segunda-feira, 23 de abril de 2012

INICIADOS B: Que alma!

SC Beira-Mar, 3 - SC Paivense, 3
(1-2, ao intervalo)

Numa excelente partida de futebol, disputada por duas boas equipas, a formação sub-14 aurinegra deu, no domingo de manhã, na receção ao SC Paivense, mais uma inequívoca demonstração da raça que molda o caráter dos seus atletas. Depois de recuperar de uma desvantagem de 2 golos, os aveirenses viram o seu adversário adiantar-se de novo no marcador e, quando já quase todos davam como adquirida a vitória dos paivenses, decorria o período de compensação, a turma comandada por Hugo Gonçalves e Tiago Pereira igualou a partida, conferindo ao marcador a maior justiça que ele poderia ter e mostrando a todos que tem alma até... Almeida.
No sintético de São João de Loure, o Beira-Mar alinhou com:
Paulo Pouseiro (gr); João Gonçalo (Francisco Nolasco, 65'), Leo (cap), Guga e Miguel Morgado; Edu, Diogo António (Xavi, int) e Fábio Marques (Portugal, 69'); Evandro, Tiago Goulart e Ricardo Lima.
Suplentes não utilizados: Henrique (gr), Rafa, Lucas e Pedro Xavier.
O Paivense, forte candidato à subida ao campeonato nacional, entrou muito bem no jogo, imprimindo uma toada forte que empurrou os aveirenses para junto da sua baliza. A primeira grande oportunidade de golo surgiu logo aos 3', no seguimento de uma jogada e cruzamento atrasado da esquerda a que o nº 7 não deu o melhor seguimento, falhando escandalosamente o remate na área.
Mas o golo viria mesmo a acontecer, aos 5', ainda que devido a uma decisão controversa do juiz da partida, que considerou atraso intencional de Miguel Morgado a Pouseiro e mandou marcar livre indireto na zona da grande penalidade. Após um primeiro remate devolvido pela barra, a bola sobrou para a entrada da área, de onde é desferido novo pontapé que, sofrendo um desvio pelo meio, traiu Paulo Pouseiro, que viu a bola entrar do lado oposto aquele para onde se tinha lançado.
Após este período frenético dos forasteiros, o ritmo abrandou e o Beira-Mar começou a entrar mais no jogo, ainda que longe daquilo que pode e sabe fazer. Mas, quando nada o fazia prever, aos 22', numa altura em que os aveirenses reagiam à desvantagem, o Paivense elevou para 0-2, através de um remate indefensável, desferido de fora da área, que não deu qualquer hipótese de defesa ao guardião aveirense.
As coisas pareciam complicar-se, mas estes atletas nunca se rendem e, aos 28', numa boa transição ofensiva pela esquerda, Ricardo Lima coloca a bola na boca da baliza, onde surgiu Tiago Goulart a finalizar para o 1-2.
Até ao intervalo, registo para uma excelente jogada e remate de fora da área do nº 9 paivense, em que a bola ultrapassou Paulo Pouseiro mas saiu rente ao poste esquerda da sua baliza, dando apenas a sensação de golo.
Se a vantagem forasteira se poderia aceitar ao intervalo, a etapa complementar não poderia ter começado da melhor maneira para o Beira-Mar, que conquista uma grande penalidade ainda não estava esgotado o primeiro minuto de jogo. Ricardo Lima, com um remate colocado, aproveita e iguala a partida, lançando dados novos para o jogo, que se abria às duas equipas.
Seguiu-se um período de forte pressão por parte da nossa equipa, que mostrava toda a sua "fúria" e vontade de consumar a reviravolta. Mas, aos 43', claramente contra a corrente do jogo, na primeira vez que o Paivense chegava à area contrária no segundo tempo, novamente através de um excelente remate de meia distância, desta vez pelo seu jogador nº 8 Luís Miguel, os forasteiros adiantavam-se outra vez no marcador.
Mas o segundo tempo era do Beira-Mar e só por manifesta falta de sorte os aveirenses não igualaram mais cedo. Aos 45', Lima penetra na área pelo meio e atira para s mãos do guarda-redes; aos 49' foi Fábio Marques que fez a bola rasar o travessão, aproveitando uma sobra na zona da meia-lua. No minuto seguinte, com o Beira-Mar a subir de produção, foi Tiago Goulart que fez a bola esbarrar na barra da baliza paivense.
Depois de 20 minutos de grande intensidade, o futebol do Beira-Mar começou a perder um pouco de fulgor, disso se aproveitando o Paivense para começar a ameaçar, sobretudo em jogadas de contra-ataque. Foi assim que, aos 63' e 66', os forasteiros dispuseram, em jogadas daquele tipo, duas boas ocasiões para sentenciar a partida. Na primeira foi Pouseiro que negou o golo e, na segunda, o remate desferido por um jogador isolado (nº 19, Rui) saiu por cima do travessão.
E foi já no decorrer do primeiro minuto do período de compensação que, após uma jogada em velocidade pela esquerda e com toda a equipa balanceada no ataque, Tiago Goulart colocou a bola ao segundo poste, onde apareceu solto o central Guga a rematar para o 3-3 final, efusivamente festejado.
Num jogo de fortes emoções, o empate a 3 acaba por se aceitar, já que se o Paivense se mostrou superior no primeiro tempo, o Beira-Mar respondeu muito bem no período complementar, onde se mostrou melhor que o seu adversário.
Parabéns a todos!

Sem comentários: