domingo, 14 de fevereiro de 2010

JUNIORES A: Vitória e qualificação em Oliveira do Bairro!

Oliveira Bairro SC , 1 - SC Beira-Mar, 4
(0-2, ao intervalo)

Já está! O primeiro grande objectivo da equipa de juniores do SC Beira-Mar, para esta época, foi alcançado no jogo de ontem à tarde, em Oliveira do Bairro, contra um adversário directo, muito difícil e que procurava o seu 12º jogo consecutivo sem derrota. Com efeito, a equipa de António Luís, após o categórico triunfo no terreno dos "falcões" do Cértima, garantiu a qualificação para a 2ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão, para discutir a promoção ao escalão maior, onde militou na época transacta. Os números são claros (1-4), mas não reflectem o equilíbrio verificado na partida, ainda que não esteja em causa a justiça do vencedor. Desde já, estão de parabéns António Luís e todo o seu grupo de jogadores, a quem enviamos merecidas felicitações.
Para o jogo da qualificação, o técnico aveirense fez alinhar:
Ricardo Barros (gr); Berna, Marcelo (Francisco Griné, 50'), Beato e Bryan; Granja, André Vaz (cap) e Filipe Vieira; Nelson (André Aranha, 84'), Hugo Seixas e Mathieu (Nuno Silva, 64').
Suplentes não utilizados: Samuel (gr), Abreu, Ibrahima e Nilson.
A primeira parte foi demasiado táctica, com as equipas a não arriscarem muito, procurando jogar pela certa, priviligiando a coesão defensiva, onde a equipa do Beira-Mar esteve soberba. Nos equilibrados primeiros 45 minutos, os aveirenses foram mais felizes e alcançaram uma preciosa vantagem de 2 golos, aproveitando eficazmente as oportunidades que lhes surgiram. O 0-1 aconteceu aos 10', resultado de uma jogada de combinação pelo lado direito, entre Berna e Granja, com este a lançar em velocidade Seixas, que ganhou em corrida e rematou, na passada, para o fundo da baliza, com o guarda-redes da casa ainda a tocar na bola. A toada era de equilíbrio, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques e não se registavam oportunidades de golo junto de nenhuma das balizas. Foi, por isso, com alguma felicidade que os auri-negros ampliaram para 0-2, aos 33', com Seixas, novamente, a aproveitar um ressalto, à boca da baliza, após a marcação de um canto. Esta desvantagem provocou uma reacção na equipa bairradina, que exerceu alguma pressão na parte final dos primeiros 45 minutos, ganhando sucessivos cantos. Na sequência de um deles, aos 40', Ricardo faz a defesa da tarde e nega o golo à equipa da Academia do Falcão, desviando, em vôo, para canto, uma bola cabeceada ao ângulo superior esquerdo da sua baliza. No minuto seguinte, nova oportunidade para o Oliveira do Bairro reduzir, mas a bola passa caprichosamente rente ao poste esquerdo da baliza auri-negra, após um ressalto de bola disputada pelo guardião Ricardo e um avançado visitado. Após este "forcing" dos bairradinos, o intervalo chegava e o resultado não poderia ser melhor para as pretensões aveirenses, que viam a sua boa estrutura defensiva e a eficácia na finalização serem premiadas com dois golos de vantagem.
Para a 2ª parte esperavam-se muitas dificuldades para os beiramarenses, mas a equipa mostrou-se sempre muito personalizada e os primeiros lances de perigo pertenceram-lhes mesmo. Logo aos 3', André Vaz executa um pontapé de canto, na esquerda e quase faz golo directo, com a bola a sobrevoar o guarda-redes contrário e a sair junto ao 2º poste, ainda com Beato, em esforço, a procurar dar o toque fatal. Aos 9', nova situação de perigo, após uma bola ganha a meio-campo, com Seixas a isolar Nelson, que chega ligeiramente atrasado, criando um enorme calafrio nas hostes da casa. Por aquilo que se estava a passar em campo, o 1-2, surgido aos 10', aconteceu também algo inesperadamente. Mas a verdade é que, nas bolas paradas, tudo pode acontecer. E o Oliveira do Bairro, beneficiando de um livre em zona frontal, não muito longe da linha limite da grande área, transformado em golo à 2ª tentativa de remate, acabou por encurtar distâncias e relançar, de novo, o jogo e a incerteza no resultado.
Os aveirenses não vacilaram, continuaram a defender muito bem e voltaram a tranquilizar os corações mais palpitantes quando, aos 21', chegaram ao 1-3. As bolas paradas voltavam a assumir papel importante e, desta feita, foi Francisco Griné, solto na área, que surge a rematar para o fundo das redes a bola centrada por Seixas, desde a marca do pontapé de canto.
A partir daqui sentiu-se que a vitória já dificilmente fugiria aos auri-negros, uma vez que os jogadores do Oliveira do Bairro acusaram o golo e passaram a conceder mais espaços à equipa de António Luís, que os viria a aproveitar para criar mais oportunidades de golo e para ampliar mesmo o marcador. Aos 29', é Hugo Seixas que falha o seu "hat-trick", tirando mal as medidas a um "chapéu" que procurou fazer, com o guardião oliveirense fora da baliza. O Oliveira do Bairro continuava, denodadamente, a remar contra a maré, procurando trocar a bola, fazer circulação da mesma, mas nunca criou perigo, uma vez que o seu futebol esbarrava na bem organizada estrutura defensiva aveirense. E, como já referido, apareciam espaços atrás que, até aí, raramente os homens de António Luís tinham conseguido. Aos 34', Francisco Griné, aberto na esquerda, perde flagrante oportunidade de golo. Nelson, imita-o, aos 39', quando ganha em velocidade e "pica" a bola à saída do guarda-redes, fazendo-a passar rente ao poste. Poderá dizer-se que, nesta fase, foi com naturalidade que surgiu novo golo para o Beira-Mar. Estava-se no minuto 40, quando Filipe Vieira surge, isolado por Seixas, na cara do guardião visitante, fazendo-lhe passar a bola por cima, à sua saída, conseguindo, com este vistoso "chapéu", o definitivo 1-4. No terceiro minuto de compensação dado pelo árbitro da AF Porto, Sr. Ivan Vigário, que realizou uma excelente arbitragem, Francisco Griné protagoniza, ainda, uma excelente jogada pela direita e, da linha de fundo, dá atrasado, para a marca de "penalty", onde surge a rematar André Aranha, que faz a bola passar rente ao poste esquerdo, gorando-se mais uma soberba oportunidade de golo, que seria castigo demasiadamente severo para a equipa do Oliveira do Bairro.
Agora... que venha a 2ª fase!

Sem comentários: