domingo, 27 de março de 2011

INICIADOS A: Em momento de "crise", "banco" ajudou...

SC Beira-Mar, 3 - Varzim SC, 2
(0-0, ao intervalo)

O "mágico" Alberto Raínho fez sair da sua "cartola", aos 55', o "coelho" (João Miguel) que seria a chave do problema em que o jogo, repentinamente, se tinha tornado para os aveirenses. De facto, depois de uma primeira parte em que o nulo registado penalizava imenso os melhores primeiros 35 minutos dos auri-negros, estes adiantar-se-iam no marcador logo a abrir a segunda parte, permitindo, contudo, uma reacção dos varzinistas, que justificaram a reviravolta no marcador. Perante as dificuldades inesperadas, o treinador aveirense fez saltar do "banco" João Miguel, que entrou muito bem no jogo e se tornou, com o seu "bis", na solução para o intrincado problema que, subitamente, a sua equipa teve de enfrentar, consumando nova "cambalhota", agora de sentido contrário, que terminou numa vitória do Beira-Mar, que acaba, globalmente, por se justificar.
Em manhã fresca de Primavera e num bem tratado relvado do estádio Mário Duarte, a equipa do SC Beira-Mar apresentou-se com:
Canha (gr); Sousa, Ricardo Pinto, Fábio (cap) e Filipe Melo; Miguel, Lucas (João Miguel, 55'), Bruno Ribeiro e Hugo Custódio; Aurélio e Tiago Marques (Steven, 45').
Suplentes não utilizados: Rafa (gr), Nuno Abreu, Rui, Bruno Reis e Ricardo Esteves.
O jogo teve um início sob o signo do equilíbrio, sendo predominantemente disputado a meio campo e sempre com vantagem para quem defendia. Deste modo, a partida decorreu sem grandes motivos de interesse até aos 19', momento em que o Beira-Mar dispôs da primeira grande oportunidade de golo. Bruno Ribeiro executa um cruzamento largo da esquerda para Aurélio, ao segundo poste e livre de marcação, cabecear a rasar o travessão.
O ascendente já era, nesta altura, da equipa da casa e, aos 21', mais uma soberana ocasião para os aveirenses se adiantarem no marcador, novamente com Ribeiro e Aurélio na jogada. O primeiro faz um passe a rasgar na direita para Aurélio, que evita o seu adversário puxando a bola para dentro, desferindo de seguida um forte remate, de pé esquerdo, que proporcionou uma defesa de recurso ao guardião poveiro.
Os varzinistas, só aos 27', através do seu jogador mais perigoso, o ponta-de-lança nº 9, fizeram prova de vida, ainda assim com um remate de muito longe e à figura de Canha, que desfez o perigo com os punhos face à violência do disparo. E, antes do intervalo, o Beira-Mar voltou a justificar a vantagem no marcador, quando, aos 28', voltou a esbanjar uma boa ocasião, na sequência de uma boa jogada de ataque. Lucas abre na direita em Aurélio, que cruza para o meio da área varzinista, onde Hugo, com um remate em "voley", não pega muito bem na bola, fazendo-a sair ligeiramente ao lado do poste direito.
A vantagem, que os auri-negros justificavam ao intervalo, viriam a alcançá-la logo no recomeço, mais precisamente aos 39', na marcação de uma grande penalidade, que o árbitro da AF Coimbra, Sr. Tiago Antunes, pronta e correctamente assinalou, castigando claro derrube a Hugo Custódio após uma boa iniciativa deste. Aurélio, encarregado da execução do castigo máximo, não vacilou e apontou o seu 17º golo desta época no campeonato nacional.
Estranhamente, a seguir ao 1-0, o cariz do jogo alterou-se completamente. O Varzim reagiu muito bem à desvantagem, fez o Beira-Mar recuar as suas linhas e partiu à procura do empate, sempre com o jogador nº 9 a mostrar-se muito poderoso e perigoso, no que era bem secundado pela raça e qualidade técnica do lateral direito da equipa da Póvoa (excelente jogador também este nº 2).
A maior posse de bola dos poveiros viria a dar frutos e, no espaço de um minuto, consumou-se a reviravolta no marcador. Depois de, aos 51', ter ameaçado com uma excelente ocasião para empatar (magnífica iniciativa do lateral direito, que se desenvencilha de todos os adversários, ganha a linha de fundo, aproxima-se da baliza e faz passar a bola em frente do golo sem que ninguém aparecesse a empurrá-la), o Varzim , aos 52' e 53' faz dois golos e coloca-se na frente do marcador. O 1-1 resulta de uma insistência, um verdadeiro sufoco a que a defensiva aveirense não foi capaz de pôr cobro, com vários ressaltos na área do Beira-Mar, sobrando a bola para o já referido avançado nº 9, que não perdoou e disparou para o empate.
Ainda não se tinham refeito do golo e já os aveirenses, que ficaram como que paralisados após um livre a meio campo em que a bola é lançada na esquerda, viam o seu guardião sair da baliza e ser batido por um "chapéu" do nº 6 varzinista, que atirou para a baliza deserta e colocou a sua equipa a vencer por 1-2.
Foi então que o técnico aveirense mexeu no seu "xadrez" e em boa hora o fez, já que, passados 2 minutos de ter entrado em jogo, aos 57', João Miguel, após uma reposição de Canha, ganha no corpo a corpo com o seu adversário, isola-se e remata com êxito para a baliza abandonada pelo guarda-redes da Póvoa, fazendo o 2-2 e restabelecendo a igualdade.
Com ambas as equipas a mostrarem querer ganhar o jogo, este tornou-se mais aberto e emotivo, aproveitando bem essa concessão de espaços a formação do Beira-Mar, que, aos 60', após mais uma boa combinação do seu ataque, chegou ao 3-2, numa recarga oportuna de João Miguel à boca da baliza, resultado de um remate forte de Bruno Ribeiro, desferido à entrada da área, que o guarda-redes do Varzim defendeu para a frente.
Estava consumada a "cambalhota" no marcador e assegurada mais uma difícil vitória nesta competitiva 2ª fase do campeonato nacional, que até poderia ter sido confirmada com mais um golo, quiçá injusto para a formação varzinista, que mostrou futebol de qualidade e jogadores interessantes. Ocasiões até não faltaram e o primeiro a poder ter ampliado a vantagem foi Bruno Ribeiro, aos 63', na sequência de um canto curto de Hugo, que apanhou a defesa varzinista de surpresa, proporcionando, com um remate potente, uma acrobática defesa para canto. Aos 66', João Miguel perde o "hat-trick", falhando, quase em cima da linha de golo, uma finalização fácil, após um centro/remate do lado direito, de Steven, que, em período de compensação, se esqueceu que o futebol é um jogo colectivo, perdendo uma situação de 2x0, optando por atirar ao lado, quando poderia ter endossado a bola a Hugo, que o acompanhava num lance em que o guarda-redes poveiro era o único opositor.
A arbitragem do juiz coimbrão, irrepreensível sob o ponto de vista técnico, terá perdoado a expulsão ao nº 8 varzinista, aos 33' da 1ª parte, não lhe mostrando o segundo cartão amarelo que a situação pedia. Aceita-se por se tratar de um jogo de jovens e o técnico varzinista acabaria por resolver a situação, deixando-o nas cabinas ao intervalo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não posso deixar de dar os parabens a esta Equipa, Há muito que o "Coelho" dos mágicos Alberto Rainho e João Amaral, mostra um espirito de Lutador e sacrificio parante a sua equipa, Alberto Rainho e João Amaral sabem bem que tem uma Equipa fantástica e sabem melhor ainda quando e como a usar.
A ti pequeno " COELHO " os meus parabens por toda uma época de Ajuda e entrega ao nosso querido BEIRA MAR... Parabens Equipa Técnica e Jogadores por esta época Fantástica.