sábado, 26 de março de 2011

JUNIORES B: "Poker" de Marc ajudou à goleada

SC Beira-Mar, 7 - FC Cesarense, 1
(3-1, ao intervalo)

A equipa de juniores do Beira-Mar, que disputa o campeonato distrital da 1ª divisão, goleou esta manhã, no relvado secundário do estádio Mário Duarte, o Cesarense, obtendo uma importante vitória, que permitiu ultrapassar na classificação o seu adversário de hoje e ficar, provisoriamente, num lugar que evita a despromoção. Para os 7-1 do resultado contribuíram os 4 golos de Marc, que esteve irrepreensível em matéria de finalização. A vitória dos auri-negros, até pelos números inequívocos do marcador, não oferece contestação, mas só no segundo tempo foi justificada, depois de uma etapa inicial não muito bem conseguida e onde os 3-1 registados no descanso eram bem melhores do que a exibição.
Aguinaldo Melo, responsável técnico da equipa aveirense para este jogo, fez alinhar a seguinte equipa:
Samuel (gr e cap); João Rui, Rui Santos, Miguel e Iuri; André Silva, Francisco e Ricardo Figueiredo (Ricardo Melo, int); Ibrahima, Paulo Sousa (Henrique, 65') e Marc (João Meireles, 73').
Suplentes não utilizados: Bruno Filipe, Manuel e Tiago Gomes.
O Beira-Mar não entrou muito bem no jogo, situação que se manteria praticamente durante os primeiros 45 minutos, período durante o qual a fisicamente poderosa equipa do Cesarense se mostrou superior. Oa auri-negros não conseguiram ligar o seu jogo, as segundas bolas eram sistematicamente perdidas e viram o seu adversário falhar duas escandalosas oportunidades de golo em momentos cruciais da partida.
Esta superioridade forasteira na primeira parte esteve bem evidente em lances ocorridos aos 8' e 11', momentos em que o Cesarense se poderia ter adiantado no marcador. A primeira situação de perigo resulta de um passe a rasgar, na direita, que soltou o extremo para um remata forte à baliza, proporcionando a Samuel uma grande intervenção a negar o golo. Dois minutos depois, o ponta-de-lança forasteiro surge na cara do guardião aveirense e remate a rasar o poste, perdendo soberana ocasião de golo.
Foi, pois, contra a chamada corrente do jogo que, aos 21', o Beira-Mar se adiantou no marcador. Francisco faz um cruzamento largo da esquerda para Marc, no lado contrário, recepcionar na perfeição e disparar, de um ângulo quase "impossível", para o fundo das redes, fuzilando autenticamente as redes contrárias.
O 1-0, porém, foi sol de pouca dura e o Cesarense, aos 24', com alguma justiça, diríamos, repôs a igualdade, com o 1-1 a resultar de um remate cruzado, do lado direito, que Samuel não conseguiu suster.
A equipa forasteira, animada pelo empate, continuava a pressionar a equipa da casa, disputando todos os lances com bastante virilidade, o que não tornava nada fáceis as coisas para uma equipa auri-negra maioritariamente juvenil. Aos 30', o perigo voltou a rondar a baliza de Samuel, na sequência da marcação de um pontapé de canto e, aos 32', assistiu-se a um dos mais escandalosos falhanços que a história do futebol terá para mostrar. No seguimento de uma jogada pelo corredor esquerdo, a bola é metida na boca da baliza, com Samuel fora dos postes, para o "capitão" e nº 7 do Cesarense, Fábio, sem oposição, atirar incrivelmente por cima do travessão. Era só encostar!
Como quem não marca costuma vir a sofrer, foi precisamente o que aconteceu, aos 39', com Miguel a aproveitar um ressalto na sequência de um livre apontado por Ricardo Figueiredo e, na pequena área, atirar para o 2-1.
Em termos da chamada sorte do jogo, tudo estava a correr favoravelmente para o lado aveirense e essa tendência ainda mais se reforçaria na ponta final da 1ª parte. Aos 42', após contra-ataque do Cesarense, é André Silva que corta, praticamente em cima da linha de golo, uma bola que tomava o caminho do fundo das redes da baliza Samuel, que já tinha sido ladeado pelo avançado que rematou para o golo, que quase todos já davam como adquirido. E, em cima do apito para o intervalo, já depois de no minuto anterior o árbitro da partida ter dado ordem de expulsão ao nº 22, João Silva, na marcação de um livre directo e com alguma colaboração do guardião Gabriel Valinho, Marc faz o 3-1 e confere ao marcador um resultado que, na verdade, não correspondia ao que se passara em campo durante o primeiro período.
Se na primeira parte e do ponto de vista dos comandados de Aguinaldo Melo, o resultado era bem melhor do que a exibição, nos segundos 45 minutos a equipa auri-negra partiu para uma excelente prestação, coroada com a obtenção de mais 4 golos, uma mão-cheia de oportunidades perdidas e momentos de futebol de muita qualidade, acabando por justificar plenamente os 3 pontos conquistados.
Com o vento a favor e vantagem numérica, o domínio aveirense foi total e começou a ameaçar, aos 55', quando Ibrahima, lançado pela esquerda, ganha em velocidade, mas dispara sem a direcção devida, fazendo a bola passar por alto e ao lado. No minuto seguinte, num cruzamento da esquerda, que tomou a direcção da baliza, Samuel ainda teve de se aplicar para evitar ser surpreendido e, com um golpe de rins, desviou a bola para canto. Aos 57', num contra-ataque rápido pela direita, Marc dá a bola para a boca da baliza, onde Paulo Sousa chega ligeiramente atrasado e, no minuto seguinte, o mesmo Marc, a cerca de 25 metros dos postes, decide-se por um remate de surpresa, que partiu forte, bem direccionado e não deu qualquer hipótese de defesa ao guardião Gabriel. Grande golo, "hat-trick" de Marc e 4-1 no marcador!
Endiabrado neste jogo, e após uma transição rápida feita em superioridade numérica, Marc, aos 63', volta a facturar, num remate rasteiro, do lado esquerdo, mostrando o goleador aveirense, na jogada que originou o 5-1, uma grande eficácia na finalização.
Física e animicamente destruída, a equipa do Cesarense já só desejaria que o jogo viesse a terminar o mais rapidamente possível. Mas o fim ainda estava longe e o tempo que faltava foi suficiente para que, aos 71', Henrique emendasse, à boca da baliza, um canto apontado na esquerda por Marc e elevasse para 6-1. André, aos 75', após magnífica iniciativa pela direita, oferece literalmente o golo a Ricardo Melo, que, em posição frontal e livre de marcação, atira contra o guarda-redes. Jogava-se bem do lado do Beira-Mar e, no minuto seguinte, boa combinação entre André e Ibrahima, na direita, com o cruzamento a partir e Henrique a falhar o golo à boca da baliza. Aos 83', é Ibrahima que está muito perto do golo, mas o seu remate do lado direito, executado após uma boa abertura de Ricardo Melo, passa a rasar o poste mais distante.
O futebol de qualidade que os auri-negros praticavam nesta altura  teve um dos seus expoentes máximos, oas 87', quando, numa transição perfeita em que João Meireles combinou com Iuri e Henrique, este se isolou e não perdoou à saída do guarda-redes, rematando para o 7-1 final. Antes do derradeiro apito do árbitro, que realizou um bom trabalho, André Silva, que esteve sempre muito bem, sobretudo na segunda parte, voltou a oferecer o golo a Ibrahima, que rematou para defesa do guardião Gabriel Valinho.
Se jogos tem havido em que esta equipa não tem sido muito feliz, o resultado hoje obtido foi uma justa compensação para algumas frustrações sentidas anteriormente e pode prenunciar uma viragem no campeonato, que atinge, na próxima jornada, o final da 1ª volta.

Sem comentários: