segunda-feira, 23 de maio de 2011

INICIADOS B: Primeira derrota na segunda volta

Fiães SC, 3 - SC Beira-Mar, 1
(1-1, ao intervalo)

Ao 7º jogo disputado na 2ª volta da 2ª fase do distrital de iniciados da 1ª divisão (série dos primeiros), a equipa do SC Beira-Mar viu-se batida pela primeira vez após a viragem do campeonato e 6 jogos consecutivos em que não conheceu o sabor da derrota. O autor da proeza foi o Fiães, que não desperdiçou o factor-casa para somar mais 3 pontos e manter-se, deste modo, na corrida pelo 1º lugar da classificação.
O jogo foi disputado num "pelado" em mau estado, com muito pó e sob um calor abrasador, condições que dificultaram imenso a tarefa dos atletas. Entrou melhor o Fiães, que logo no início conquistou três cantos consecutivos e criou muitos embaraços. O Beira-Mar tentou equilibrar, mas o propósito não se revelou fácil, já que o aspecto físico ditava enormes diferenças. Ainda assim reagimos e Marcos criou perigo pelo corredor esquerdo, fazendo um cruzamento para João Gonçalves falhar o remate. Sempre na base de um futebol directo (eufemismo para pontapé para a frente) e da disputa física, o Fiães ia cercando a baliza auri-negra, tendo criado alguns lances de perigo, primeiro num cruzamento que terminou num cabeceamento por cima do travessão e depois num remate de longe, que passou muito perto da trave da baliza de Diogo.
Seria, contudo, o Beira-Mar a adiantar-se no marcador, aos 22', numa jogada em velocidade pela esquerda, de Marcos, que colocou a bola no lado contrário, em Rafa; este ganha no um contra um, passa pelo defesa e é claramente derrubado. O penalti, prontamente assinalado pelo árbitro, é transformado no 0-1 pelo mesmo jogador.
A equipa da casa reagiu, mas quem esteve perto de marcar novamente foi a equipa aveirense, outra vez com Marcos na jogada, pelo seu corredor esquerdo, de onde desferiu remate cruzado a rasar o poste. No entanto, o 1-1 viria mesmo a acontecer, aos 28', na única desatenção da defensiva auri-negra, que não foi lesta a afastar a bola da zona do perigo, permitindo que um jogador do Fiães, na zona frontal, assistisse um colega desmarcado na direita, de onde atirou para o golo que Diogo não teve hipóteses de evitar.
Na segunda parte a nossa equipa desapareceu praticamente do jogo, com algum mérito para as alterações produzidas ao intervalo pelo nosso adversário, que fechou completamente o lado direito da sua defesa, corredor por onde Marcos criava frequentemente perigo. Deste modo, foi com alguma naturalidade que o Fiães, aos 52', chegou ao 2-1, num lance que nos pareceu duplamente irregular. Primeiro, o pontapé de canto que lhe deu origem não existiu; depois, na sequência da sua marcação, a defesa aveirense afasta a bola para a entrada da área, de onde sai o remate desferido por um jogador livre de marcação que só parou no fundo das redes da baliza defendida por Diogo. A segunda irregularidade prende-se com o facto de o guardião aveirense ter sido perturbado na sua acção, pela posição irregular de um jogador da casa, que se encontrava junto a si, em posição de fora-de-jogo, perturbando-lhe a visão da bola.
Em desvantagem no marcador, a equipa do Beira-Mar alterou a estratégia, arriscando mais no ataque e André, num lance pela esquerda, rematou cruzado para a baliza, onde Rui chegou tarde para a emenda. Nos últimos 5 minutos, João Amaral jogou o tudo por tudo, arriscando jogar somente com 3 defesas e foi nesta situação que o Fiães, numa transição, mas com muitas responsabilidades para a nossa equipa, chega ao 3-1. A jogada é pela direita, o cruzamento é feito para a área, onde surgem dois jogadores da casa na cara de Diogo, que fez duas defesas incríveis, mas a bola é mal aliviada e, em novo cruzamento, a bola embate no braço de Mango, tendo o árbitro assinalado correctamente a grande penalidade da qual resultou o terceiro golo dos donos do terreno.
O jogo terminaria com a vitória do Fiães, que terá de se considerar justa, já que se mostrou mais forte fisicamente, mais eficaz e melhor adaptada às condições do terreno, que dificultaram imenso o tipo de futebol que a nossa equipa gosta e tentou praticar. Se na primeira parte os auri-negros ainda se mostraram bem defensivamente e saíram algumas vezes para o ataque em transições rápidas, no período complementar estiveram mal na defesa e raramente conseguiram sair em condições de criar perigo na frente. Valeu a luta, o empenho e o trabalho colocados em campo, que desta vez não foram suficientes para levar de vencida uma equipa de nível etário superior.
A equipa do SC Beira-Mar apresentou-se com:
Diogo (gr); Yusuf (Luís Miguel, 55'), Bruno Reis, Nuno Silva (Gi, 60') e Ricardo Mango; João Neves (cap), Nuno Regêncio e Rui Ladeiro (André, int); Rafa (Rui Santana, int), João Gonçalves (Lâne, int) e Marcos.
Suplentes não utilizados: João Pedro e Nuno Aparício.

Sem comentários: