segunda-feira, 10 de junho de 2013

INICIADOS B: Banco foi solução

SC Beira-Mar, 4 - AD Sanjoanense, 2
(1-2, ao intervalo)

No último jogo oficial da temporada 2012/2013, segundo realizado no relvado do estádio Mário Duarte, a equipa de iniciados do SC Beira-Mar triunfou sobre a Sanjoanense em partida a contar para a série dos primeiros do campeonato distrital da 1ª divisão, por 4-2, resultado que não espelha as dificuldades que os auri-negros experimentaram para levar de vencida uma formação que segue estranhamente no último lugar da classificação, mas que apresentou um futebol muito agradável. Na verdade, a perder por 1-2 ao intervalo, o técnico Pedro Teles, teve mesmo de se socorrer das "armas" que dispunha no banco para inverter o rumo dos acontecimentos e chegar a uma vitória que foi bem suada mas que acabou por ser perfeitamente justificada.
Alinharam neste derradeiro encontro da temporada oficial os seguintes jogadores:
Marcelo (gr); João Bernardo (cap), Peralta (Stefan, int), Dani e Gui (Azevedo, 41'); Diogo Brandão (João Claro, 32'), Afonso (Ruben, int) e Rui Pedro; Vlad, Luís Carlos (Adriano, 61') e João Ramalho.
Numa primeira parte bastante equilibrada mas em que a Sanjoanense apresentou um futebol mais ligado, em contraponto com as iniciativas individuais a que os auri-negros mais se socorriam, o primeiro lance de perigo só aconteceria aos 17', com Gui a isolar Luís Carlos que atirou ao lado à saída do guardião contrário. Este lance como que foi o sinal para o 1-0, que chegaria pouco depois, aos 19', com Vlad, lançado em profundidade, a ganhar ao guarda-redes adversário e a atirar para o fundo das redes desertas.
Foi curto o período de vantagem dos aveirenses, que viram o aseu adversário chegar à igualdade 2 minutos depois, num lance que começou num cruzamento do lado direito, tendo o marcador do 1-1 aproveitado um mau alívio e o ressalto subsequente para fuzilar Marcelo dentro da pequena área.
Com o jogo a ser disputado em ambos os meios-campos, poderia ter sido o Beira-Mar a ter chegado à vantagem, quando o "capitão" João Bernardo, aos 23', rematou violentamente ao poste, mas seria a Sanjoanense, mais eficaz, a  fazer o 1-2, aos 30',  num contra-ataque em que o marcador se isolou desde o meio-campo e não perdoou à saída de Marcelo.
O Beira-Mar bem que poderia ter chegado à igualdade antes do descanso, já que na resposta, aos 31', Vlad oferece o golo a Ramalho, que falha escandalosamente da zona de grande penalidade após passe atrasado do seu colega e as equipas regressaram mesmo aos balneários com a Sanjoanense em vantagem.
O segundo tempo foi diferente, já que, após as alterações produzidas no xadrez auri-negro pelo técnico aveirense, o Beira-Mar foi superior nos segundos 35 minutos e dominou completamente a segunda parte.
Logo aos 38', num remate de Vlad desviado pelo pé do guarda-redes contrário, os donos do terreno mostraram ao que vinham nesta etapa complementar. E o objectivo era dar a "cambalhota" no marcador, que começou a ser operada aos 44', com Rui Pedro a fazer o 2-2 através de um remate de pé esquerdo, dando a melhor sequência um cruzamento de João Bernardo da direita.
Aos 50', Vlad poderia ter dado vantagem à sua equipa mas falha o desvio à boca da baliza após cruzamento da esquerda, mas a Sanjoanense, aos 56', numa jogada de contra-ataque conduzida pelo seu "capitão" (bom jogador este nº 10), também poderia ter desfeito a igualdade. Valeu Marcelo, que com uma extraordinária e segura defesa, evitou males que poderiam ter sido irremediáveis. Aliás a Sanjoanense, no seu último fôlego no jogo, voltou a ameaçar, aos 58', com um remate rente ao poste após cruzamento da esquerda.
E foi na resposta a este lance, também em jogada de contra-ataque, que Luís Carlos, com um forte remate de fora da área, consumou a reviravolta no marcador e fez o 3-2.
A partir daqui a resistência da Sanjoanense terminou e Azevedo, depois de ter falhado o 4-2 na cara do guarda-redes, aos 64', atirando ao lado à sua saída, confirmaria mesmo a vitória da sua equipa, apontando o derradeiro golo, aos 69', também num lance em que se isola em velocidade. O mesmo jogador, já em período de compensação, oferece o golo a João Ramalho, que, no entanto, enjeita a oportunidade.
Terminava assim, da melhor maneira, a participação oficial da equipa de iniciados na presente época, num palco em que se mostra 100 por cento vitoriosa (2 vitórias em 2 jogos) e onde se aguardam boas prestações na próxima época.

Sem comentários: