domingo, 26 de janeiro de 2014

JUNIORES A: Vitória preciosa e justa

SC Beira-Mar, 2 - Vitória SC (Guimarães), 0
(2-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar terminou da melhor maneira a 1ª fase do campeonato nacional da 1ª divisão ao derrotar, no estádio Mário Duarte, a tranquila, mas nem por isso menos difícil, formação do Vitória de Guimarães. Com os minhotos já apurados para a série de apuramento do campeão, aos auri-negros interessava somar pontos, que transitarão para a fase de manutenção que os aveirenses irão discutir. O resultado foi feito durante o primeiro tempo, tendo os comandados de António Luís materializado numa vitória justa, por 2-0, uma partida em que estiveram muito bem e tudo fizeram para conquistar os 3 pontos.
Num terreno pesado e extremamente exigente do ponto de vista físico, com uma excelente arbitragem do Sr. João Miguel Santos, da AF Porto, o SC Beira-Mar apresentou:
Hugo (gr), Bruno Reis, Miguel Campos, Fábio e Filipe Melo; Tiago Ramalho (Lucas, 90+1'), André Silva, Bernardo Subtil (André Santos, 66') e Pedro Aparício; Diogo Castor e Bento Cortesão (Lane, 87').
Suplentes não utilizados: João Paulo (gr), Ricardo Pinto, Gui e Bruno Filipe.
O Vitória teve um melhor início de partida, tendo Nelson Horta ameaçado, aos 7', com um perigoso remate de cabeça e obrigado, dois minutos depois, o guardião Hugo a uma grande intervenção, negando o golo ao "11" vimaranense após uma falha no sector recuado.
O Beira-Mar foi entrando no jogo com o decorrer do tempo e, aos 19', teve um excelente tónico, quando chegou à vantagem através da marcação de uma grande penalidade, prontamente assinalada por derrube do guardião David Robador ao veloz Diogo Castor. Pedro Aparício, com um pontapé forte e colocado, adiantou a sua equipa na primeira ocasião que para isso dispuseram.
Mas se até ao 1-0, pela produção das equipas, se poderia dizer que os aveirenses não mereciam essa vantagem, a partir daí os comandados de António Luís subiram de produção e ficaram por cima no jogo.
A baliza vitoriana passou a ser assediada com maior frequência e, aos 24', Bento Cortesão, com um remate em arco, esteve muito perto do segundo. A jogada começou num lançamento em profundidade, na direita, para Digo Castor, que colocou a bola na área, onde o "9" aveirense, recebeu, puxou para dentro e atirou muito perto do poste mais distante. A persistência auri-negra daria os seus frutos mais à frente, aos 30', com Diogo Castor a fazer o 2-0, após ter sido isolado por um passe de André Silva, que recuperou a bola a meio-campo.
A superioridade aveirense era, por esta altura, bem evidente e André Silva, aos 32', solto ao segundo poste, poderia mesmo ter "matado" a partida, quando dispôs de uma flagrante oportunidade de golo, surgida de um cruzamento da esquerda de Diogo Castor e desperdiçada com um remate ao lado do poste esquerdo. Os vitorianos apenas nos últimos 10 minutos sacudiram o perigo para longe da sua área, mas foram inofensivos em termos de criação de situações de finalização.
O segundo tempo começou por mostrar um Beira-Mar novamente mais perigoso, tendo tido Pedro Aparício, por duas vezes (52' e 55'), a possibilidade de sentenciar a partida. No primeiro lance, após uma jogada de insistência na área vitoriana, o "capitão" aveirense faz imensa cerimónia e o remate para o golo acaba por não acontecer. A segunda oportunidade surge na sequência de uma excelente jogada de Filipe Melo pela esquerda, após combinação com Diogo Castor, tendo o passe atrasado apanhado o "10" auri-negro à entrada da área. O remate partiu de pronto mas o alvo foi errado por muito pouco, acabando a bola por passar a centímetros do ângulo superior esquerdo da baliza vimaranense.
Na parte final do jogo o Vitória intensificou o seu futebol ofensivo, mas foi a vez de os aveirenses voltarem a mostrar a sua boa organização defensiva. Apenas por uma vez, aos 71', o golo esteve iminente na baliza de Hugo, na sequência de uma jogada pela direita e confusão gerada na área, onde João Vigário, em posição frontal, acabou por rematar por cima.
Com esta vitória, o Beira-Mar parte para a 2ª fase com 19 pontos, menos 3 que a Oliveirense, que ocupa o 9º posto, o último que assegura a permanência no escalão maior.

Sem comentários: