sexta-feira, 5 de abril de 2013

Agenda do fim-de-semana: Juniores jogam segundo "match-point" na Trofa

Após o interregno pascal em que apenas os iniciados competiram (vitória nos Açores, por 0-3, frente ao Fayal) e deram por encerrada a época oficial no que ao campeonato nacional diz respeito, numa jornada que vê os juvenis regressarem à competição nacional numa deslocação a Braga, são os juniores que voltam a chamar as atenções principais do fim-de-semana, jogando na Trofa mais uma partida que os poderá conduzir à ambicionada subida de divisão, que falharam na última ronda.
No futebol de 7 também não faltam motivos de interesse, a começar no duelo entre Gafanha e Beira-Mar no escalão de traquinas A, passando pela recepção dos auri-negros ao Anta, em infantis B, jogo em que se confrontam adversários que seguem empatados no 2º lugar do campeonato distrital e terminando no sempre apetecido dérbi da cidade de Aveiro em benjamins B.
Numa agenda que engloba 16 jogos no total, é o seguinte o calendário da jornada:

Análise prévia da jornada:
JUNIORES A: Adiada a subida de divisão na partida em casa frente ao Feirense, em jogo da última jornada, os juniores auri-negros procuram agora, na deslocação ao terreno do Trofense, aproveitar esta segunda possibilidade para dar por conseguido mais este objectivo da época. Para isso terão de levar de vencida a equipa da Trofa, que segue no último lugar da série A e é a única equipa que está fora da luta da promoção.
JUNIORES B: Clássico regional em São João da Madeira, onde o Beira-Mar vai defrontar uma Sanjoanense que está a fazer uma melhor campanha nesta fase dos primeiros do campeonato distrital da 1ª divisão e, por esse motivo e também por jogar diante do seu público, assume algum favoritismo, que os aveirenses terão de saber contrariar.
JUVENIS A: Após algumas semanas de paragem do campeonato nacional, a competição regressa com mais um jogo bastante difícil, o que, nesta fase da prova, já não é novidade nenhuma. A equipa de Aguinaldo Melo, que segue no último lugar da série A, desloca-se a Braga, onde o Sporting local tudo fará para não se deixar surpreender num jogo em que é claramente favorito e que quer ganhar para manter a 2ª posição que lhe dá o apuramento para a 3ª fase da prova.
JUVENIS B: Jogo entre equipas da parte inferior da tabela classificativa e que se encontram pontualmente igualadas no 6º lugar da série dos primeiros do campeonato distrital da 1ª divisão, com 10 pontos. Adivinha-se equilíbrio na partida entre Beira-Mar e Arouca, mas com tendência para algum favoritismo da formação orientada por Zé Maria Almeida, quanto mais não seja porque joga no seu ambiente.
INICIADOS B: Tal como os juniores, também os iniciados. no campeonato distrital da 1ª divisão, série dos primeiros, defrontam a Sanjoanense. No entanto, neste escalão, jogando para além de tudo na condição de visitados, os aveirenses partem para este jogo na clara condição de favoritos. A Sanjoanense, ao cabo de 8 jornadas desta 2ª fase, ainda não pontuou e defronta o Beira-Mar numa altura em que os auri-negros vêm de 2 vitórias consecutivas.
INFANTIS A: Interessantes os jogos que a jornada reservou para este escalão. Na série G é a discussão pelo 1º lugar que está em discussão, com Gafanha e Beira-Mar a defrontarem-se igualados no comando, ainda que a nossa equipa tenha menos 1 jogo disputado. Uma derrota no terreno deste adversário directo, se superior a 1 golo de diferença, pode vir a comprometer as contas finais, que, para já, nos são favoráveis.
No jogo da série H, o Beira-Mar recebe o Águeda para um confronto em que, devido à diferença de apenas 3 pontos entre os 2 adversários, se joga a vice-liderança, pertença neste momento dos aveirenses.
INFANTIS B: Com 4 equipas igualadas pontualmente no 2º lugar do campeonato distrital, série dos primeiros, Beira-Mar e Anta, 2 desses vice-comandantes, defrontam-se numa perspectiva de não perderem mais pontos relativamente ao líder isolado. Esperemos que o factor-casa possa ser decisivo no desfecho de um jogo que se aguarda com grande equilíbrio.
No jogo da série E, dos últimos, o Beira-Mar também recebe o Eixense, mas aqui é esperado um maior ascendente auri-negro. 
BENJAMINS A: Se na série F, em que se defrontam 1º (Beira-Mar) e último (Beira-Vouga), o favoritismo é claramente dos auri-negros, que não deverão ter dificuldades para somar mais 3 pontos, já na série G o embate é mais equilibrado e difícil. Com efeito, a visita ao terreno do Mourisquense é de alto risco e coloca em perigo a liderança da prova. A formação da Mourisca, apenas a 1 ponto da liderança que os auri-negros repartem com o Bom-Sucesso, vai tentar aproveitar o facto de jogar entre o seu público para desalojar os beiramarenses do 1º lugar. Muitos e bons motivos para um bom jogo de futebol.
BENJAMINS B: Mais um dérbi aveirense para este fim-de-semana, com o Beira-Mar a deslocar-se ao terreno do Taboeira na procura demais um resultado positivo que lhe permita manter-se na primeira metade da classificação. Como dérbi que é, e apesar dos auri-negros levarem alguma vantagem pontual, o resultado é incerto.
Na partida da série E, dos últimos, a nossa equipa também joga na condição de visitante, mas a deslocação a Sever do Vouga pode resultar bem numa vitória auri-negra sobre o Sverfintas.
TRAQUINAS A: Na série dos primeiros, jogo entre vizinhos, com o Beira-Mar a deslocar-se à Gafanha da Nazaré para um jogo em que o nosso adversário, para além do ambiente que lhe é favorável, apresenta ainda os 6 pontos de vantagem sobre os auri-negros como mais um argumento que os aveirenses terão de saber contrariar.
No jogo da série E, dos últimos, missão espinhosa para a nossa equipa, que recebe o líder isolado da prova, o Fermentelos, que apenas cedeu um empate até agora.
TRAQUINAS B: Em defesa da liderança da série C do torneio da Primavera da AF Aveiro, os nossos sub-8 recebem o GD Mealhada e terão de saber vencer se não quiserem ver os seus mais directos perseguidores tomarem-lhes o lugar. Nada que incomode, seguramente, os pequenos atletas orientados por João Domingos e Bruno Ribeiro.

Sem comentários: