domingo, 14 de fevereiro de 2010

INFANTIS B: Duelo de campeões!

SC Beira-Mar, 3 - CD Feirense, 2
(0-1, ao intervalo)

O Campo do Seminário foi, ontem de manhã, o palco da jornada de abertura da 2ª fase do campeonato distrital de infantis B, colocando frente-a-frente os dois únicos concorrentes da série dos primeiros que contaram por vitórias todos os jogos disputados na 1ª fase da prova. Pelas credenciais apresentadas neste jogo, tanto Beira-Mar, como Feirense, perfilam-se como dois sérios candidatos à luta pelo ceptro distrital da categoria. A vitória tangencial, por 3-2, da equipa de Ricardo Pinheiro é inteiramente justa, porque teve sempre a iniciativa do jogo, conseguindo recuperar, por duas vezes, de uma desvantagem no marcador e mostrando sempre que apenas a vitória lhe interessava nesta partida.
Ricardo Pinheiro apresentou para este jogo:
Pouseiro (gr); Bernardo (cap) e Leo; Terrinca, Gil e Gonçalo; Didi.
Alinharam, ainda, durante a 1ª parte: Fábio, Adriel e Toncha.
Cedo se verificou a qualidade das duas equipas em presença, mas nada fazia prever que, logo aos 2', na marcação de um livre directo, o Feirense chegasse ao 0-1, com a bola a sobrevoar Pouseiro, em balão, e a anichar-se nas redes à sua guarda. O Beira-Mar, que tinha entrado melhor no jogo, não acusou este golo madrugador e reagiu bem, partindo em busca do golo da igualdade. Gonçalo mostrava-se muito activo, pelo seu corredor esquerdo, e à 3ª jogada, com perigo, que protagonizou, aos 9', proporciona a Didi, em boa posição, uma excelente oportunidade de golo, que não é concretizada porque o remate do goleador aveirense é desviado para canto. Aos 12', após uma boa circulação de bola em que o futebol dos auri-negros era fértil, Gil faz um passe a rasgar, novamente para Gonçalo, que cruza para Didi rematar de cabeça, à boca da baliza, fazendo a bola passar por cima da baliza, gorando-se uma magnífica hipótese de igualar o marcador. No minuto seguinte, Gonçalo tenta a sua sorte, com um remate forte, para defesa segura do excelente guardião da Feira. O caudal ofensivo aveirense era intenso, mas incorporava alguns perigos, como o que aconteceu aos 15', com uma perda de bola em zona proibida, a isolar um avançado feirense que, sozinho, falhou o segundo golo, atirando, rasteiro, rente ao poste esquerdo da baliza de Pouseiro. Até ao intervalo, continuou a insistência do Beira-Mar no ataque às redes contrárias, muito bem defendidas por uma equipa bem organizada e um guarda-redes que transmitia muita confiança. Só aos 27', o golo voltou a andar novamente por perto, numa penetração de Adriel, mas o avançado auri-negro é desarmado, quando se preparava para finalizar com perigo. O intervalo chegava e o resultado era inteiramente injusto para os comandados de Ricardo Pinheiro, tendo em conta que fora a equipa que mais tinha assumido o jogo, que melhor futebol tinha praticado e que maior caudal ofensivo tinha produzido.
Para a 2ª parte, Ricardo Pinheiro alterou o seu desenho táctico e apresentou:
Pouseiro (gr); Bernardo; Terrinca, Miguel Morgado e Gonçalo; Didi e Leo.
Entraram ainda: Henrique (gr), Gil, Adriel, Toncha e Fábio.
O figurino do jogo não se alterou no período complementar, em termos de iniciativa, que continuava a pertencer aos da casa (até porque estavam em desvantagem no marcador), que tiveram a primeira oportunidade para chegar ao empate, aos 5', após a marcação de um canto, do lado direito, com Bernardo, de cabeça, em boa posição, a rematar por cima da barra, tendo a bola sido, ainda, desviada para canto. Neste início da 2ª parte, o "perfume" do futebol dos aveirenses não era tão intenso mas, ainda assim, suficiente para que, aos 7', a justiça tivesse chegado, minimamente, ao marcador. Gonçalo está na origem da jogada, tendo a bola seguido para Didi, na esquerda, que faz uma diagonal para dentro e remata na passada para o 1-1, apanhando o guarda-redes do Feirense em contra-pé. Não durou muito a desfazer este empate, uma vez que, aos 11', o Feirense volta adiantar-se, fazendo o 1-2 numa jogada de insistência, com o marcador a rematar já dentro da área, após ganhar todos os ressaltos. A emoção subia, os técnicos mostravam grande azáfama, com alterações sucessivas no xadrez de cada uma das equipas e indicações permanentes para dentro do campo e o público, cá fora, vivia com grande intensidade todas as incidências do jogo. Aos 13', foram os auri-negros novamente a dar largas à sua alegria, quando Leo, de cabeça, após canto marcado por Didi, na esquerda, volta a igualar a partida, fazendo o 2-2. No minuto seguinte, grande remate de Miguel Morgado, de longe, com a bola a passar não muito longe do poste direito. Foi o aviso para o 3-2, que chegaria aos 18', após uma grande abertura de Gil, na direita, em Miguel Morgado, que domina bem a bola e, frente ao guardião contrário, atira a contar, consumando a reviravolta no marcador.
Até final, foi tempo para gerir a primeira vantagem que tinham alcançado neste jogo e, pese embora a grande intensidade colocada sempre pela duas equipas, não houve grandes situações para golo e o marcador não se viria a alterar até ao apito derradeiro do juiz da partida.
Foi uma vitória muito festejada pelos aveirenses e muito sentida pelo adversário, mas trata-se apenas do primeiro de uma maratona de jogos (18) que é necessário percorrer. Nada está ganho, foi apenas um jogo, mas é sempre bom começar a ganhar...

7 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a esta excelente equipa peplo empenho e detreminação demonstrada.


lamenta-se que os INFANTIS A pela infelicidade dos atletas, por si só suficiente, seja alvo de atenção secundária...
No futebol como me tudo na vida só se tem atenção quando se está por cima...

Parabéns aos Infants A pelo resultado obtido e que os pais os estimule porque bem precisam....

Anónimo disse...

Parabens pela vitoria e pela exibição.
Começaram da melhor maneira a caminhada para o objectivo final, estão no caminho certo miudos, continuem assim......e felicidades.
Um abraço EF

Anónimo disse...

Parabens ao Beira-mar pelo triunfo, estes miudos tem atitude, nota-se que a equipa está bem treinada, tem um treinador que gosta do que faz e consegue transmitir aos miudos uma personalidade vencedora.

.../...

Anónimo disse...

Parabens a todo o grupo.
Continuem humildes e no bom caminho
Um abraço

J.A

Anónimo disse...

Esta equipa passeia classe. Parabéns, mas atenção: é fundamental manter a humildade dentro de campo. Equipa fantástica, a seguir de perto...

Anónimo disse...

Parabens por mais uma vitoria.
É de lamentar que seja preciso chamar a policia para acalmar os animos, o que já não é a primeira vez.
Será que ninguem vê que o banco de suplentes dos miudos não pode estar ali junto á rede.
Com estas equipas da zona norte vai haver sempre problemas.
Só quando ouver uma desgraça é que vão mudar isto!?

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentario de cima. Os bancos de suplentes dos miudos nao podem estar ali á mão e boca dos adeptos. Mais vale prevenir q remediar.Um simples mal entendido no calor do jogo pode provocar danos.