quinta-feira, 28 de abril de 2011

Agenda fim-de-semana: Regressam os campeonatos

Após o interregno marcado pelo quadra pascal e pela participação nos já tradicionais torneios desta época do ano, as provas oficiais regressam no próximo fim-de-semana, mais concretamente no sábado, uma vez que estão marcados para este dia todos os 12 jogos que compõem a agenda das equipas da Academia de Futebol do SC Beira-Mar.
Esta jornada é marcada pelo final do campeonato nacional de juniores da 2ª divisão, com os auri-negros a encerrarem a época recebendo o SC Espinho, um duelo que não se repetirá no próximo ano devido à descida aos "distritais" dos "tigres" da Costa Verde.
No futebol de 7 merecem destaque as deslocações dos infantis A a Oliveira de Azeméis, onde procurarão consolidar a liderança na sua prova e a dos traquinas A a Cucujães, na procura da melhor posição possível na competição. Os benjamins B, no Campo do Seminário, protagonizarão também um despique muito interessante de seguir, com o Fermentelos, jogo onde os aveirenses, em caso de vitória, poderão ascender ao 2º lugar do campeonato distrital.
Na série dos últimos, bons jogos também em perspectiva nos escalões de infantis A e benjamins A, com o Beira-Mar a defrontar as fortes equipas do GD Gafanha.
Eis o quadro completo de jogos:


Análise prévia da jornada:

JUNIORES A: É o último jogo do campeonato nacional da 2ª divisão, mas este Beira-Mar-Espinho não terá os condimentos de épocas passadas, uma vez que a muito pouco ambas as equipas podem já aspirar nesta temporada oficial que agora finda. O nosso adversário está já condenado à descida aos campeonatos distritais, enquanto que os aveirenses terão de esperar pelo próximo ano para atacar, de novo, uma subida ao escalão maior do panorama júnior nacional, que este ano lhes escapou.
JUNIORES B: Com 13 pontos conquistados nos últimos 5 jogos (4 vitórias e 1 empate), a equipa do Beira-Mar tem uma boa oportunidade, na recepção à Sanjoanense, para prolongar este "estado de graça" e aumentar a sua série de resultados positivos, que a fazem estar já 5 pontos acima da "linha de água". Mas atenção, o nosso próximo adversário está em posição de descida e, com mais um resultado negativo, poderá começar a faltar tempo para a desejada recuperação. Podem, por isso, fazer do jogo de Aveiro uma partida de "tudo ou nada". Estejamos preparados para essa eventualidade.
INICIADOS B: No jogo, em casa, com o Arrifanense, os auri-negros têm, à partida, o favoritismo que lhes é facultado pela melhor posição na tabela classificativa (6º versus 9º) e pelos 8 pontos de vantagem de que dispõem. Os aveirenses ainda não perderam nesta 2ª volta (1 vitória e 2 empates) pelo que se espera a manutenção da sua invencibilidade, pelo menos por mais uma jornada.
INFANTIS A: Recém-vencedores do torneio internacional de Estarreja, onde bateram, na final, o FC Porto, é uma equipa bastante moralizada a que se desloca a Oliveira de Azeméis, para o cumprimento de mais uma difícil etapa num percurso que passa, no curto prazo, pela manutenção do 1º lugar no campeonato distrital e das distâncias para os mais directos adversários.
Também na série dos últimos o confronto é de alto nível. Os auri-negros recebem, no campo do Seminário, o GD Gafanha, equipa que reparte o comando da série F com o Beira-Mar, em igualdade pontual. O Gafanha foi a equipa que infligiu aos comandados de Ricardo Pinheiro a única derrota sofrida esta época (4-1 no jogo da 1ª volta), pelo que os aveirenses, para se sagrarem vencedores de série, terão de bater o seu adversário neste jogo. Grandes emoções nos esperam!
INFANTIS B: É um jogo de grande equilíbrio aquele que se espera entre os sub-12 do SC Beira-Mar e do Recreio de Águeda. Classificadas em 6º e 7º lugares, com os bairradinos a disporem de 2 pontos de vantagem sobre a equipa dos irmãos Teles, estas duas formações lutarão neste jogo por estas posições, podendo vir a trocar de ordenamento classificativo em caso de vitória do Beira-Mar. Recorde-se que, no jogo da 1ª volta, a nossa equipa venceu tangencialmente no terreno do seu adversário.
BENJAMINS A: É no jogo da série F que estão concentradas as maiores atenções desta jornada, neste escalão. Na Gafanha vão defrontar-se 1º e 2º classificados, com os aveirenses a disporem de 3 pontos de vantagem sobre o seu adversário, a quem, na 1ª volta, venceram categoricamente, por 6-1. Pensamos que neste jogo, onde se discute o 1º lugar na série e que interessa também a Eixense e Mourisquense, o resultado será mais nivelado.
O jogo da série G é, aparentemente, de menor grau de dificuldade, já que a nossa equipa tem o papel de anfitriã e o seu adversário, o Barroca, se apresenta na penúltima posição da tabela classificativa. Mas, "cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém"...
BENJAMINS B: Luta-se pelo 2º lugar no jogo que oporá, no campo do Seminário, o Beira-Mar (3º) ao Fermentelos (2º). Separados por 1 ponto apenas na classificação, com vantagem para os "leões" da Pateira, este jogo poderá determinar a ascensão dos auri-negros à vice-liderança, caso repitam a vitória que alcançaram em Fermentelos no jogo da 1ª volta.
Para a série D, dos últimos, a nossa equipa tem também um jogo de grande índice de dificuldade, deslocando-se ao terreno do Taboeira, que nos venceu claramente no jogo da 1ª volta. Acresce que ambas as equipas estão ainda na corrida pela vitória na série, com Oliveirense (18 pontos), Beira-Mar (17 pontos) e Taboeira (16 pontos) a perfilarem-se como os mais fortes candidatos, estando cada um à espera de uma escorregadela dos outros.
TRAQUINAS A: Já com o 1º lugar um pouco longe (9 pontos), mas ainda com muito campeonato para disputar, a deslocação a Cucujães vem no seguimento do regresso às vitórias alcançado na última jornada e na continuação da procura da melhor classificação que for possível. Em teoria, o adversário está ao alcance da equipa orientada por Daniel Esteves, esperando-se que, na prática, esse favoritismo auri-negro se concretize.
TRAQUINAS B: A equipa de Sérgio Ferreira desloca-se ao terreno do último classificado da série C do torneio distrital, mas este facto, por si só, não é sinónimo de facilidades para a equipa do Beira-Mar. Com efeito, a equipa aveirense apenas conseguiu 1 ponto nos jogos fora do Seminário e, no jogo disputado na 1ª volta com a Oliveirense, nosso adversário de sábado, foi um empate que se registou. Pode ser que o jogo de Oliveira de Azeméis seja para negar todas estas estatísticas e que os nossos pequenos campeões alcancem a primeira vitória fora de Aveiro.

Sem comentários: