segunda-feira, 23 de abril de 2012

JUNIORES A: Um jogo para matar o "borrego"

SC Beira-Mar, 4 - GD Tourizense, 2
(3-0, ao intervalo)

Ao quarto jogo oficial disputado esta época com a equipa do Tourizense, depois de averbadas 3 derrotas nas partidas anteriores, os juniores do Beira-Mar conseguiram, finalmente, uma vitória sobre este adversário do concelho de Tábua, que se tinha revelado, até aqui, uma verdadeira "besta nega" da formação comandado por António Luís. Foi uma vitória clara, por 4-2, tendo-se perdido mesmo a possibilidade de construir um resultado histórico no jogo que marcava a despedida do campeonato nacional da 2ª divisão. Falhado o objetivo da subida por uma nesga, ficou a certeza de que esta equipa era merecedora de o ter conseguido, depois de uma época em crescendo e que culminou com mais uma bela exibição, merecendo destaque o "hat-trick" apontado por Pité.
No estádio Mário Duarte, sob uma boa arbitragem do Sr. Bruno Pereira, árbitro da AF Viseu, os aurinegros apresentaram-se com:
Samuel (gr); Nanu, Xavi, Mika (cap) e Leandro; Balacó, Mathieu, Bruno João e Ricardo Figueiredo (Cassamá, 64'); Pité (Manuel Guedes, 77') e Marc (André Silva, 70').
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Manuel Martins, Diogo Carvalho e Ricardo Tavares.
O Beira-Mar entrou muito bem no jogo e adiantou-se no marcador logo aos 2' de jogo, após uma magnífica abertura de Balacó que isolou Ricardo Figueiredo. O jogador aveirense contornou o guarda-redes de Touriz e atirou para a baliza deserta, estabelecendo o 1-0. Logo na jogada seguinte, Pité falha, à boca da baliza, após cruzamento de Marc, a possibilidade do segundo golo, mas ficou claro que este era um dia sim para a nossa equipa, que chegaria mesmo ao 2-0 por volta dos 10'. Pité redimiu-se do lance anterior e, na sequência de um pontapé de canto marcado na esquerda por Ricardo Figueiredo, aparece ao primeiro poste a desviar de cabeça para a baliza.
A partida entraria então numa fase repartida, mas apenas aos 29' há registo de um lance perigoso e este para o Tourizense, que dispôs, nesse momento, da sua primeira oportunidade de golo. O lance tem origem numa jogada pela direita e num cruzamento atrasado para a zona frontal da baliza, onde surgiu a rematar o nº 11, que viu o seu disparo ser desviado para canto. Na resposta, Pité surge isolado, descaído pelo lado esquerdo, mas atira à figura do guardião visitante. Também Ricardo Figueiredo, aos 35', à boca da baliza e depois de um cruzamento de Marc, vê o guarda-redes contrário negar-lhe a possibilidade de mais um golo.
O caudal ofensivo dos aveirenses viria novamente a dar frutos à passagem dos 37', outra vez na sequência de um canto marcado por Figueiredo, desta vez na direita, com Pité a aproveitar uma segunda bola para, de cabeça, bisar na partida e aumentar para 3-0.
Até ao intervalo, tempo para uma possibilidade do nº 9 do Tourizense reduzir distâncias, mas chegou ligeiramente atrasado ao cruzamento da direita e o lance perdeu-se.
O jogo estava praticamente sentenciado e essa ideia ainda mais se fortaleceu depois de, aos 51', Pité, lançado no espaço por Ricardo Figueiredo, se isolar, evitar o guarda-redes e fazer o "hat-trick" que colocava o marcador num irrecuperável 4-0.
O Beira-Mar era rei e senhor do jogo e, passados apenas mais 2 minutos, Bruno João surge na cara do guarda-redes, acabando por hesitar, talvez surpreendido com tamanhas facilidades, dando a finalização a Pité, que não foi capaz de concretizar esta soberana ocasião para golear. Não aproveitou o Beira-Mar, fê-lo o Tourizense, aos 54', na sequência de um pontapé de canto apontado na esquerda.
Com a expulsão do defesa direito do Tourizense, aos 56', as facilidades ainda mais aumentaram para os da casa, que faziam de cada jogada de ataque um lance de perigo e dominavam o jogo a seu bel-prazer. Pité, aos 57', e Marc, aos 62', dispuseram de enormes hipóteses para aumentar os números do marcador.
No entanto, esta tendência viria a atenuar-se devido a dois fatores ocorridos no jogo: Mathieu, aos 67', equilibra numericamnete as equipas após a sua expulsão por duplo amarelo e as substituições feitas fizeram a equipa perder alguma da sua dinâmica.
Assim, com o jogo aberto, foi o Tourizense que, aos 69' e 71', dispôs de duas oportunidades para reduzir ainda mais a desvantagem. No primeiro o cabeceamento do nº 9 saiu ao lado e, no segundo, foi Samuel que desviou para canto um bom remate de fora da área do nº 11.
A qualidade do jogo decaiu para a parte final, mas, ainda assim, Manuel Guedes, logo após ter entrado (78'), e Cassamá, por duas vezes (85' e 86'), poderiam ter elevado a contagem. Já na parte final do período de compensação, um grande golo do jogador nº 11, obtido com um remate em arco de fora da área, amenizou os números da derrota da sua equipa, fixando o resultado final num 4-2 que ficou a saber a pouco para a equipa da casa.

Sem comentários: