sábado, 21 de janeiro de 2012

JUNIORES A: Mais um passo decisivo

Académico Viseu FC, 1 - SC Beira-Mar, 2
(0-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar arrancou esta tarde, no campo 1º Maio, em Viseu, uma extraordinária vitória, por 1-2, frente ao Académico local, resultado que cimentou os aveirenses no 4º lugar da série B do campeonato nacional da 2ª divisão, posição que permite disputar o "play-off" de acesso à fase de subida.
Com um nulo no marcador ao intervalo,  números deveras lisonjeiros para os viseenses, os auri-negros arrancaram para a vitória na etapa complementar, com um golo madrugador de Marc, que ainda foi anulado pelos academistas, aos 64', e uma "bomba" de Bruno, pouco depois da meia hora, que conferiu à sua equipa o único resultado que lhe interessava.
A vitória foi inteiramente justa, num jogo em que depois de um quarto de hora inicial equilibrado, o Beira-Mar se mostrou sempre superior ao adversário em todos os capítulos de jogo, sendo de destacar a qualidade da posse de bola evidenciada.
No campo 1º de Maio, em Viseu, os aveirenses apresentaram:
Samuel (gr); Xavi, Mika (cap), Manuel Martins e Leandro; Balacó, Mathieu, Bruno João e Pité (Cassamá, 83'); Ricardo Figueiredo (Manuel Guedes, 89') e Marc (Nanu, 72').
Suplentes não utilizados: Cirineu (gr), Francisco, Diogo Carvalho e Rui Santos.
Este era um jogo de crucial importância para as aspirações das 2 equipas, que se apresentavam separadas por apenas 1 ponto na tabela classificativa e o equilíbrio que este facto induzia foi traduzido no primeiro quarto de hora da partida, que foi disputado com grande intensidade e com iniciativas de ataque repartidas. Nota para uma situação de perigo para os locais, resultante de uma perda de bola em zona central e recuada da defesa aveirense, que ainda conseguiu anular, "in-extremis", a possibilidade de os academistas inaugurarem o marcador.
Esgotados os primeiros 15 minutos, o Beira-Mar passou a tomar conta do jogo e a exibir um futebol de muita qualidade, que se estenderia até praticamente ao final da partida. Logo aos 16', Pité surge na cara do guardião Rui Pedro mas não decide bem e o lance perdeu-se. Aos 24', numa excelente jogada de envolvimento da equipa auri negra, Ricardo Figueiredo cruza do flanco esquerdo com conta, peso e medida para a zona da grande penalidade, onde surgiu Bruno, vindo de trás, a cabecear à vontade mas ligeiramente ao lado.
No entanto, aos 29', em novo percalço da equipa aveirense (nova perda de bola em zona central - no melhor pano cai a nódoa), o nº 7 João Ricardo fica isolado na cara de Samuel e perde excelente ocasião para inaugurar o marcador. Mas o domínio era aveirense e Figueiredo, à passagem da meia hora, num remete cruzado, faz estremecer a barra da baliza academista. Aos 43', à boca da baliza, na sequência de livre de Ricardo Figueiredo, Xavi perde nova grande oportunidade para colocar o Beira-Mar em vantagem e manda as equipas para o intervalo com um nulo no marcador, resultado que era algo injusto para os aveirenses.
A supremacia que o Beira-Mar evidenciou a partir dos 15' de jogo, traduzida numa maior e melhor posse de bola e num futebol de qualidade bem superior ao mostrado pelo seu adversário, que esperava apenas pelo erro contrário, teve a sua recompensa logo no início do segundo tempo, quando Marc, num extraordinário pontapé acrobático efetuado ao segundo poste, dá a melhor sequência a um cruzamento da direita de Ricardo Figueiredo e adianta a sua equipa no marcador, rematando sem deixar cair a bola no chão. Grande golo este 0-1!
Embalados pela vantagem, os aveirenses refinaram ainda mais o futebol praticado e Ricardo Figueiredo, por duas ocasiões, esteve perto de alargar a vantagem. Aos 51', num remate forte de fora da área, fez a bola rasar o travessão e, aos 55', solicitado na frente, adiantou-se ao seu adversário e rematou cruzado, de pé esquerdo, para uma excelente defesa de Rui Pedro.
O Académico de Viseu, no minuto seguinte, no seguimento da marcação de um pontapé de canto, faz prova de vida através do seu nº 8 Mauro, que remata de cabeça, com muito perigo, ao lado da baliza defendida por Samuel. Este mesmo jogador academista, aos 64', e contra todas as previsões, consegue, sozinho, chegar ao 1-1, perante muita passividade no sector recuado aveirense, já que Mauro, a quem tem de ser dado também o seu mérito, pegou a bola na zona do meio campo, foi por ali fora, até ficar na cara de Samuel, de quem desviou com êxito para o fundo das redes.
Os auri negros acusaram o golo e passaram por um período, curto é certo, que foi o menos conseguido do jogo. Mas a vontade de vencer era grande e, aos 74', um remate em arco de Ricardo Figueiredo rasa o travessão, mas mostrou bem qual era a intenção dos aveirenses. E foi "à bomba" que se chegou à vitória! Aproveitando bem a marcação de um livre indireto, assinalado em zona frontal, perto da linha limite da grande área, Bruno recebe a bola de um pequeno toque de um colega e dispara um "fuzil" indefensável ao ângulo superior direito do esforçado mas impotente guardião Rui Pedro, que nada podia fazer para evitar o 1-2 final.
O mesmo Bruno, aos 80', em jogada de contra-ataque, conclui com mais um remate forte que ameaçou de novo a baliza academista, passando a rasar o ferro superior. Até final, os aveirenses controlaram a seu bel-prazer a partida, fazendo uma boa gestão da posse de bola e do tempo e poderiam mesmo, já em período de compensação, ter dilatado a vantagem, mas Manuel Guedes, à boca da baliza, foi estorvado nos seus intentos e não conseguiu concluir com êxito uma boa jogada pela direita de Nanu.
A arbitragem do albicastrense, Sr. Ângelo Correia, foi excelente, num jogo em que os jogadores não lhe criaram problemas e que terminou com uma vitória justa dos aveirenses.

Sem comentários: