segunda-feira, 5 de setembro de 2011

INICIADOS A: Vitória escassa

AD S. Romão, 0 - SC Beira-Mar, 2
(0-1, ao intervalo)

A equipa de iniciados do SC Beira-Mar iniciou da melhor maneira a sua participação no campeonato nacional da categoria, deslocando-se a São Romão, nos arredores de Seia , onde bateu a equipa local por 2 golos sem resposta. A vitória foi inteiramente justa, num jogo de sentido único e em que o resultado apenas peca por escasso face à superioridade evidenciada pela equipa de João Amaral.
O técnico aveirense escalou para este jogo, que teve uma boa arbitragem do Sr. Ângelo Correia, da AF Castelo Branco, os seguintes atletas:
Diogo (gr); Gi, Ramon, Nuno Silva e Ricardo Mango; Nuno Regêncio (cap), Rui Ladeiro (Rafa, int) e André Santos; Jorge (Lâne, 60'), João Gonçalves (Manú, int) e Marcos.
Suplentes não utilizados: João Pedro (gr), Marcos Dias, Nuno Aparício e Bruno Matos.
A equipa auri-negra entrou bem no jogo, dominando completamente um S. Romão que defendia com 11 jogadores no seu meio campo e os primeiros sinais de perigo apareceram por Jorge, numa diagonal da esquerda para a direita, tendo sido desarmado no momento em que preparava o remate final. Foi o aviso para o 0-1, que surgiria pouco depois, aos 6', numa jogada iniciada em Jorge, na direita, que cruzou para a área, onde o "capitão" Regêncio aproveitou uma falha (a única) do guardião da casa para finalizar de cabeça.
Em lances de bola parada o Beira-Mar poderia ter ampliado o marcador, mas o livre de Regêncio, aos 10', esbarrou na barreira e André, aos 14', rematou por cima do travessão. O São Romão não criava perigo, tentando sair em transições rápidas e Diogo era um espectador privilegiado do jogo. Ao invés, do lado contrário, Cláudio, o nº 1 da casa, tornava-se a figura do encontro, assegurando a desvantagem mínima e lisonjeira para a sua equipa até ao intervalo, primeiro com uma defesa incrível, com a cabeça (!), a um remate, também de cabeça, de Marcos, após cruzamento de Jorge e, depois, fazendo a "mancha" a um remate de João Gonçalves, que surgiu isolado na área.
A segunda parte trouxe mais do mesmo, com Jorge a avisar, logo após o reatamento, rematando a escassos centímetros do poste direito. Jorge que, aos 41', já dentro da área, veria novamente o guardião Cláudio negar-lhe a hipótese do segundo golo, o mesmo sucedendo, aos 44', desta vez com Marcos (remate de cabeça) como protagonista. No minuto seguinte o guarda-redes serrano opor-se-ia a um remate de longe de André Santos, desviando a bola para canto, repetindo a façanha, aos 48', desta vez a remate de Rafa.
Costuma dizer-se, nestas situações, que quem não marca arrisca-se a sofrer e isso bem poderia ter acontecido, pois a inspiração do guardião do São Romão transmitiu confiança à sua equipa e alguma esperança em chegar à igualdade à medida que o tempo passava e a desvantagem mínima se mantinha. E foi deste modo que, na parte final do encontro e aproveitando também alguma ansiedade que se apoderou da formação aveirense, os serranos criaram alguns calafrios no último reduto auri-negro. Aos 57', na sequência de um livre, a bola colocada na área chega mesmo a entrar na baliza de Diogo, mas o golo, obtido já com o jogo interrompido, foi pronta e justamente anulado, por posição irregular do marcador. Pouco depois, aos 60', os aveirenses voltaram a respirar de alívio, quando viram a bola passar ao lado da baliza, rematada fortemente pelo "capitão" da casa, na marcação de um livre assinalado na meia-lua.
O descanso completo só surgiria no primeiro dos 2 minutos de compensação dados pelo juiz albicastrense, quando, em transição rápida, a equipa de João Amaral chegou ao escasso mas tranquilizador 0-2. Ricardo Mango tem uma arrancada de cerca de 30 metros, pelo corredor esquerdo, colocando a bola na marca de grande penalidade, com conta, peso e medida, para a finalização de Lâne, que só teve de encostar.
Vitória mais que justa da equipa do Beira-Mar, no jogo de estreia da maioria destes atletas no campeonato nacional, facto que os fez denotar algum nervosismo. Agora que a estreia está feita, resta trabalhar para dar continuidade ao que de bom se fez até hoje e evoluir no que esteve menos bem.

3 comentários:

Edmundo Ferreira disse...

Parabéns e votos de uma época recheada de sucessos.

Abraço
EFerreira

Tiago Pereira disse...

Parabens... Continuem a trabalhar!

Abraço

JLN disse...

FORÇA BEIRA <3