domingo, 14 de fevereiro de 2010

INFANTIS A: "Hat-trick" de Aurélio!

SC Beira-Mar, 3 - Mini Foot Clube, 0
(2-0, ao intervalo)

Teve ontem início a 2ª fase do campeonato distrital de infantis A, com a realização, no campo do Seminário, do jogo referente à 1ª jornada, que opunha Beira-Mar e Mini Foot, 2º e 3º classificados da série G, na 1ª fase. Tal como se previa, a partida foi dominada pelos aveirenses, sendo a diferença de três golos sem resposta, vantagem escassa para a superioridade demonstrada durante toda a partida. O Mini Foot mostrou ser uma equipa bem organizada, defendeu muito bem, teve no seu guarda-redes uma das figuras do encontro (a outra foi Aurélio, que apontou um "hat-trick") e foi adiando, até onde pôde, o primeiro golo dos auri-negros.
Edmundo Ferreira apresentou a seguinte formação, durante a 1ª parte:
Diogo (gr); Marcos Dias e Regêncio; Bruno (cap), Francisco e Marcos; Aurélio.
Jogaram também: Rafa, Manu e Nuno.
Durou 19 minutos a resistência da equipa de Sever do Vouga, período durante o qual se assistiu a um assalto às redes da bem organizada formação do Mini Foot, onde o seu guardião se mostrou figura de proa. Oportunidades não faltaram, mas, umas vezes por ineficácia dos atacantes, noutras por mérito de quem defendia, o golo foi sendo adiado. Logo aos 3' de jogo, Marcos, ao 2º poste, tem soberana oportunidade para abrir o marcador, mas falha o encosto, após um cruzamento de Aurélio, na direita, a culminar excelente combinação de ataque dos aveirenses, onde a circulação de bola foi predominante. Aos 6', Marcos tem nova ocasião, mas vê o seu forte remate ser desviado para canto. Aos 8', Aurélio atira à baliza, de longe, com a bola a ser devolvida pela barra. Costuma dizer-se que "água mole em pedra dura, tanto dá até que fura". Foi o que aconteceu aos 19', após a marcação de um pontapé de canto na direita, por Marcos, com Aurélio a ter tempo para dominar na pequena área e rematar para o 1-0. Estava aberta a porta da vitória e as coisas ficaram ainda mais claras, no minuto seguinte, com a obtenção do 2-0, outra vez por Aurélio e novamente com Marcos na origem da jogada, agora na esquerda, donde tirou um cruzamento, para o goleador aveirense dominar e rematar rasteiro para o fundo das balizas severenses. Aurélio é, efectivamente, um dos jogadores que faz a diferença nesta equipa e, aos 24', em jogada individual pelo lado esquerdo, esteve à beira de facturar de novo, mas o seu remate, de ângulo já um pouco difícil, esbarra no poste. No minuto seguinte, para não variar, o nº 19 volta a estar na origem de mais um lance de grande perigo, oferecendo, com um passe atrasado para a zona central, a possibilidade de golo a Rafa, mas o remate deste é superiormente defendido pelo excelente guardião do Mini Foot. Antes do apito para o descanso, aos 28' (Nuno desfere forte remate que passa rente ao poste) e aos 29' (mais uma grande defesa do guardião forasteiro, a remate de Aurélio) o Beira-Mar poderia ter dado outra expressão ao marcador, que se revelava extremamente magro para tantas ocasiões de golo geradas.
A 2ª parte não foi tão bem jogada pela equipa de Edmundo Ferreira, que permitiu alguma reacção ao Mini Foot, mas, ainda assim, nunca esteve em causa a supremacia auri-negra.
O técnico aveirense fez alinhar, no período complementar:
Diogo (gr); Nuno e Tiago; Rafa, Manu e Bruno; Luís Miguel.
Jogaram ainda: Francisco, Marcos, Aurélio e Regêncio.
Bruno, logo no primeiro minuto, poderia ter sentenciado, em definitivo, a partida, mas perde a oportunidade quando, isolado, procurou oferecer o golo a Luís Miguel. Na resposta, o Mini Foot cria a sua primeira oportunidade de golo, em todo o desafio, que foi bem resolvida por Diogo. O guardião auri-negro, aos 7', voltaria a resolver nova situação de perigo para a sua baliza, consequência de um contra-ataque do Mini Foot com superioridade numérica. Respondeu o Beira-Mar, no minuto seguinte e, após a marcação de um canto por Bruno, Tiago, solto na área, remata de cabeça, ao lado. No espaço de um minuto (aos 11' e 12') o guardião severense volta a fazer das suas e nega, por duas vezes, o terceiro golo beiramarense, defendendo com categoria remates de Manu (com os pés) e de Nuno (desvio para canto). O Beira-Mar voltava a estar claramente por cima do adversário e, aos 16', após a marcação de um canto por Nuno, Manu volta a estar perto do golo, mas o seu remate sai ao lado. Aos 18', Aurélio escapa-se pela esquerda e dá atrasado para a entrada de Francisco que, em posição frontal, proporciona mais uma grande defesa ao guardião visitante, que se revelava uma das grandes figuras do jogo. As dúvidas (se as havia) foram completamente desfeitas, aos 22', com a obtenção do tranquilizador 3-0, surgido na marcação de um canto, apontado por Marcos, a que Aurélio correspondeu da melhor maneira, alcançando, ao 2º poste, com um golpe de cabeça, o seu "hat-trick".
O Mini Foot voltou a reagir e procurou, ainda, chegar à obtenção do seu tento de honra. Esteve perto de o conseguir, em duas situações. A primeira, aos 24', com um remate às malhas laterais, após o finalizador ter ganho um ressalto de bola. A segunda, aos 26', no seguimento de uma boa jogada, na qual aparece um jogador, solto na direita, a rematar cruzado, rente ao poste mais distante. As duas grandes figuras da partida (Aurélio e guarda-redes do Mini Foot) voltaram a estar em evidência na última jogada do encontro, com o guardião forasteiro a negar o golo, por duas vezes, ao goleador auri-negro, após uma boa iniciativa deste.
Vitória justa,  mas escassa, numa boa partida de futebol, entre duas equipas bem organizadas e que revelou excelentes individualidades.

Sem comentários: