domingo, 4 de outubro de 2009

INICIADOS B: Ganhou quem marcou...

UD Bustos, 0 - SC Beira-Mar, 1 (0-0 ao intervalo)

Num jogo pautado por muito equilíbrio, com oportunidades de golo para os dois lados, mas onde a ineficácia ofensiva foi a nota dominante, a equipa de iniciados B do SC Beira-Mar bateu, hoje de manhã, no Campo Dr. Santos Pato, em Bustos, a União Desportiva local, por 0-1, averbando a 2ª vitória em 2 jogos disputados. Com este registo, a equipa de João Amaral mantém a liderança da Zona Sul do Campeonato Distrital da 1ª divisão da AFA, repartindo o comando com o Oliveira do Bairro.
Os auri-negros apresentaram-se com:
Canha (GR); Luís (cap), Pedro Salgado, Bruno Reis e Filipe; João António, Tiago Ramalho (Pedro Aparício, intervalo) e Sérgio; Joel (Steven, 68'), Duílio e Jorge (Sousa, 59').
Suplentes não utilizados: Leo (GR), Nuno Abreu, Vieira e Samuel.
A UD Bustos entrou melhor no jogo, mas cedo o Beira-Mar equilibrou, passando até a exercer, a espaços, algum domínio na partida. As duas equipas foram, aliás, corajosas, procuraram ambas ganhar, equilibraram-se muito e tiveram, quer de um lado, quer do outro, oportunidades para marcar.
O primeiro sinal de perigo viria a ser dado, aos 8' de jogo, pelo nº 7 de Bustos (André Dias), um jogador de valor acima da média e que foi um quebra-cabeças para a equipa de Aveiro. Num livre directo sobre o lado direito, o elemento desequilibrador da equipa adversária rematou forte, mas a bola viria a passar rente ao poste mais distante da baliza defendida por Canha. A este lance respondeu o Beira-Mar com uma boa ocasião, aos 13'. Salgado solicita, desde a nossa defesa, a corrida de Duílio, que ganha ao opositor e remata, na passada, para uma defesa apertada para canto do guardião bairradino. Os lances de perigo repartiam-se mas, ora as defesas se superiorizavam aos atacantes, ora estes se mostravam ineficazes no momento da finalização. Contabilizaram-se, para o Beira-Mar, até ao final da 1ª parte, as seguintes ocasiões: 18', João António (na marcação de um canto, a bola, cheia de efeito, embate na barra); 28', Joel (a mais flagrante de todas, com o jogador aveirense, sozinho, a ter tempo para tudo, mas a atirar contra a figura do guardião bustuense); 33', Duílio (remate cruzado, em corrida, rente ao poste contrário); 34', Salgado (na sequência de um canto, atira, dentro da área, contra a muralha). A estes lances respondeu o Bustos com oportunidades aos 19' (perda de bola proporciona uma transição rápida, com Dias a criar muito perigo), 27' (Canha defende um remate de cabeça, no seguimento de um canto) e 32' (novamente Dias).
O resultado era inteiramente justo ao intervalo e, por aquilo que se estava a observar, quase se poderia garantir que quem marcasse um golo ganharia o jogo.
Entrou melhor o Beira-Mar na 2ª parte e criou, nos momentos iniciais, duas boas oportunidades. Logo no 1º minuto, Duílio tem oportunidade soberana, mas remata contra o guarda-redes. Aos 9' foi Jorge, que na marcação de um livre directo fez a bola embater na barra. Estávamos a meio da 2ª parte, quando o jogo foi verdadeiramente agitado. Aos 17', grande jogada individual de André Dias (sempre ele), que rompe com a bola e remata forte, à entrada da área. Canha defende para a frente mas, para felicidade nossa, a recarga quase sem oposição de um avançado contrário vai para fora. No minuto seguinte, aos 18', o perigo passou para a outra baliza. Numa jogada de insistência, em que Joel já tinha estado em boa posição para chegar ao golo, a bola sobra para Duílio, que faz o 0-1, com um remate eficaz, ainda que pouco ortodoxo, não dando quaisquer hipóteses ao guardião contrário.
A partir daqui a nossa equipa passou a controlar o jogo, mantendo a bola sempre longe da baliza de Canha e beneficiando, ainda, da quebra física que se verificava nos jogadores adversários mais influentes. A UD Bustos não mais incomodou o nosso reduto defensivo e foi mesmo o SC Beira-Mar que, na ponta final do jogo, criou algum perigo, em lances protagonizados por Duílio e Pedro Salgado.
Boa arbitragem.

Sem comentários: