domingo, 20 de novembro de 2011

INICIADOS A: Vitória à chuva

NDS Guarda, 0 - SC Beira-Mar, 3
(0-0, ao intervalo)

Foi sob o signo da chuva, que não parou de cair durante a permanência da comitiva auri-negra na também fria cidade da Guarda, que a equipa de João Amaral regressou às vitórias no campeonato nacional de iniciados, acabando por bater de uma forma clara, por 0-3, a formação do Núcleo local, resultado construído nos segundos 35 minutos do encontro.
Apesar das condições climatéricas adversas o relvado do estádio Municipal da Guarda resistiu à intempérie e apresentava-se em condições que permitiram que se jogasse futebol, num jogo quase de sentido único, dominado inteiramente pelo Beira-Mar. Os auri-negros começaram o jogo logo na mó de cima e desperdiçaram a primeira ocasião de golo logo aos 2', com Ramon a chegar atrasado a uma emenda, na sequência da marcação de um pontapé de canto. A iniciativa pertencia aos aveirenses que poderiam ter chegado ao golo na transformação de um livre a castigar uma falta sobre Marcos, na linha limite da grande área, com Rafa a atirar por cima da barra ou num cabeceamento de Ramon, após novo canto, que saiu ao lado. Também Manú e Marcos poderiam ter colorido o marcador, mas o remate do primeiro saiu ao lado do poste direito e o segundo adiantou em demasia a bola e permitiu a "mancha" ao nº 1 da casa. João Gonçalves completaria o rol das oportunidades perdidas quando, em cima do apito para o descanso, numa posição isolada, atirou para a defesa do guardião do Núcleo.
Este domínio aveirense só seria abalado já em período de compensação quando, na sequência da marcação de um canto e da confusão gerada pelo lance, os visitados dispuseram da sua única oportunidade para marcar, tendo João Pedro defendido por instinto.
Na segunda parte manteve-se o domínio da formação comandada por João Amaral, mas a velocidade imprimida, na posse e circulação de bola, foi superior e, aos 39', após a marcação de um canto, a bola sobra para Ramon, que assiste André e este entra na área e desfere um pontapé cruzado de pé direito para o fundo das redes, desbloqueando, deste modo, o nulo no marcador.
A equipa auri-negra, com o 0-1, tranquilizou-se ainda mais e continuou a carregar sobre o adversário, não permitindo, deste modo, que se cometessem os mesmos erros do jogo da jornada anterior. E na melhor jogada do desafio, aos 46', após uma longa posse de bola, esta chega à esquerda, a Manú, que se desfaz do seu opositor directo, combina com Ricardo Mango, que coloca na área, onde surge Marcos, de primeira, a rematar para as redes sem deixar a bola cair, colocando o resultado em 0-2.
Mais golos poderiam ter surgido, mas o guardião egitaniense desviou para o poste esquerdo um remate forte de Lane desferido de fora da área e Marcos, isolado pela direita, também atirou contra o guarda-redes contrário, que se cotou como o melhor elemento em campo da sua equipa. Neves e Lane, dentro da área, atrapalharam-se mutuamente na altura do remate e perderam também a oportunidade de fazer o 0-3, que surgiria, aos 56', na sequência de uma boa jogada pelo corredor direito, com André, muito oportuno, a aparecer na boca da baliza e a encostar para o golo, aproveitando bem o centro-remate feito pelo colega.
Com o jogo praticamente decidido, este viria a arrastar-se até final sem muitos motivos de interesse, apenas se registando alguns lances de perigo relativo criados pelos aveirenses, que acabavam quase sempre em más decisões no último passe. Os donos do terreno também procuraram subir um pouco no terreno, mas nunca chegaram a incomodar o guarda-redes João Pedro.
E foi já com cerrado nevoeiro, que começara a surgir a meio do segundo tempo, que o árbitro da AF Viseu, Sr. Bruno Pereira, que realizou um bom trabalho, deu o jogo por terminado, não procedendo a qualquer compensação.
Boa vitória, boa atitude e melhor qualidade de jogo no segundo tempo.
O SC Beira-Mar alinhou com: João Pedro (gr); Miguel (Gi, int), Ramon, Nuno Silva e Ricardo Mango; João Neves (cap), Nuno Regêncio (Nuno Aparício, 60') e Rafa (André, int); Manú (rui Ladeiro, 52'), João Gonçalves (Lane, int) e Marcos Franco.
Suplentes não utilizados: Diogo e Ivan.

Sem comentários: