sexta-feira, 26 de abril de 2013

Agenda do fim-de-semana: A hora dos campeonatos distritais

Terminada a participação das nossas equipas nos respectivos campeonatos nacionais, a partir de agora e até ao final da temporada, todas as atenções se concentram nas provas distritais, que preenchem inteiramente a agenda do próximo fim-de-semana.
Com alguns confrontos directos com equipas nossas vizinhas (Taboeira, em juniores e Gafanha, em juvenis), que suscitam sempre emoções mais fortes do que o habitual, a jornada encerra ainda uma visita dos infantis B ao terreno do líder da prova e um confronto, no escalão de traquinas B, entre os 2 primeiros classificados da série C do torneio da Primavera da AF Aveiro.
Numa jornada que começa no sábado e só termina no feriado de 4ª feira, 1 de Maio, são os seguintes os 14 jogos que completam a agenda:

Análise prévia da jornada:
JUNIORES B: Um jogo entre Taboeira e Beira-Mar assume, muitas vezes, uma importância que vai para lá de um simples jogo de futebol. Não será este o caso, pensamos nós, já que as 2 equipas de Aveiro ocupam as 2 últimas posições da série dos primeiros do  campeonato distrital da 1ª divisão e já não alimentarão grandes ambições na prova. Da parte dos auri-negros, contudo, este é um jogo em que se iniciará uma nova fase na preparação do grupo sub-19 para a próxima temporada, para além de se desejar um regresso às vitórias que fogem há 5 jogos consecutivos.
JUVENIS B: Também sem ganhar há 4 jornadas seguidas, e em jogo a realizar apenas no feriado 1 de Maio, a formação orientada por Zé Maria Almeida recebe o vizinho Gafanha, numa partida do campeonato distrital da 1ª divisão onde se espera a repetição das vitórias alcançadas pelos auri-negros nos confrontos travados durante a presente temporada.
INICIADOS B: Depois da visita ao vice-líder na jornada anterior, surge agora a recepção ao comandante Mealhada, mais uma prova de fogo para os nossos iniciados participantes na série dos primeiros do campeonato distrital da 1ª divisão. Mas se a derrota foi vendida cara e de uma forma algo injusta no jogo de Fiães, também neste duelo com os bairradinos os nossos atletas darão o seu melhor e procurarão provocar uma surpresa contra um adversário que se apresenta como favorito.
INFANTIS A: A 2 jornadas do final do campeonato distrital e já com a vitória garantida na série G, dos últimos, a equipa do Beira-Mar recebe o Alba para uma partida em que se cumprirá calendário mas onde não deixará de se procurar mais uma vitória, até porque a nossa equipa é claramente favorita.
No jogo da série H, e de visita ao terreno do último classificado, o Requeixo, surpresa grande seria se os aveirenses não regressassem com mais 3 pontos na bagagem.
INFANTIS B: Grandes dificuldades aguardam a nossa equipa na visita ao terreno do líder da série dos primeiros, a Casa do Benfica em Estarreja, que se assume como o grande candidato ao título distrital ao apresentar-se como uma confortável vantagem de 7 pontos sobre os mais directos perseguidores, o Feirense e justamente o Beira-Mar. Em caso de vitória dos auri-negros, o campeonato assumiria um interesse renovado, mas a tarefa é muito complicada ainda que, no jogo da 1ª volta, se tenha registado um empate.
No outro jogo deste escalão, está programado mais um dérbi aveirense, com o Beira-Mar a receber o Taboeira com alguma vantagem pontual e de favoritismo para esta partida.
BENJAMINS A: Nos jogos deste escalão, assume particular interesse a visita a Sever do Vouga da nossa equipa, já que garantirá, em caso de vitória e definitivamente, o 1º lugar da série F.
Na partida da série G, e já com o comando garantido a 2 jornadas do final, os auri-negros decerto que não deixarão fugir a oportunidade de jogar com o último classificado da prova para levar de vencida o Requeixo e somar os 3 correspondentes pontos.
BENJAMINS B: Com confrontos agendados com os "lanternas vermelhas" das respectivas classificações (Esmoriz na série dos primeiros e Macinhatense na série E, dos últimos), as nossas equipas apresentam-se com muito boas possibilidades de alcançar resultados positivos, ainda que, em futebol, as vitórias nunca estejam adquiridas antecipadamente. Para além do mais, convém não esquecer que a formação da Barrinha empatou no jogo da 1ª volta e joga agora no seu ambiente.
TRAQUINAS A: Ainda que a equipa das Caldas de São Jorge se apresente com uma razoável vantagem pontual sobre a nossa equipa, que joga agora na condição de visitada e arrancou um empate no terreno do adversário no jogo da 1ª volta, esta partida da série dos primeiros pode ser uma excelente possibilidade para os aveirenses registarem a sua 4ª vitória na prova.
Já no jogo da série E, dos últimos, a partida que se realizará no terreno do Valonguense será contra um adversário que assume maior favoritismo para uma vitória.
TRAQUINAS B: Num jogo que coloca em confronto os 2 primeiros classificados da série C do torneio da Primavera da AF Aveiro (Estarreja versus Beira-Mar), os auri-negros colocam em disputa a sua liderança na prova, que perderão em caso de derrota. Recorde-se que na partida da 1ª volta se registou um empate e que esta visita a Estarreja surge num momento em que as equipas vêm de resultados completamente antagónicos. O Beira-Mar goleou o Fermentelos na última jornada (8-0!), ao mesmo tempo que o Estarreja era copiosamente batido (9-1) na sua visita à Mealhada.

Sem comentários: