sexta-feira, 25 de abril de 2014

Agenda do fim-de-semana: Os campeonatos estão de regresso

Após o interregno pascal, o futebol oficial está de regresso e a agenda do fim-de-semana reserva-nos 13 jogos com a participação das nossas equipas da Academia.
Começando pelo futebol de 11, e quando faltam apenas 4 jogos para o final da temporada, a deslocação da equipa de juniores a Oliveira de Azeméis reveste-se de carácter decisivo para as contas dos auri-negros no que à manutenção no campeonato nacional da 1ª divisão diz respeito. Com 7 pontos de atraso para a Oliveirense, à formação orientada por António Luís só a vitória interessa para manter acesa a chama da esperança. Vai ser difícil, mas é de todo possível.
Mais desafogados, mas com obstáculo igualmente muito difícil, os juvenis deslocam-se à Figueira da Foz para enfrentar a Naval, que luta, com afinco, pela manutenção no campeonato nacional e que, na 2ª fase da prova, é "apenas" a formação que, destacadamente, mais pontos amealhou. Vida complicada para os pupilos de Zé Maria Almeida que terão de fazer muito melhor do que nos últimos jogos para regressarem satisfeitos a Aveiro.
Continuando na variante de 11, mas passando agora para as provas distritais, iniciados e juvenis têm igualmente saídas muito complicadas, defrontando adversários que se encontram pior classificados, é certo, mas que ainda estão bem dentro da luta pela manutenção na 1ª divisão. A jornada é mais importante para os iniciados do que para os juvenis, tendo em conta que os primeiros, com a derrota caseira na última jornada, ficaram com menor margem de manobra. É, pois, muito importante que pontuem, se possível com um triunfo, no sempre complicado terreno do Estarreja. Os sub-17, em Paços de Brandão, poderão jogar mais tranquilos, nunca perdendo da mira a hipótese de selar mais uma vitória, que representaria um passo de gigante na consolidação da permanência no escalão maior.
Passando para o futebol de 7, e após a jornada menos bem conseguida no fim-de-semana antes da pausa pascal (derrotas nos 3 jogos Premium), infantis A, infantis B e benjamins B jogam em São Bernardo com o objectivo de regressar aos triunfos. Os primeiros, que se mantêm na vice-liderança da classificação, protagonizam mais um dérbi da cidade de Aveiro, recebendo um Taboeira que passa por um período menos bom, encontrando-se na cauda da tabela com apenas 1 ponto conseguido. Sendo sempre de desconfiar destes números, o favoritismo é auri-negro. Já os infantis B terão pela frente um adversário teoricamente mais difícil, já porque o Anadia soma mais 8 pontos do que os auri-negros, já porque no jogo da primeira volta, ainda que tangencialmente, os bairradinos venceram. Boa altura para devolver o 3-2 de então. Quanto aos benjamins B, também estes dispõem de uma ocasião de oiro para sentir novamente o sabor da vitória, já que defrontam o Estarreja, a quem venceram na 1ª volta e que se apresenta em São Bernardo com apenas 3 pontos.
Nas séries Gold, destaque para mais um Taboeira-Beira-Mar, no escalão de traquinas A, com os auri-negros a apresentarem-se no Campo do Seminário na condição de líderes da série E, estatuto que lhes concede algum favoritismo. Os benjamins A jogarão, igualmente em São Bernardo, uma cartada de extrema importância tendo em vista a luta pela liderança da série G, por agora ocupada pela Oliveirinha, que se apresenta para defrontar os auri-negros com 4 pontos de vantagem mas também com mais uma partida disputada. Uma vitória da nossa equipa abre boas possibilidades para poder terminar em 1º lugar.
Finalmente, os traquinas B cumprem o seu 5º jogo no torneio da Primavera da AF Aveiro diante da Oliveirense, um dos co-líderes da série C. Com 2 vitórias e 2 derrotas, os auri-negros gostariam de tornar o seu saldo positivo, mas vão defrontar em São Bernardo o vencedor destacado do torneio de Inverno (série C) e que ainda não perdeu esta época.
Confira agora os 13 jogos a ver entre sábado e domingo:

Sem comentários: