segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Balanço da jornada: Iniciados agredidos e derrotados em Coimbra

Infelizmente, nem só de futebol é feito o balanço da jornada deste último fim-de-semana. O futebol de formação, que devia ser uma escola de valores e princípios, como extensão de uma prática desportiva saudável, foi entendido de forma diferente por algumas pessoas supostamente ligadas à equipa de iniciados da Académica, que agrediram barbaramente o delegado ao jogo do SC Beira-Mar à sua chegada a Coimbra. Depois das incompreensíveis e condenáveis agressões, o jogo acabou por se realizar com um atraso de cerca de 40 minutos, valendo pouco, nestas circunstâncias, o triunfo da Académica, que deixou o Beira-Mar em posição desconfortável, porque dependente de resultados de terceiros, quando comparado com as miseráveis atitudes de pessoas que acham que em futebol tudo vale para seguir em frente. Pobres de espírito!
Desportivamente falando, a jornada ficou marcada pela qualificação dos juniores para a fase de subida do campeonato nacional da 2ª divisão e dos iniciados para a série dos primeiros do distrital da 1ª divisão. Também nos campeonatos distritais, juniores e juvenis estão muito perto de seguirem o mesmo caminho.
No futebol de 7 também chega a hora das grandes decisões e, com os campeonatos perto do final, apenas os infantis A estão fora da corrida ao apuramento, sendo que os benjamins A não dependem de si próprios para alcançar esse objectivo. Traquinas A estão a 1 ponto do objectivo, estando bem encaminhadas as carreiras de infantis B e benjamins B.
Com um saldo positivo de 8 derrotas, 3 empates e 3 derrotas, foram os seguintes os resultados globais da jornada:

Comentário:
JUNIORES A: Está cumprido o primeiro objectivo da época! Com 3 jornadas ainda por disputar, a equipa de António Luís garantiu na serra da Estrela, com uma tangencial vitória de 0-1 sobre o Sporting da Covilhã, a qualificação para a fase de subida do nacional da 2ª divisão. O motivo de interesse que resta nesta primeira fase é saber quem vencerá a série C, neste momento liderada pelos auri-negros, que levam 2 pontos de vantagem sobre o Anadia.
JUNIORES B: Foi preciosa a vitória alcançada na recepção ao Pampilhosa, a terceira consecutiva no campeonato distrital da 1ª divisão. O triunfo, por 3-2 sobre os "ferroviários", eliminou praticamente um concorrente à qualificação para a série dos primeiros, sendo agora os adversários mais directos dos aveirenses o Oliveira do Bairro e o Eixense, que seguem, no entanto, já a 6 pontos. Com 4 jornadas para disputar, a estrada parece larga para fazermos a caminhada desejada.
JUVENIS A: Apesar da goleada imposta ao Eléctrico de Ponte de Sôr (7-3), a jornada poderia ter corrido melhor à formação orientada por Aguinaldo Melo, que contava com uma eventual "ajuda" da União Leiria para "roubar" pontos ao Marinhense. Assim não aconteceu e, estando no 3º lugar e dependentes de si próprios, os auri-negros terão provavelmente de vencer as 2 últimas partidas (Sanjoanense, fora e Marinhense, em casa) para seguirem para a fase de apuramento do campeão do nacional de juvenis.
JUVENIS B: Após a robusta vitória, por 5-2, na recepção ao Oliveira do Bairro, e a 3 jornadas do final da 1ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão, falta apenas 1 vitória à equipa de Zé Maria Almeida para garantir matematicamente a qualificação para a série dos primeiros. Esse objectivo parece já não fugir e até pode ser alcançado na próxima jornada.
INICIADOS A: Numa jornada de vergonha em Coimbra, de que já demos conta na abertura, os comandados de Tiago Pereira saíram vencidos, por 3-1, mas não convencidos, já que foram a melhor equipa em campo, apesar da intimidação que resultou dos nefastos acontecimentos à chegada a Coimbra e por tudo o que envolveu o período antes do início da partida, que condicionou, naturalmente, o estado de alma de toda a comitiva. Nada está perdido, mas agora já não dependemos de nós. Pouco importa, no futebol não pode valer tudo.
INICIADOS B: Ainda com 3 jogos para disputar e apesar do empate (2-2) diante do frágil Taboeira, a equipa de Pedro Teles garantiu desde já a qualificação para a série dos primeiros do campeonato distrital da 1ª divisão, mantendo o 3º lugar da Zona Sul da referida prova.
INFANTIS A: Num duplo dérbi aveirense, as equipas do Beira-Mar não conseguiram impor-se, mais uma vez nesta época, ao seu rival. Este ano, o Taboeira provou que está melhor neste escalão, vencendo na série que mais lhe interessava (G), por 0-4. Na série H, o dérbi resultou num nulo.
INFANTIS B: Com a equipa da série G de folga, o jogo da série F resultou numa vitória tranquila, por 5-0, diante do Estarreja, o que, não sendo surpresa, permitiu que a liderança dos auri-negros não sofresse qualquer abanão.
BENJAMINS A: Numa jornada que tinha também um adversário comum, o Beira-Vouga, o destaque deste escalão vai para o empate (1-1) na série H, resultado que não estaria nas cogitações de muitos, tendo em conta que a equipa de Frossos é um sério candidato à série dos primeiros. Mais natural foi a robusta vitória, por 2-10, que o Beira-Mar alcançou no jogo da série G, onde ainda acalenta esperanças de apuramento.
BENJAMINS B: Sem surpresas os resultados neste escalão, que se saldaram por 2 goleadas, sendo 1 vitória e 1 derrota. Líder invicto da série G, o Gafanha recebeu e bateu os aveirenses, por 7-1, tendo-se o Beira-Mar imposto ao Águeda, por 8-1, no jogo da série H, onde reparte o comando em igualdade pontual com o Taboeira, que somou, nesta jornada, mais alguns golos de vantagem.
TRAQUINAS B: Fruto da vitória alcançada no terreno do Macinhatense, por 2-4 e sendo o último jogo do ano, os traquinas B do Beira-mar vão passar o final de 2012 na liderança da série C do torneio de Inverno da AF Aveiro, que só é retomado no início de Janeiro.

Sem comentários: