segunda-feira, 22 de abril de 2013

JUVENIS A: Período de compensação foi fatal

SC Beira-Mar, 1 - Padroense FC, 2
(1-1, ao intervalo)

A equipa de juvenis do SC Beira-Mar viu-se batida ontem de manhã, por tangencial 1-2, frente à formação do Padroense (equipa B do FC Porto), com o golo da vitória dos forasteiros a chegar numa altura em que já todos esperavam pelo apito final do árbitro do encontro. A equipa de Aguinaldo Melo não merecia tamanha crueldade, já que se bateu muito bem frente a um adversário de valor reconhecido, mas que só nos 20 minutos iniciais do jogo foi claramente superior. O empate teria sido um justo prémio para os aurinegros, que se viram derrotados mum momento da partida em que também procuravam a vitória.
Sob uma excelente arbitragem do Sr. António Alves, da AF Vila Real, o SC Beira-Mar apresentou:
Canha (gr); Sousa (Ricardo Mango, 73'), Ramon, Ricardo Pinto (cap) e Bruno Reis; Miguel Campos, Lucas e Tiago Ramalho; Balseiro, Steven (Chico, 69') e Miguel Oliveira (Marcos Franco, 58').
Suplentes não utilizados: João Pedro (gr), Ricardo Esteves, Rui Santana e Nuno Abreu.
O Padroense entrou muito bem no jogo e exibiu uns primeiros 20 minutos de excelente qualidade, controlando totalmente a partida através de uma segura posse e circulação de bola. A baliza de Canha passava, por isso, por alguns sobressaltos e aos 7' o golo esteve à vista na sequência de um cruzamento da esquerda que apanhou o ex-auri-negro João Gonçalo solto ao segundo poste, valendo aos aveirenses o remate por cima.
A supremacia visitante daria, contudo, os seus frutos e ninguém ficou surpreendido com a chegado do 0-1, estavam decorridos 10' de jogo. O autor do golo inaugural foi Varejão, o excelente médio-defensivo da formação do Padrão da Légua, que aproveitou bem o espaço aberto no corredor central para penetrar e rematar com êxito já dentro da área, fora do alcance do guardião Canha.
Continuando a exibir o seu bom futebol, a equipa orientada por Bino poderia ter ampliado a vantagem, aos 17', quando um lançamento longo isolou o nº 7 Mesquita, que foi muito rápido a ganhar a vantagem mas acabou por rematar por alto na cara de Canha.
O Beira-Mar viria a equilibrar a partida na segunda metade da etapa inicial e a melhoria de produção dos comandados de Aguinaldo Melo resultaria na obtenção da igualdade, um excelente golo de Miguel Oliveira, obtido aos 26', na sequência de uma bom lance gizado pela esquerda, tendo uma tabela com um colega deixado o luso-canadiano na cara do guarda-redes Nico, que nada pôde fazer para evitar o 1-1.
O segundo tempo foi muito mais repartido e a primeira equipa a criar perigo foi mesmo o Beira-Mar, aos 45', com Steven a ser isolado por um excelente passe de Miguel Campos, mas a ver o seu remate, desferido do flanco direito, passar rente ao poste.
Com os aveirenses a jogarem abertamente, procurando chegar à vitória, abriam-se também alguns espaços para as transições rápidas do adversário e, aos 64', numa jogada de contra-ataque, o recém-entrado Leandro esteve muito perto do golo, rematando já dentro da área mas por alto. No minuto seguinte foi Mesquita que imitou o seu colega e falhou igualmente o alvo.
Mas a partida continuava aberta, com ambas as equipas a procurarem chegar à vitória e, aos 78', foi o Beira-Mar que cheirou o golo, na sequência da marcação de um pontapé de canto em que o cabeceamento de Ramon saiu à figura do guardião Nico.
E quando se pensava que o desfecho resultaria numa justa divisão de pontos, já em período de compensações, o Padroense acabaria por ser mais feliz e chegou à vitória, após um trabalho na direita de João Gonçalo que cruzou para uma finalização de Mesquita à boca da baliza.
Sendo no futebol a justiça feita com golos, tem de se aceitar o triunfo visitante, mas a repartição de pontos estaria mais de acordo com a produção das 2 equipas, sobretudo no segundo tempo.

Sem comentários: