quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Balanço da jornada: Juniores na crista da onda

Num fim-de-semana em que os traquinas B, ao baterem na última jornada o Estarreja, por 8-1, se sagraram vencedores do torneio de inverno da AF Aveiro (série C) e os iniciados A garantiram a qualificação para a 2ª fase do campeonato nacional da categoria, pese embora o empate caseiro (2-2) com o Gafanha, é para a equipa de juniores A que vão as honras da jornada, depois da preciosa vitória alcançada na difícil deslocação a Viseu, onde os comandados de António Luís triunfaram, por tangencial 1-2, contra o Académico local. Foi a quarta vitória consecutiva dos sub-19 auri-negros, que chegam às 2 últimas jornadas do campeonato nacional da 2ª divisão numa posição em que dependem de si próprios para garantir a qualificação para a fase de subida, nem que seja através da disputa do "play-off". O excelente momento de forma que a equipa atravessa e a qualidade do futebol praticado fazem-nos ter muita esperança.
Acabou a 1ª fase dos campeonatos distritais da 1ª divisão de juniores e de iniciados e as nossas equipas terminaram bem, cada qual com a sua vitória, ainda que lhes estejam reservadas sortes diferentes na 2ª fase das respetivas provas. Os juniores bateram o Avanca, no seu terreno, por 1-2, mas este resultado, já se sabia há muito, não impedirá os aveirenses de disputarem a série dos últimos. Pelo contrário, os nossos sub-14 cimentaram o 2º lugar na Zona Sul com a vitória, por 0-1, alcançada em Oliveira do Bairro, terminando esta fase a apenas 3 pontos do líder e com 7 pontos de avanço sobre o 3º classificado. São grandes as expectativas relativamente ao que estes atletas serão capazes de fazer na série dos primeiros, que irão disputar na 2ª fase.
As nossas equipas de juvenis averbaram, nesta jornada, 2 derrotas. No campeonato nacional, a formação de Aguinaldo Melo, com a manutenção já garantida, terminou a sua participação na prova no Candal, onde a equipa vilanovense fez pela vida e venceu por 2-0, resultado que ainda lhes permitirá evitar, no "play-off", a descida aos distritais. A equipa "B", no campeonato distrital da 2ª divisão, voltou a não se dar bem com os ares da casa e averbou mais uma derrota, também por 0-1, desta feita contra o Lusitânia de Lourosa.
No futebol de 7, terminou também a 1ª fase dos campeonatos distritais de benjamins (A e B) e as nossas equipas, que tiveram participação nesta jornada, averbaram vitórias. Os benjamins A, na série G, deslocaram-se a Sever do Vouga na condição de líderes e com a qualificação para a série dos primeiros já garantida, mas sofreram imenso para levar de vencida o Mini Foot, que só cedeu por um muito renhido 4-5. Quanto aos benjamins B, discutiam em Águeda qual das duas equipas em presença fugiria ao último lugar da série G. Com uma vitória clara, por 1-6, os auri-negros deixaram essa posição incómoda para o seu adversário.
Finalmente, os traquinas A tinham duplo compromisso e os resultados que se verificaram acabaram por não constituir qualquer surpresa. Na série F, o Beira-Mar fez valer o seu favoritismo e o estatuto de comandante na sua deslocação a Estarreja, onde se impôs por 3-6. Já na série G, os aveirenses nada puderam fazer para obstar aos 1-11 com que o GD Gafanha, líder da classificação, nos "brindou" no campo do Seminário.
O saldo positivo de 7 vitórias, 1 empate e 3 derrotas nos 11 jogos disputados está bem resumido no quadro que segue:

Sem comentários: