quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

INFANTIA A "A": Mau demais e... derrota justa!

SC Beira-Mar "A", 1 - AD Taboeira, 2
(1-2, ao intervalo)

A quarta jornada dos Infantis A, série dos primeiros, trouxe-nos neste passado sábado a segunda derrota na prova em curso. Uma derrota justa, imposta pelo rival Taboeira, em casa, e que expôs o pior do que a equipa é capaz de fazer. Os três pontos acabaram por ir para os forasteiros, que foram quem mais os quis no decorrer da partida.
Alinharam neste encontro: Marcelo (1), Brandão (5), Arsénio (6), J. Claro (7), Gonçalo (10), Kiko (15), Kikas (16), Júnior (17), Aleks (19), Rúben (77), Azevedo (80) e Ricardo (99).
Jogaram, de início, na 1ª parte: Ricardo, Arsénio, Brandão, Rúben, Júnior, Gonçalo e Aleks. Jogaram ainda: J. Claro, Kikas, Kiko e Azevedo.
À semelhança do jogo da manhã, neste escalão, o adversário era complicado e a conquista dos três pontos não só aumentaria a distância para o rival como também permitiria continuar a escalada pelos lugares cimeiros da prova. A equipa entrou muito nervosa e torna o jogo ainda mais complicado logo ao 1º minuto, com a oferta de um golo ao adversário, começando a partida, pois, praticamente a perder. Apesar de ter mais bola, não fez essa posse de bola com critério e acabou por cometer alguns erros de ordem técnica que tornavam o jogo feio e complicavam as oportunidades de chegar com perigo à baliza adversária. Aos 18’, o Taboeira chega a uma vantagem que foi suficiente para sair vencedor da partida, aumentando o marcador para 0-2, numa bola metida nas costas da nossa defesa, que resultou num bom golo.
No minuto seguinte, e após uma jogada individual, Rúben é travado em falta na área e é assinalada grande penalidade, convertida em golo por J. Claro, que reduzia então a desvantagem para 1-2 e fazia crer que era possível mudar o rumo dos acontecimentos. Na sequência do lance, o guarda-redes adversário tem conduta antidesportiva para com J. Claro, pontapeando-o, já que este pretendia repor, de imediato, a bola no círculo central e reatar o jogo o mais depressa possível. Vermelho justo para o guardião adversário e o Beira-Mar passa a jogar contra menos um, mais um tónico para outro resultado. Mas, até final da 1ª parte, não houve capacidade da nossa equipa em compreender a melhor forma de jogar a partir deste momento, optando pelo jogo individual em detrimento do coletivo.
Jogaram, de início, na 2ª parte: Marcelo, Arsénio, Brandão, Rúben, Kikas, Kiko e Aleks. Jogaram ainda: Azevedo, J. Claro, Kiko e Gonçalo.
Agora em superioridade numérica, pedia-se á equipa, sobretudo aos homens da frente, uma pressão mais intensa, de forma a roubar mais bolas no último terço do terreno e progredir até à baliza para fazer os tão desejados golos. Era preciso agressividade, inteligência, paciência, para furar a defesa contrária e chegar ao golo. Tudo isto foi pedido ao intervalo pelos treinadores e ainda capacidade para circular a bola com poucos toques, algo que não foi conseguido e, muito poucas vezes, tentado.
Nem com a tónica dada ao intervalo a equipa foi capaz de ser melhor e acabou mesmo por, na segunda parte, fazer um jogo desinteressante, complicado e sem esclarecimento nenhum. Mesmo com um jogador a menos, o Taboeira defendia bem e não dava espaços e viu o seu jogo ser premiado no final com uma vitória na nossa casa, já que o resultado de 1-2 trazido da primeira metade não mais se alterou. Por sua vez, os nossos rapazes averbavam assim a sua segunda derrota no campeonato e ficam com muito que refletir para o que resta da prova. Ganhou quem quis mais os três pontos.
A atitude dos atletas não foi a melhor, pois o jogo não foi encarado da melhor forma. Não basta pensar, é preciso agir e reagir. Sermos fortes, mentalmente, mais que no jogo propriamente dito.
Nota positiva apenas para quem está sempre presente para apoiar e puxar por nós!

Sem comentários: