domingo, 10 de abril de 2011

INFANTIS A "A": Vitória tranquila com exibição q.b.

SC Beira-Mar "A", 4 - ADF Anta, 0
(2-0, ao intervalo)

Sem grandes dificuldades, o comandante do campeonato distrital de infantis A averbou, no passado sábado, mais uma vitória na prova, ao bater o último classificado Anta por 4 golos sem resposta. A vitória da formação orientada por Ricardo Pinheiro nunca esteve em causa, tal a superioridade que evidenciou face ao seu adversário. A formação espinhense mostrou ser uma equipa bem organizada do ponto de vista defensivo, mas, em termos ofensivos, foi praticamente inexistente, proporcionando uma tarde bem tranquila aos guarda-redes aveirenses que actuaram nesta partida.
Os beiramarenses apresentaram-se com:
Marco Pais (gr); João Pedro Monteiro e Jorge; Miguel Anjos, Gil e Gonçalo; Leonardo.
Jogaram ainda: André, Ricardo Lima, Didi, Bernardo (cap) e Renato (gr).
O Beira-Mar entrou no jogo decidido a resolvê-lo o mais cedo que lhe fosse possível. Deste modo, e já depois de, aos 3', Miguel Anjos ter visto um golo seu ser anulado por fora de jogo, mas onde ficou gravado o magnífico desenho da jogada que lhe deu origem, no minuto seguinte, Leonardo, à boca da baliza, faz o 1-0 numa finalização fácil após passe do mesmo Miguel Anjos, que já tinha visto o guarda-redes espinhense, num primeiro momento, negar-lhe o golo como uma excelente defesa.
O guardião forasteiro André voltaria a mostrar todos os seus recursos quando, aos 7', na sequência de um dos habituais pontapés de canto ensaiados pela equipa de Ricardo Pinheiro, nega o segundo golo a João Pedro, que aplicou um potente remate que o guarda-redes dos "Baixinhos" defendeu com o pé.
O Beira-Mar dominava completamente o jogo, remetia a equipa contrária para o seu meio campo e, através de uma boa circulação de bola, tinha a baliza adversária permanentemente na mira. Mas voltou a ser de bola parada que os auri-negros fabricaram mais uma boa oportunidade para ampliarem a vantagem. Foi na sequência da marcação de mais um pontapé de canto que Ricardo Lima, do lado esquerdo, coloca a bola ao segundo poste, onde Jorge, solto de marcação, cabeceia mal e perde uma boa ocasião para dar mais tranquilidade à sua equipa.
A partir deste lance, o futebol praticado pela equipa do Beira-Mar caiu de produção, começando a escassear as oportunidades de golo. O Anta aproveitaria para começar a trocar melhor a bola, ainda que sem nunca colocar em perigo a baliza defendida por Marco. No entanto, uma equipa com grandes recursos como é a do Beira-Mar, quando o colectivo não funciona, faz apelo às individualidades e foi precisamente o que aconteceu, aos 26', quando Leonardo, em jogada individual, evita um adversário e dispara forte e colocado, de fora da área, fazendo o 2-0, que André não teve quaisquer hipóteses de evitar.
O intervalo chegaria pouco depois, não sem que antes, aos 29', num livre apontado por Miguel sobre o lado esquerdo, João Pedro, ao segundo poste, sem deixar a bola cair estivesse muito perto de fazer o terceiro golo e dar à sua equipa uma vantagem mais de acordo com o domínio e controlo do jogo mostrados durante os primeiros 30 minutos.
A entrada do Beira-Mar no segundo tempo voltou a ser muito forte e Miguel, logo aos 32', num cruzamento/remate do lado direito, faz a bola embater caprichosamente no poste mais distante. O Anta, apenas aos 33' e no seguimento de um livre de longe, faz o primeiro verdadeiro remate à baliza aveirense, proporcionando a Marco um desvio para canto. Mas a entrada decidida da equipa de Ricardo Pinheiro e o vasto leque de recursos nos lances de bola parada, logo fizeram, aos 34', o Beira-Mar chegar ao 3-0. Num livre assinalado na esquerda, Gil coloca a bola ao segundo poste, onde Miguel cabeceia para o meio, aparecendo Jorge, também de cabeça e à vontade, a atirar para o fundo das redes.
O resultado logo poderia ter sido dilatado, num período de jogo onde a bola tinha apenas um sentido, que era o da baliza do Anta. Gonçalo, aos 36' e 38' está muito perto do golo, proporcionando excelente defesa a André no primeiro lance e fazendo passar a bola muito perto do poste, no segundo, quando desviou a bola do guardião contrário após lançamento longo de João Monteiro. Aos 39' foi Didi que, da marca de grande penalidade, numa recarga a uma defesa incompleta de André a um remate de João Pedro, atirou para as nuvens e, aos 41', João Pedro faz a bola rasar o travessão, na sequência de mais um livre apontado por Gil.
A produção de oportunidades de golo por parte do Beira-Mar abrandaria , mas, ainda assim, aos 51', Ricardo Lima, na cobrança de um livre em posição frontal, coloca o guarda-redes André em dificuldade, proporcionando-lhe uma defesa apertada para canto que evitou mais um golo para os aveirenses.
A mais flagrante oportunidade de golo para o Anta aconteceria, aos 55', através de uma jogada pelo flanco esquerdo, com o passe atrasado a proporcionar a Gu o remate de primeira que saiu à figura de Renato, que substituíra Marco nas redes auri-negras.
O marcador final (4-0) viria a ser estabelecido, aos 58', numa bonita jogada de combinação entre Gil, Ricardo e Miguel Anjos, que este último finalizou à boca da baliza. Leo perderia a possibilidade de fazer o seu "hat-trick" em cima dos 60' regulamentares, falhando um golo também à boca da baliza.
Estava, deste modo, cumprida mais uma etapa nesta longa caminhada, que irá ainda encontrar no seu percurso obstáculos muito difíceis de ultrapassar, mas que o saber e maestria desta equipa saberão como contornar.

Sem comentários: