domingo, 11 de setembro de 2011

JUNIORES B: Perder um jogo e ganhar uma equipa

SC Beira-Mar, 0 - SC Alba, 2
(0-1, ao intervalo)

O SC Beira-Mar iniciou a sua participação no campeonato distrital de juniores da 1ª divisão da AF Aveiro com uma derrota caseira, frente ao Alba, por 2 golos sem resposta. O resultado, contudo, não é revelador daquilo que se passou em campo, e só quem assistiu à partida de sábado de manhã, no relvado secundário do estádio Mário Duarte, pode avaliar da injustiça desta derrota auri-negra.
Os aveirenses entraram em campo para defrontar um tradicional candidato à qualificação para a série dos primeiros, e fizeram-no com a sua equipa de juvenis de 1º ano, que mandou no jogo praticamente durante os 90 minutos, indiferente à grande diferença etária existente entre as duas formações, que só era notada no peso e na altura que os atletas do Alba tinham, manifestamente, a mais. Quando a melhor equipa sobre o terreno perde, há sempre razões para  isso e, neste caso, elas prenderam-se com o enorme desperdício das oportunidades de golo criadas, pela manifesta falta de sorte em algumas ocasiões (2 bolas na barra, por exemplo) e pela falta de "fair-play" do "capitão" de Albergaria na obtenção do segundo golo, conseguido após uma interrupção de jogo em que a bola foi devolvida (?!) pelo nº 7 do Alba para dentro da baliza defendida por Canha. O jogo está perdido, mas a maturidade, a aplicação e a qualidade demonstradas por estes "miúdos" deixaram os responsáveis auri-negros satisfeitos. Ganhou-se uma equipa!
António Luís e José Maria Almeida, responsáveis técnicos do Beira-Mar, fizeram evoluir no recinto de jogo:
Canha (gr); Sousa, Fábio (cap), Ricardo Esteves e Bruno Filipe; Nuno Abreu (Rui Santana, 87'), Tiago Ramalho e Rúben Oliveira (Sérgio, 87'); Bruno Reis (João Valente, 60'), Steven e Hugo Custódio.
Suplente não utilizado: Hugo (gr).
A primeira parte do jogo foi de completo domínio da equipa do SC Beira-Mar, com os jovens atletas auri-negros a darem um "recital" de futebol bem jogado a que só faltou o golo. Steven, endiabrado, por 3 vezes (6', 8' e 14') apareceu na cara do guarda-redes, mas falhou o "chapéu" na primeira ocasião e rematou bola contra o corpo do guardião adversário nas outras duas.
A crueldade do futebol chegou, aos, 16', com o Alba, na primeira vez que colocou a bola na área aveirense ( na marcação de um livre lateral) a chegar ao imerecido 0-1. Apesar deste revés, Hugo Custódio, aos 26', teve grande oportunidade para empatar, mas quase desesperou quando viu o "chapéu" executado ao guarda-redes contrário, na direcção da baliza, levar a bola a bater no solo e a subir para a barra e, depois, para o poste, não entrando por milagre.
O intervalo chegava com uma desvantagem no marcador injusta para os auri-negros, perante um Alba que apenas viria a criar lances de algum perigo na parte final da etapa inicial, aos 39' e 45'.
A segunda parte foi mais repartida e a primeira situação de perigo pertenceu mesmo ao Alba, aos 52', com o avançado nº 9 a surgir na cara de Canha, que anulou o lance com uma boa intervenção. Mas, no minuto seguinte, o "capitão" Fábio, na sequência da marcação de um canto, rematou à barra, confirmando-se o dia aziago para os auri-negros em termos de finalização e falta de sorte.
O Alba chegaria ao 0-2, aos 58', no lance já referido de falta gritante de "fair-play" da equipa adversária e, sobretudo, do seu "capitão", que não se eximiu de festejar a "façanha". Este momento foi marcante na partida, porque deixava os nossos jovens a uma maior distância do adversário, sendo a recuperação do atraso mais difícil. Mesmo assim e apesar do modo traiçoeiro como sofreram este segundo golo, os jogadores aveirenses nunca deixaram de lutar e Steven, aos 66', mais uma vez na cara do guardião do Alba, poderia ter encurtado distancias, o mesmo sucedendo, aos 84', com um remate de primeira de Hugo Custódio por cima da barra, após boa jogada e cruzamento da direita de João Valente.
Temos equipa!

Sem comentários: