sábado, 22 de setembro de 2012

JUNIORES A: Líder volta a golear!

SC Beira-Mar, 6  - AD São Romão, 0
(2-0, ao intervalo)

Depois da goleada conseguida no terreno do Tourizense na última jornada (0-5), a equipa de juniores do SC Beira-Mar voltou a vencer esta tarde, desta vez por números ainda mais expressivos (6-0), a formação do São Romão, que se mostrou incapaz de contrariar a superioridade evidenciada pelos aveirenses durante toda a partida. Com mais estes 3 pontos alcançados no Mário Duarte sobre a formação dos arredores de Seia, a equipa orientada por António Luís reforçou a liderança da série C do campeonato nacional da 2ª divisão, onde já leva 5 pontos de avanço sobre os segundos classificados, e mantém o registo de vitórias em todos os 4 jogos já disputados.
Numa tarde quente de início de Outono, os aurinegros apresentaram-se com:
Samuel (gr), Xavi, Manuel Martins (Nanu, int), Michael dos Santos e André Rosa; Balacó (cap) (Bernardo Subtil, 52'), Pedro Aparício, Nazmi e Diogo Castor (Ricardo Tavares, 65'); Pité e Marc.
Suplentes não utilizados: José Vítor (gr) e Gonçalo.
Confirmando todo o favoritismo que à partida lhe era atribuído, a equipa da casa entrou forte no jogo e, logo na fase inicial do mesmo, por diversas ocasiões, esteve à beira de inaugurar o marcador. Logo no primeiro minuto, Marc, num cruzamento-remate, enviou a bola à barra e, aos 3', Pedro Aparício apareceu em zona frontal a rematar de primeira, sem oposição mas muito por alto, uma bola cruzada da direita por Xavi. Um pouco mais tarde teria lugar, aos 7' e 11', um duelo entre Marc e o guardião serrano, sempre com vantagem para este. Das duas vezes, o guarda-redes do São Romão, que parecia querer tornar-se no homem da partida, desviou para canto os remates bem colocados do avançado aurinegro, que lhe surgiu pela frente.
Após este ímpeto inicial, assistiu-se a uma fase onde o Beira-Mar denotou algumas dificuldades para ultrapassar as linhas muito recuadas e juntas em que assentava a organização defensiva do São Romão. Foi preciso esperar pelos 24' para se vibrar com o 1-0, obra de Pité e Diogo Castor, com o primeiro a fugir pela direita e a cruzar para o segundo rematar sem oposição, no coração da área, para o golo há muito merecido.
O mais difícil estava feito e pouco depois, aos 29', chegava o 2-0 num lance em que os papéis se inverteram. Desta feita foi Diogo Castor a centrar do lado esquerdo para Pité surgir na zona do segundo poste a cabecear para o fundo das malhas.
Até ao intervalo, sempre com maior domínio do Beira-Mar, o São Romão, contudo, poderia ter surpreendido e relançado a partida, quando por duas vezes, aos 39' e 41', dispôs de outras tantas oportunidades para encurtar distâncias. Na primeira, surgida na sequência de um pontapé de canto, valeu a intervenção sobre a linha de Pedro Aparício e no segundo lance as medidas do "chapéu" efectuado a Samuel pelo nº 10 não foram as melhores.
A entrada da equipa de António Luís para a etapa complementar voltou a ser muito forte, não admirando que, depois de Marc, logo no primeiro minuto, ter desperdiçado, na cara do guarda-redes, uma excelente oportunidade para aumentar a vantagem, esta tivesse sido dilatada no minuto seguinte, com o 3-0 a resultar de uma magnífica jogada de combinação entre Pité e Marc, iniciada e concluída, à boca da baliza, pelo primeiro.
O jogo parecia resolvido, mas um mau atraso, aos 48', de Balacó para Samuel, quase resultava em golo forasteiro, valendo a intervenção com o pé do guardião aveirense. Este lance fortuito teria resposta pouco depois, aos 50', com Marc, isolado por Pité, a falhar novo golo na cara do guarda-redes.
O domínio exercido pela equipa do Beira-Mar, bem assim como a qualidade do seu futebol, faziam adivinhar novos golos para os aurinegros, o que só não aconteceu, aos 64', porque Marc, na transformação de um livre directo, fez a bola esbarrar no poste. Era uma questão de tempo e, aos 68', o mesmo jogador, após uma transição rápida conduzida por Nanu, elevou para 4-0. Marc, aos 83', bisaria de grande penalidade, fazendo o 5-0 e dando ao marcador contornos mais condizentes com a superioridade aveirense. A goleada seria consumada aos 89', sendo o 6-0 obtido por Ricardo Tavares, muito oportuno a recargar para o fundo das redes uma bola rematada por Marc, na cobrança de mais um livre frontal à baliza.
Em cima do tempo regulamentar, Samuel negaria, com uma grande defesa, o merecido tento de honra do São Romão, equipa que nunca o deixou de procurar, sobretudo através dos seus números 7 e 10, jogadores de razoável valia técnica.
A arbitragem do Sr. Rui Patrício, da AF Aveiro, globalmente boa, ficou manchada por um lance ocorrido aos 81', quando não assinalou uma clara falta sobre Pité, ocorrida dentro da área. Das duas, uma - ou não viu a falta e terá sido o único no campo a não a ver; se a viu e não marcou, porque a bola sobrou para um jogador aurinegro, que até rematou para a baliza, erro grave também, uma vez que na grande penalidade não há lei da vantagem.

Sem comentários: