domingo, 17 de março de 2013

JUNIORES A: Equilíbrio até nos penaltis falhados

FC Vizela, 0 - SC Beira-Mar, 0
(0-0, ao intervalo)

Numa jornada que apenas se completa hoje, a equipa de juniores do SC Beira-Mar empatou na tarde de sábado no recinto do FC Vizela, e o nulo verificado, para além de manter o adversário deste fim-de-semana à distância de 5 pontos na tabela classificativa, permite à formação orientada por António Luís manter a liderança da série A da fase de subida do campeonato nacional da 2ª divisão, independentemente dos resultados que se verificarem nas restantes partidas.
Num jogo em que o Vizela teve mais posse de bola, o resultado é justo e espelha o equilíbrio que se verificou em termos de lances capitais, com ambas as equipas a desperdiçarem, inclusivamente, 2 grandes penalidades, uma para cada lado.
No campo de treinos do estádio do FC Vizela, com uma boa arbitragem do juiz da AF de Viana do Castelo, Sr. Nelson Cunha, os auri-negros apresentaram-se com:
Samuel (gr); Xavi, João Rui, Michael dos Santos e Gonçalo; Balacó (cap), Nanu e Gui Matos (Junior Bangura, 67'); Pité (Bernardo Subtil, int), Ricardo Tavares (Manel, 90+2') e Marc.
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), André Rosa, Carlos e Henrique.
A entrada do Beira-Mar no jogo não foi muito boa e foi o Vizela, para quem este jogo era muito mais decisivo, que assumiu as despesas da partida, tomando a iniciativa e jogando mais tempo no meio-campo adversário. O primeiro sinal de perigo foi dado aos 7' na sequência da marcação de um pontapé de canto, com o cabeceamento contrário a ser salvo junto ao poste por Gonçalo.
Os aveirenses denotavam muita dificuldade para sair a jogar e foi novamente o Vizela, agora com uma oportunidade máxima, a poder chegar ao golo, aos 16'. João Rui comete falta dentro da área e o árbitro não teve dúvidas em apontar a marca da grande penalidade, de onde André Silva (nº 23) com um pontapé rasteiro, faz passar a bola junto ao poste direito da baliza de Samuel, que continuou a ver as suas redes invioladas.
Os donos do terreno mantinham a pressão sobre os auri-negros, conquistando muitos cantos e livres que permitiam a colocação da bola na área, mas os comandados de António Luís quase sempre deram boa nota neste tipo de lances. Do outro lado, apenas aos 20' o último reduto vizelense foi posto em sentido, numa boa combinação pela direita, com Nanu a ganhar a posição na área, a progredir para a baliza, mas a ver o seu passe atrasado para um companheiro ser cortado providencialmente. Na resposta, aos 25', Samuel teve de se aplicar para suster um "tiro" desferido de fora da área pelo nº 14 Tiago.
A partir deste momento o jogo passou a ser mais dividido, o Beira-Mar soltou-se mais e Marc, aos 28', cria dificuldades ao guardião Zé Carlos na marcação de um livre frontal, proporcionando-lhe uma defesa incompleta, sendo Xavi apanhado em posição irregular quando se preparava para fazer a recarga. Gui Matos, aos 30', após uma boa jogada de ataque da sua equipa, remata de fora da área com muito perigo, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.
Era o melhor período na partida do Beira-Mar e Xavi, aos 35', por duas vezes e na sequência de um livre lateral, teve possibilidade de chegar ao golo. Na segunda tentativa o guarda-redes do Vizela defendeu a 2 tempos o seu cabeceamento. Mas a grande ocasião para sair na frente surgiria aos 38', num penalti que Marc conquistou para desperdiçar pouco depois com um remate que, de tanta colocação que o artilheiro auri-negro quis dar, roçou o poste pelo lado de fora. O nulo mantinha-se teimosamente e assim se chegou ao descanso, depois do Vizela, na resposta à grande penalidade, ter proporcionado mais uma boa intervenção a Samuel, que parou com muita segurança um disparo desferido da zona da meia-lua.
Pese embora uma boa oportunidade em jogada de contra-ataque para Bernardo Subtil, logo aos 49', com o remate a sair por alto, o segundo tempo começou por mostrar um jogo de expectativas, com ambas as equipas a mostrarem imensas cautelas e a darem a ideia de que, antes de querer ganhar o encontro, pretendiam mais não o perder. Foi assim que a partida decorreu durante quase toda a segunda parte, apenas animando na sua ponta final onde o Vizela, que voltava a tomar a iniciativa, deparou sempre com uma excelente organização defensiva dos aveirenses. E se é certo que  Gutti, aos 83', e André, aos 85', dispuseram de 2 soberanas oportunidades para colocar o Vizela em vantagem, também é verdade que Marc poderia ter facturado, primeiro aos 89' com um remate que o guardião desviou para as malhas laterais, e depois, já em período de compensação, na marcação de um livre directo que Zé Carlos desviou para canto.
Aceita-se a divisão de pontos, foi mais um que o Beira-Mar conquistou na luta pelo seu objectivo, que teve mais uma etapa ultrapassada, faltando agora 4 partidas para chegar à meta final. A 1ª divisão está ao virar do próximo jogo!

Sem comentários: