domingo, 30 de outubro de 2011

JUVENIS B: Goleada anunciada

SC Beira-Mar, 10 - AA Macinhatense, 0
(3-0, ao intervalo)

A equipa de juvenis B do SC Beira-Mar terminou a 1ª volta do campeonato distrital da 2ª divisão na liderança da série E, ao receber e vencer, por uns "redondos" 10-0, a frágil formação da AA Macinhatense.
Esta goleada adivinhou-se desde os primeiros instantes da partida, tal a facilidade com que os comandados de Zé Maria Almeida construíam jogadas que terminavam, invariavelmente, em golo ou em oportunidade desperdiçada. De referir ainda que este resultado foi alcançado sem que os aveirenses tivessem feito uma exibição de encher o olho e que os rapazes do Macinhatense, inferiores em todos os capítulos do jogo, foram de uma grande dignidade na derrota, com uma palavra de destaque para o seu guarda-redes.
O Beira-Mar apresentou-se com:
Canha (gr); Sousa, Ricardo Esteves, Ricardo Pinto e Filipe Melo; Nuno Abreu (Rui Santana, 68'), Miguel e Tiago Ramalho (cap); Bruno Reis, Tiago Marques (João Miguel, 68') e Hugo Custódio.
Suplentes não utilizados: Yusuf, Fábio, Sérgio e Steven.
O primeiro golo do jogo tardou 9' a surgir, mas antes disso, logo no primeiro minuto (Tiago Ramalho, da marca de grande penalidade, perfeitamente enquadrado com a baliza depois de um passe de Custódio, atirou contra o guarda-redes) e, depois, aos 5' (remate cruzado de Bruno Reis ao poste), já o Beira-Mar poderia ter inaugurado o marcador. O autor do 1-0 foi Tiago Marques, numa jogada de contra-ataque após um canto conquistado (!) pelo Macinhatense, com o goleador aveirense a isolar-se e, desta vez, a não perdoar.
Estava feito o mais difícil e desvendada a primeira das duas duas incógnitas para este encontro. Já sendo conhecido o instante da obtenção do primeiro golo, faltava saber a dimensão da vitória do Beira-Mar. E a história do jogo resume-se a isso mesmo, aos golos obtidos e às oportunidades desperdiçadas pelos auri-negros. Em jeito de cronologia, para mais tarde recordar, os factos foram estes:
13'- 2-0, por Bruno Reis, num remate cruzado de pé esquerdo, após um canto apontado por Hugo Custódio.
15' - Após uma boa iniciativa individual, Miguel faz um "chapéu", mas defesa macinhatense safa em cima do risco de baliza.
20' - Novamente Miguel, apenas com o guarda-redes pela frente, a rematar por cima da barra.
27' - Na sequência de uma boa incursão de Filipe Melo pela esquerda, é um defensor contrário que mais uma vez tira a bola na boca do golo.
28' - Após uma boa jogada de Hugo Custódio pela esquerda, surge na boca da baliza Ricardo Esteves a corresponder da melhor maneira ao cruzamento do seu colega e a elevar o marcador para 3-0.
37' - Tiago Marques remata rente ao poste após uma transição rápida dos aveirenses.
Sem ter feito um jogo brilhante, o Beira-Mar dominava a seu bel-prazer e chegava ao intervalo a vencer por um resultado já confortável, mas que ficava muito aquém da diferença entre as duas equipas. Este desnível viria, contudo, a acentuar-se no segundo tempo, cujos factos aconteceram mais ou menos da seguinte maneira:
42' - Tiago Ramalho dispõe da primeira oportunidade de golo do período complementar, rematando, dentro da área, sobre o travessão, na sequência de um cruzamento de Miguel da direita. Na jogada seguinte é Bruno Reis que cruza da mesma zona, desta feita para uma boa antecipação de Tiago Marques que, de cabeça, faz o 4-0, o segundo da sua conta pessoal.
44' - 5-0, numa jogada de insistência de Miguel, que vê o guarda-redes negar-lhe o golo com uma primeira defesa, mas que, depois de recuperar a bola, teve tempo para oferecer o golo fácil a Tiago Marques, que chegava, desta forma, ao seu "hat-trick".
46' - Falhanço de baliza aberta de Tiago Marques, após passe de Bruno Reis.
50' - Miguel faz o 6-0, depois de fazer uma recepção perfeita de um passe longo e de desviar, de primeira, fora do alcance do esforçado guarda-redes do Macinhatense.
55' - O guardião de Macinhata nega o golo a Tiago Ramalho, defendendo com o pé.
57' - Novamente Tiago Ramalho, a perder o duelo com o guarda-redes contrário, mas com o ressalto a ser aproveitado por Filipe Melo para chegar ao 7-0, fazendo a bola bater ainda no poste antes de entrar.
60' - 8-0 por Hugo Custódio, que surge solto ao segundo poste a encostar para o golo, após cruzamento da direita de Sousa.
61' - Tiago Marques chega ao "poker" de golos, resultando o 9-0 de uma boa jogada de envolvimento, com combinação entre Hugo Custódio e Filipe Melo, que cruza da esquerda para mais uma finalização à boca da baliza. Foi, talvez, o golo mais bonito da manhã, pela jogada de fino recorte técnico que lhe deu origem.
65' - Tiago Marques falha mais um golo de baliza aberta na sequência da marcação de um canto.
70' - Rui Santana arredonda as contas e chega ao 10-0, numa oportuna recarga, depois de Hugo Custódio, isolado, ter permitido a defesa ao guarda-redes do Macinhatense, o elemento mais em foco na sua equipa.
79' - Tiago Ramalho começa e acaba uma jogada pela esquerda, mas falha o golo à boca da baliza.
80' - Última oportunidade de golo, perdida por Hugo Custódio.
Uffff!

1 comentário:

Anónimo disse...

Execelente equipa, que certamente ira crescer para continuar a dar alegrias a todos os beiramarenses. Assim este plantel seja bem gerido e trabalhado, o que me parece estar a ser feito, e uma constante prospecção para que se possa continuar a ser competitivo para o nacional no proximo ano.
Saudações beiramarenses.