domingo, 15 de setembro de 2013

INICIADOS A: Eficácia e Marcelo foram a chave do sucesso

SC Beira-Mar, 3 - D Castelo Branco, 0
(2-0, ao intervalo)

A equipa de iniciados do SC Beira-Mar estreou-se a vencer no campeonato nacional, ao bater esta manhã, no Estádio Mário Duarte, o Desportivo de Castelo Branco, num jogo correspondente à 3ª jornada da série D. A vitória foi folgada, e os 3-0 do resultado tiveram na eficácia auri-negra, sobretudo na primeira parte, onde Vlad (2 golos) foi o seu expoente máximo, e na manhã inspirada do seu guardião Marcelo os seus principais responsáveis.
A formação de Pedro e João Carlos Teles entrou melhor na partida e como corolário desse ascendente viria a adiantar-se no marcador logo aos 6', numa jogada de processos simples pela esquerda que terminou num cruzamento rasteiro e mortífero de João Bernardo para a boca da baliza, onde Vlad surgiu a finalizar de uma forma aparentemente fácil.
Este melhor período dos aveirenses duraria até cerca dos 13', quando um "tiro" de longe de João Bernardo passou muito perto do alvo e constituiu uma verdadeira ameaça para as redes albicastrenses. Porém, a formação de Castelo Branco reagiu e passou a discutir mais o jogo, instalando-se com maior frequência no meio-campo contrário e levando algum perigo à baliza de Marcelo. Foi então a vez do guardião aveirense mostrar os seus dotes, evitando por duas vezes (30' e 34') o golo dos forasteiros. No primeiro lance, com todos a gritarem golo, o remate é desferido mesmo já dentro da área, após jogada e cruzamento do lado esquerdo e, no segundo, a boa defesa opõe-se a um forte disparo de meia-distância. Em ambos Marcelo se opôs com grande categoria, mantendo a sua equipa na frente.
Em cima do intervalo, e se calhar num momento que já ninguém aguardava, os auri-negros elevaram para 2-0 e foram para intervalo com uma maior tranquilidade. Vlad, num lance a papel químico do primeiro golo, voltou a finalizar à boca da baliza um cruzamento rasteiro da esquerda, desta feita de Rui Pedro, que foi inteligentemente lançado à linha por João Bernardo numa reposição lateral de bola.
O segundo tempo foi quase uma cópia da etapa inicial, com o Beira-Mar a entrar novamente melhor no jogo, podendo Rui Pedro, aos 43', a passe atrasado da direita de Vlad, ter alargado a vantagem, valendo desta vez a boa intervenção do guarda-redes beirão.
Também à semelhança da primeira parte, o Desportivo reagiu a este melhor período inicial do seu adversário e, aos 49', dispôs da mais flagrante oportunidade de todo o jogo, com o seu jogador nº 9, lançado em profundidade,  já depois da bola ter ultrapassado Marcelo e com a baliza completamente desguarnecida, a atirar às malhas laterais.
Aos 56', Marcelo voltou a brilhar, opondo-se com valentia à marcação de um livre frontal que levava força e alguma colocação, acabando por desviar a bola para canto. Mais uma vez tudo se repetiu, não marcou a formação de Castelo Branco, fê-lo a da casa, elevando para 3-0 aos 59', numa jogada iniciada na direita e finalizada por C. Jorge, que, depois de ter falhado uma primeira tentativa, corrigiu como uma boa execução que fez a bola sobrevoar o guarda-redes e um defesa que se encontrava na linha final.
Vitória justa dos aveirenses, perante um adversário inconformado e que discutiu sempre o jogo, justificando, por isso, a marcação do seu tento de honra, que não surgiu e acabou por traduzir no resultado números que espelham uma diferença algo exagerada.
Com uma arbitragem completamente tranquila e numa manhã de temperatura propícia à prática do futebol, o Beira-Mar apresentou-se com:
Marcelo (gr); Peralta, Arsénio, Dany e Adriano; João Claro (cap), C. Jorge (Marcelo D., 61') e Rui Pedro; Vlad (Rui Jorge, 65'), Jorge C. (Luís Carlos, int) e João Bernardo.
Suplentes não utilizados: Xico (gr); D. Neves e J. Ramalho.

Sem comentários: