sexta-feira, 16 de março de 2012

Agenda do fim-de-semana: Benjamins A lutam pela liderança na Feira

Mais um fim-de-semana à porta e, com ele, um leque de 16 jogos em que participam as equipas da Academia de Futebol do SC Beira-Mar.
No futebol de 11, as principais atenções concentram-se nos campeonatos nacionais de juniores e de iniciados, onde as nossas equipas jogarão cartadas importantes. Nos sub-19 e depois de um início auspicioso da 2ª fase (empate frente à Académica), a equipa de António Luís recebe o Paços de Ferreira, que entrou neste mini-campeonato a 4 com uma vitória frente ao Tourizense. Numa prova desta índole, todos os jogos são "finais" e é como tal que este vai ser encarado. Os objetivos são claros - vencer para manter viva a chama da subida de divisão, sabendo que, aconteça o que acontecer, nada será ainda definitivo.
Os iniciados têm uma deslocação difícil, a Vizela, equipa que foi a vencedora da série A, na 1ª fase, e que mantém intactas as aspirações de passar à 3ª fase. Isso mesmo perseguem também os auri-negros mas, depois da derrota caseira frente ao Varzim, na última jornada, para além de uma vitória em Vizela, os auri-negros esperam por uma ajuda do Nacional na Póvoa.
Nos campeonatos distritais, juvenis e iniciados têm, igualmente, compromissos muito difíceis. Os primeiros vão até Oliveira de Azeméis defrontar uma equipa que os bateu no jogo da 1ª volta, mas que atualmente se encontra com uma desvantagem de 4 pontos para os aveirenses. Estes vão numa série de 6 vitórias consecutivas e seria bom começar a 2ª volta prolongando este rol de bons resultados, que colocaram a formação orientada por Zé Maria Almeida a 2 pontos da liderança deste campeonato da 2ª divisão.
Os iniciados recebem mais um dos candidatos à vitória no campeonato distrital da 1ª divisão e será um Arouca fortemente moralizado pelo  triunfo sobre o líder Avanca, obtido na última jornada, que os comandados de Hugo Gonçalves e Tiago Pereira enfrentarão em São João de Loure. Depois de 2 derrotas consecutivas (as únicas nesta 2ª fase), receber o vice-líder não seria o mais desejado, mas todos os adversários são bons para se regressar às vitórias.
Aparentemente mais tranquila parece ser a receção dos juniores ao Eixense, se considerarmos que a nossa equipa segue na liderança desta série dos últimos e obteve vitórias nos 3 derradeiros jogos. Mas, num campeonato onde impera grande equilíbrio, todas as partidas são difíceis e ninguém dá um jogo por perdido antecipadamente.
O jogo grande da jornada, na variante de 7, disputa-se em Santa Maria da Feira e opõe as equipas de benjamins A do Feirense e do Beira-Mar, que repartem a liderança do respetivo campeonato com 15 pontos. Ainda que falte muito para o final da prova, quem vencer este jogo poderá estar a dar um primeiro grande passo rumo ao título de campeão distrital.
Duplo confronto com o Anadia, emblema tradicionalmente forte nos escalões de formação, terão os infantis B e os traquinas A, na série dos primeiros dos respetivos campeonatos distritais. Jogando em casa, a equipa orientada por João Paulo terá, ainda assim, a tarefa teoricamente mais complicada, já que os bairradinos seguem na 3ª posição e dispõem de 8 pontos de vantagem sobre os auri-negros. No entanto, os nossos rapazes têm feito bons jogos, quase todos muito equilibrados, e irão, mais uma vez, lutar por um bom resultado. Os sub-9, por seu turno, deslocam-se até Anadia, mas aí a vantagem teórica é dos aveirenses, que enfrentarão um adversário em busca da primeira vitória.
Os infantis A, na série dos primeiros, vão procurar, na deslocação a Anta, o regresso às vitórias, que lhes fogem há 2 jogos consecutivos. O adversário é tradicionalmente difícil, mas o facto de dispor apenas de 1 vitória em 7 jogos (3 pontos) faz acalentar algumas esperanças.
Um regresso às vitórias é igualmente esperado pelos benjamins B, que recebem, no campo do Seminário, a Oliveirense, adversário que ainda não ganhou na 2ª fase, mas que faz, quase sempre, resultados muito nivelados (3 empates e 3 derrotas).
Nas séries dos últimos, o jogo mais importante das nossas equipas "B" será, porventura, o dos benjamins A, que se deslocam a Eixo para defrontar o 2º classificado da série F. Com 3 pontos de desvantagem, os auri-negros (5º lugar) têm, nesta partida, uma magnífica oportunidade para subirem na tabela, sabendo que a tarefa é bastante difícil.
De visita a Estarreja estão infantis B e benjamins B e, em ambos os escalões, o nosso adversário é claramente favorito. Jogo mais equilibrado e de desfecho mais incerto será o que oporá, no campo do Seminário, o Beira-Mar ao Valonguense, no escalão de traquinas A.
No torneio da primavera de traquinas B, atenções concentradas no jogo da série D, entre Beira-Mar e Mourisquense, atuais 1º e 2º classificados, respetivamente, e que já protagonizaram interessante duelo no torneio de inverno, ganho pelos aveirenses. Com 2 pontos de vantagem, os auri-negros têm, na partida agendada para o relvado principal do estádio Mário Duarte, excelente ocasião para consolidarem a liderança no torneio.
Também na série C e para o mesmo torneio, o Beira-Mar joga na qualidade de anfitrião e recebe, no campo do Seminário, o FC Vaguense, adversário com quem está igualado pontualmente, facto que, por si só, faz pensar num jogo onde o equilíbrio de forças deverá prevalecer.
Confira, agora, todo o calendário de jogos agendados:

Sem comentários: