segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

INICIADOS A: Sem surpresas

SC Beira-Mar, 7 - Fayal SC, 0
(2-0, ao intervalo)

No jogo disputado na manhã de domingo entre as equipas de iniciados do SC Beira-Mar e os açorianos do Fayal SC, tendo em conta resultados anteriores, era esperada a primeira vitória dos auri-negros e por números que, mais golo menos golo, não deixassem margem para dúvidas relativamente à diferença de valores entre as formações em confronto. E foi precisamente isso que aconteceu, pese embora a primeira parte abaixo do exigível por parte dos aveirenses e alguns rasgos da equipa da cidade da Horta que poderiam ter resultado em golo. Em suma, aconteceu o previsível e a vitória dos comandados de Tiago Pereira não sofre qualquer espécie de contestação.
Num jogo fácil de dirigir e que o árbitro da AF Coimbra, Sr. Edgar Correia, também não complicou, o Beira-Mar apresentou-se com:
Henrique (gr); Tiago Amaral, Edu, Guga e João Portugal (Xavi, int); João Ramos (Pedro Xavier, int), Didi e Leo; Fábio Marques (Rui Pedro, int), Ricardo Lima (João Gonçalo, 56') e Miguel Morgado.
Os primeiros minutos confirmaram de imediato tudo aquilo que se esperava do jogo, com Fábio Marques a perder no primeiro minuto uma flagrante ocasião de golo, que viria a ser obtido logo de seguida, pelo "capitão" Leo, que aproveitou um ressalto na sequência da marcação de um canto para abrir o marcador.
Depois de muitas outras situações, quase consecutivas, que se seguiram para dilatar a vantagem, o 2-0 surgiria, aos 7', numa jogada de Miguel Morgado pela esquerda, que ganhou ao seu opositor r rematou colocado à saída do guardião faialense.
As fragilidades do adversário eram evidentes e o espectro da esperada goleada começava a ganhar contornos bem definidos. Mas... puro engano! Deslumbrados com tantas facilidades, os aveirenses deixaram de jogar como equipa e o resultado foi que, até ao intervalo, não marcaram mais nenhum golo. Aliás, oportunidade para marcar, apenas num lance, aos 28', em que Miguel Morgado, a cruzamento de Didi, falhou à boca da baliza. Pelo contrário, foi o Fayal que mais vezes esteve perto de reduzir, destacando-se os lances ocorridos aos 14' (nº 17 quase rouba a bola a Henrique), 24' (nº 7, isolado, proporciona o desvio de Henrique para canto) e 32' (na sequência de canto, nº 8 falha ao segundo poste, com Henrique fora do lance).
Depois de um primeiro tempo abaixo das expectativas, pese embora o bom começo, a segunda parte, certamente com as correcções feitas por Tiago Pereira ao intervalo, foi bem melhor e, naturalmente, os golos acabaram por surgir. Ricardo Lima, aos 41', Didi, aos 46' e Xavi, aos 49', dilataram rapidamente o marcador para 5-0 e evidenciaram que, jogando colectivamente, o futebol ganha qualidade e tudo se torna mais fácil.
Aos 50', Xavi quase bisava, não fosse ter adiantado em demasia a bola, mas o 6-0 não tardaria, por Guga, que, aos 55', fez o golo mais bonito do jogo, num remate em volei, sem deixar cair a bola cruzada da direita pelo mesmo Xavi.
O Fayal só aos 58' criou perigo pela primeira vez nesta etapa complementar, através da marcação de um pontapé de canto que fez passar a bola em frente da baliza sem que ninguém a tocasse para o fundo das redes. Seria Leo, que bisou e elevou para 7-0, a fechar o resultado em cima dos 70' regulamentares, marcando facilmente de cabeça, à boca da baliza, após um cruzamento milimétrico ao segundo poste efectuado por Rui Pedro.
Em período de descontos, o Fayal esteve prestes a marcar o seu tento de honra, que bem merecia, mas um defesa aveirense gorou os intentos ao adversário, que quase aproveitava uma defesa incompleta de Henrique.
Desta jogo ficam os 3 pontos, o convívio entre 2 equipas de cidades bem distantes mas ambas muito bonitas e a certeza de que o futebol, para ser bem jogado e dar resultados, tem de ser praticado de uma forma colectiva.

Sem comentários: