domingo, 25 de setembro de 2011

JUNIORES B: Derrota por números exagerados

SC Beira-Mar, 0 - Oliveira Bairro SC, 3
(0-1, ao intervalo)

Com uma equipa formada maioritariamente por atletas juvenis de 1º ano, o SC Beira-Mar averbou mais uma derrota (a 3ª em 3 jornadas) no campeonato distrital de juniores da 1ª divisão, na recepção à formação do Oliveira do Bairro, que, no entanto, só foi superior aos aveirenses durante a primeira meia hora de jogo. Os 0-3 do resultado são algo exagerados e não espelham a excelente réplica dada pela nossa equipa, que só ficou fora da discussão do resultado na parte final do jogo, quando os jovens "falcões do Cértima" confirmaram, com mais 2 golos, a vantagem tangencial que desfrutavam desde os 23' do primeiro tempo.
A equipa auri-negra apresentou-se, no relvado secundário do estádio Mário Duarte, com a seguinte formação:
Cirineu (gr); Teixeira (Yusuf, int), Ricardo Esteves, Fábio e Greno; Miguel Campos, Balacó (cap), Rúben Oliveira e João Ferreira (Steven, int); Sousa, Manuel Guedes.
Após os instantes iniciais de alguma contenção de parte a parte, o Oliveira do Bairro passou a ter maior iniciativa, perante um Beira-Mar que se defendia bem, mas ao qual faltava profundidade de jogo. A primeira ocasião de golo aconteceu aos 8', quando Manafá, nas costas do seu opositor, cabeceou para as mãos de Cirineu uma bola cruzado do corredor direito do ataque do Oliveira do Bairro. O primeiro remate do Beira-Mar só aconteceu aos 22', através de João Ferreira, que concluiu, de fora da área, uma boa jogada dos aveirenses. O disparo saiu forte, mas ao lado. Só que, no minuto seguinte, o maior caudal ofensivo dos bairradinos dava os seus frutos, com Manafá desta vez a concluir com êxito ao segundo poste, desviando para o 0-1 novo cruzamento da direita.
No último quarto de hora da etapa inicial os auri-negros conseguiram inverter a tendência do jogo e, aos 34', Manuel Guedes ganha na antecipação uma reposição de bola em jogo, mas o seu remate, na cara do guardião contrário, não levou a direcção desejada. Aos 39' foi Greno que tentou o golo, num livre em posição frontal, mas o remate saiu rente ao poste. A maior oportunidade de golo dos da casa surgiria, aos 44', com João Ferreira, na cara do guardião de Oliveira do Bairro, a falhar de cabeça um cruzamento de Balacó, vindo da esquerda.
O segundo tempo iniciou-se com o mesmo figurino de jogo, isto é, com os auri-negros em busca do empate. Paradoxalmente, foram os visitantes que, aos 50', voltaram a estar perto do golo, com a sorte a proteger a baliza de Cirineu, que viu um cabeceamento do jogador nº 10 embater no travessão. A sorte que protegeu o Beira-mar neste lance passou para o lado contrário pouco depois, aos 53', com Miguel Campos a ver a sua finalização esbarrar no poste esquerdo, na sequência de um livre de Balacó.
O Oliveira do Bairro baixava as suas linhas na defesa da magra mas preciosa vantagem, até que, aos 71', aconteceu o lance que poderia ter dado um rumo diferente aos acontecimentos. Uma grande jogada de Manuel Guedes pelo flanco esquerdo culmina com um cruzamento milimétrico para a cabeça de Greno, que surge de rompante na cara do golo, mas tem a infelicidade de ver o seu remate embater, com estrondo, no poste. Sorte para o Oliveira do Bairro!
E como no futebol, quem não marca sofre, aos 79', a equipa da Bairrada "matou" o jogo, com o nº 10 a aproveitar uma  perda de bola em zona frontal e recuada, a ficar na cara de Cirineu e a atirar para o 0-2. Este golo acabou com a equipa da casa e, aos 88', o 0-3 obtido na transformação de uma grande penalidade, tão clara quanto desnecessária, foi um mero pró-forma.
A vitória do Oliveira do Bairro tem de aceitar, a sua equipa é mais forte e experiente, mas os números são claramente exagerados.

Sem comentários: