domingo, 14 de outubro de 2012

INICIADOS B: Vitoria sofrida mas justa

SC Beira-Mar, 1 - UD Oliveirense, 0
(1-0, ao intervalo)

Um golo solitário do "capitão" João Bernardo deu mais uma vitória à equipa "B" de iniciados do SC Beira-Mar, a segunda consecutiva no campeonato distrital da 1ª divisão, onde agora ocupa o 5º lugar da Zona Sul, com menos uma partida disputada.
Foi um jogo pautado por algum equilíbrio, que mostrou duas equipas com princípios de jogo assimilados, mas que teve mais luta do que bom futebol. É o preço a pagar por quem só há pouco tempo começou a dar os primeiros passos na variante de 11.
Os aurinegros entraram no campo do Agro, em São João de Loure, com a seguinte equipa:
Bozi (gr); Peralta, Balseiro, Daniel e Andrade; Kikas (Ruben, int), Rui Pedro e Ramalho (Vlad, 61'); João Bernardo (cap), Luís Carlos (Aleks, int, Brandão, 51') e Azevedo.
Suplentes não utilizados: Ricardo (gr), Gui e Junior.
Após um início de jogo de muito equilíbrio, a equipa do Beira-Mar começou a ganhar algum ascendente e acabou por chegar ao golo, aos 8', através de João Bernardo. O 1-0 resulta de uma boa jogada pela esquerda e de um melhor cruzamento de Andrade, que fez a bola sobrevoar a área e chegar ao "capitão" aurinegro, que amorteceu primeiro com o peito e rematou prontamente de pé esquerdo, fora do alcance do guardião da Oliveirense.
A formação de Oliveira de Azeméis reagiu ao golo e tentou empurrar os aveirenses para junto da sua área, mas os comandados de Pedro Teles foram dando conta do recado. Seria mesmo Luís Carlos, aos 28', que disporia da mais flagrante ocasião para fazer o marcador funcionar de novo, mas o possante avançado aurinegro rematou ao lado, quando estava na cara do guarda-redes, após uma boa combinação de ataque.
Antes do intervalo, Bozi seria chamado à intervenção da manhã, negando o empate, com uma soberba defesa para canto, após um remate surgido na sequência de uma jogada de insistência.
O Beira-Mar entrou melhor no segundo tempo e João Bernardo, aos 40', quase surpreende o guardião visitante, que desvia para canto um traiçoeiro cruzamento-remate da direita.
O jogo parecia estar controlado pelos donos da casa, que não permitiam qualquer veleidade às linhas mais avançadas do adversário, mas, aos 46', a expulsão de Daniel, por palavras dirigidas ao árbitro (não pode acontecer este tipo de coisas), veio agitar as águas que pareciam calmas.
Aproveitando a vantagem numérica e os momentos de ajustamento que se seguiram à expulsão do central aveirense, a Oliveirense quase chegava ao empate, aos 58', quando dispôs de uma grande oportunidade surgida na sequência da marcação de um livre. Após um ressalto fortuito, a bola fica à mercê de um jogador , que acabou por rematar para fora, quando estava perfeitamente enquadrado com a baliza e livre de oposição.
O Beira-Mar reorganizou-se com algumas mexidas na equipa e a entrada de Vlad veio dar um segundo fôlego à equipa, que sacudiu o jogo para longe da sua área. Aos 63', o referido jogador tem uma boa incursão pela direita, que culminou com um cruzamento largo, apanhando solto, ao segundo poste, Azevedo, que não aproveitou a oportunidade e rematou para fora. Pouco depois, aos 66', foi João Bernardo a chegar ligeiramente atrasado a uma bola dividida com o guarda-redes contrário.
Com o jogo a aproximar-se do final, a Oliveirense fez um último esforço, jogando no "chuveirinho" de bolas para a área, aproveitando as sucessivas faltas que o árbitro da partida dava a favor do nosso adversário. Num desses lances, já em período de compensação (jogaram-se 6'), a bola acabou por embater na barra da baliza de Bozi, mas as suas redes acabariam por manter-se invioladas e a equipa acabou por conquistar mais 3 preciosos pontos, com algum sofrimento final, mas com inteira justiça.
Não gostámos do árbitro da partida, autoritário em demasia e muito pouco pedagógico para atletas tão jovens e que necessitam, também, de alguma formação por parte de quem dirige os jogos.
Para o Luís Carlos, que terminou a primeira parte com algum sofrimento e teria mesmo de ser substituído ao intervalo, desejamos as rápidas melhoras e um regresso rápido à competição. Todos são precisos!

Sem comentários: