Renato, que, livre de marcação e em posição frontal à baliza, cabeceou por cima do travessão. Em lance de bola corrida, aos 37', numa jogada de envolvimento colectivo pelo corredor direito, começada e terminada por Filipe Vieira, o Beira-Mar voltou a estar perto de inaugurar o marcador, mas o remate do "Bolacha", efectuado já dentro da área, a passe atrasado de Berna, com quem tinha combinado, passou ligeiramente por cima da baliza. Estas foram as duas grandes oportunidades de golo criadas durante a primeira parte, ainda que, aos 40', o Beira-Mar tenha voltado a criar perigo para as redes dos jovens "falcões" do Cértima, numa penetração de André Vaz pelo meio, servindo Bryan, livre de marcação do lado esquerdo, de onde partiu o remate fraco e ao lado.
A segunda parte começou praticamente com mais um lance de perigo para a baliza bairradina. Aos 50', numa boa iniciativa pelo lado direito, Berna liberta-se dos seus adversários e atrasa para Filipe Vieira, que, mais uma vez, mostrou ter a pontaria do remate desafinada, fazendo a bola passar novamente por cima da barra.
Na resposta, o Oliveira do Bairro criou, pela primeira vez no desafio, uma situação de algum perigo para as redes de Cirineu, na sequência de uma hesitação entre o guardião auri-negro e Lobo, com a bola a sobrar para a entrada da área, tendo um jogador visitante aproveitado o desentendimento para rematar para a baliza, proporcionando uma defesa apertada ao nosso guarda-redes.
Era mais nítido agora, que o Oliveira do Bairro recuava bem as suas linhas, oferecendo a iniciativa do jogo ao Beira-Mar para procurar jogar no erro do adversário e desferir o contra-golpe. E, aos 60', de novo quase aproveitava uma bola que sobrou de uma defesa incompleta de Cirineu, que, ao desfazer um cruzamento, ficou fora da baliza, valendo que o balão do defesa-esquerdo oliveirense não levou boa direcção e passou por alto.
O jogo começaria a decidir-se no minuto seguinte, quando Cassamá, lançado no jogo 4 minutos antes, abriu o marcador. O cruzamento é da direita, de Leandro, e o marcador do 1-0 fez o resto, dominou na marca de grande penalidade e essa boa recepção permitiu o enquadramento com a baliza, desferindo um remate colocado que não deu hipóteses de defesa ao guarda-redes visitante.
O Oliveira do Bairro ainda reagiu ao golo, alterando um pouco a estratégia que tinha montado e acercando-se mais da baliza de Cirineu, mas a verdade é que nunca criou perigo e, aos 70', Berna, com um golaço, desfez o que restava das esperanças bairradinas. Foi, efectivamente, um golo digno de figurar em todos os compêndios de grandes golos. A excelente iniciativa é individual, com Berna a correr da direita para o meio, fugindo a todos os adversários que lhe surgiram, acabando por desferir, ainda de fora da área e com o pé esquerdo, um remate com suficiente força e suprema colocação, que tornaram infrutífera a estirada do guarda-redes do Oliveira do Bairro.
Com o 2-0, o jogo acabou para a equipa visitante e, até ao fim, só deu Beira-Mar, que marcou mais um golo e perdeu ainda algumas ocasiões. Aos 73', Filipe Vieira, após uma grande jogada de entendimento do ataque do Beira-Mar, aparece na cara do guardião contrário e perde a primeira e flagrante oportunidade de fazer o terceiro golo. Este acabaria de surgir pouco depois, aos 75', com Renato a aparecer solto na área e a dar o melhor seguimento a um livre de Bryan, rematando para o fundo das redes e fixando o 3-0 final.
Com o jogo completamente dominado, o Beira-Mar, aos 79' e 80', poderia ainda ter dilatado o marcador. No primeiro lance, Cassamá remata para uma defesa segura do guarda-redes do Oliveira do Bairro, após jogada de entendimento com o "capitão" André Vaz; no segundo, a iniciativa é de Ibrahima, pela esquerda, com o cruzamento atrasado e rasteiro a fazer passar a bola em frente à baliza, viajando para o segundo poste, onde Berna dispara de pé esquerdo a rasar o travessão.
Vitória justa da equipa que mais apostou nos 3 pontos, perante um adversário que deu a sensação sempre de que o empate seria um bom resultado. A arbitragem do Sr. António Resende, da AF Aveiro, se esteve bem no capítulo técnico, foi de alguma permissividade para com a extrema agressividade dos jogadores do Oliveira do Bairro. A expulsão do auri-negro Pedro, aos 84', não se discutindo a sua justiça e a responsabilidade que o jogador poderá ter tido e que, se assim for, saberá assumir, terá sido, também, uma consequência do "deixa andar" permitido pelo juiz aveirense.

Sem comentários: