segunda-feira, 10 de junho de 2013

JUNIORES B: Despedida de ouro

SC Beira-Mar, 5 - AD Sanjoanense, 1
(2-1, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar encerrou da melhor forma a sua participação no campeonato distrital da 1ª divisão e, simultaneamente, a temporada 2012/2013, ao vencer de forma categórica, por 5-1, a AD Sanjoanense, realizando, talvez, a melhor exibição desta ponta final da prova.
Num jogo em que houve equilíbrio durante o primeiro tempo, o triunfo dos auri-negros, que já venciam tangencialmente ao intervalo, foi reforçado  com uns segundos 45' em que dominaram e justificaram plenamente os 3 pontos.
No estádio Mário Duarte, para o último jogo da época, os aveirenses apresentaram:
Hugo (gr); Rúben Marques, Ricardo Pinto, Miguel Campos e Filipe Melo; André Silva, Bernardo Subtil (Lucas, 67'), Tiago Ramalho (Henrique, 68') e Diogo Castor; Balseiro e André Rosa (Miguel Oliveira, 59').
Suplentes não utilizados: Canha (gr), Bruno Reis, Gui Ramos e Bruno Filipe.
Num jogo aberto e com o equilíbrio como nota dominante durante a primeira parte, as oportunidades de golo começaram a surgir desde muito cedo, deixando adivinhar que o marcador iria funcionar com alguma frequência. Ainda não se tinha esgotado o primeiro minuto da partida e já o Beira-Mar criava uma grande ocasião, com André Rosa a cruzar da esquerda para Balseiro, sem oposição ao segundo poste, cabecear por alto. Aos 5', nova grande oportunidade para os auri-negros, outra vez na sequência de um centro de André Rosa que André Silva não finalizou à boca da baliza porque, involuntariamente, foi estorvado por Balseiro.
Mas a Sanjoanense também jogava para ganhar e daria a resposta pouco depois, aos 9', numa boa jogada pela esquerda de Gil, com a bola a sobrar para a entrada da área, onde João António aplicou um potente remate que Hugo defendeu com alguma dificuldade. No minuto seguinte, o mesmo Gil volta a dispor de uma boa ocasião para abrir o marcador e, com isso, até nas oportunidades perdidas o jogo se equilibrava.
Pouco depois de esgotado o primeiro quarto de hora (16'), numa jogada de contra-ataque pelo corredor esquerdo, o Beira-Mar voltou a estar perto do golo, com Ramalho a finalizar à boca da baliza mas a proporcionar ao guardião contrário uma defesa por instinto para canto. Seria o prenúncio do 1-0, que chegaria no minuto seguinte, depois de Balseiro ter recuperado uma bola na direita e servido primorosamente André Rosa, que só teve de encostar à boca da baliza.
Não demorou muito a vantagem aveirense, já que, aos 20', num lance de inspiração e que culminou num excelente golo, o defesa-direito da Sanjoanense, com um remate em arco de fora da área, fez entrar a bola no ângulo mais distante da baliza de Hugo, que apesar dos esforços não foi capaz de evitar o 1-1.
Sempre com o jogo repartido, foi o Beira-Mar a adiantar-se de novo no marcador, aos 26', com André Rosa a bisar após um excelente passe de Diogo Castor, que o isolou para o 2-1.
Na verdade, apesar das equipas se equivalerem na posse e controlo da bola, as melhores oportunidades pertenciam ao Beira-Mar, que poderia ter ampliado antes do intervalo, primeiro por Diogo Castor, aos 32', que atirou, na cara do guarda-redes, contra o corpo deste, tendo Tiago Ramalho, na sequência do lance, de cabeça e à boca da baliza, falhado nova oportunidade, e depois, aos 41', num remate cruzado de André Silva que fez a bola rasar o poste mais distante. O mesmo André Silva, no minuto seguinte, voltaria a enjeitar nova ocasião na cara do guardião de São João da Madeira.
A segunda parte deu mais Beira-Mar que teve uma excelente entrada e aumentou para 3-1, logo aos 48', numa boa entrada pela direita de Rúben que cruzou rasteiro para a boca do golo, onde Diogo Castor aproveitou um ressalto para atirar para o fundo das redes.
Pouco depois, aos 50', Hugo negaria o golo à Sanjoanense, defendendo com os pés mais um remate do perigoso Gil, sem dúvida o jogador mais desequilibrador do lado contrário, mas Ramalho, aos 60', na sequência da marcação de um pontapé de canto, cabeceando para as mãos do guarda-redes, também poderia ter aumentado a vantagem da sua equipa.
O 4-1 aconteceria mesmo, aos 63', com Miguel Campos a aproveitar a recarga de uma bola cabeceada à barra por Ramalho, para fazer também o gosto ao pé.
O jogo estava praticamente decidido, mas a Sanjoanense ainda ameaçou, aos 79', com o seu jogador nº 10 a desperdiçar, à boca da baliza, uma soberana oportunidade para reduzir distâncias. No entanto, era o Beira-Mar que controlava o jogo e Balseiro, aos 87', a passe de Lucas, falha o chapéu ao guarda-redes e a oportunidade do 5-1. Este surgiria em cima dos 90' regulamentares, na transformação de uma grande penalidade claríssima, que ditou ainda a expulsão do nº 4 sanjoanense, que evitou o golo com as mãos, cortando em cima da linha de baliza, um remate de Miguel Oliveira que levava o selo de golo. Da marca dos 11 metros, Diogo Castor não vacilou e fechou a contagem final, que poderia ter sido dilatada em período de compensação, quando Henrique falhou na cara do guarda-redes.
Vitória justa dos auri-negros, que realizaram uma boa exibição e deixaram boas indicações para o que poderão fazer na próxima época.

Sem comentários: